Argila e dor lombar

10/05/2008 - 17:13 Por:

Categoria(s): Doen√ßas e problemas de sa√ļde, Terapias Complementares

Cheguei em meu local de trabalho com uma dor incalculável na região lombar. Diante do fato de saber que eu faria vários atendimentos em massoterapia, resolvi pedir uma orientação para a massoterapeuta e especialista em argila Mathilde L. Azoubel.

Ela preparou rapidamente uma pasta espessa com argila e água, espalhou em um pedaço de tecido improvisado e aplicou em minhas costas, por baixo da roupa, de uma forma que me permitia caminhar, trabalhar, etc.

O al√≠vio foi imediato e continuei fazendo as aplica√ß√Ķes at√© que a dor, em quest√£o de sete dias, desapareceu… foi, sem d√ļvida, a experi√™ncia mais marcante que vivenciei ap√≥s a introdu√ß√£o da terapia com argila em minha vida!

Relato de Silvia Krishna

Caro leitor, nosso blog se preocupa com a sa√ļde e o bem estar de todas as pessoas. Desenvolvemos um trabalho na √°rea de terapias complementares, por√©m gostar√≠amos de salientar que qualquer tratamento aqui sugerido n√£o dispensa uma orienta√ß√£o m√©dica ou qualquer orienta√ß√£o na √°rea que voc√™ esteja precisando. Isto significa que os tratamentos com argila terap√™utica e outros devem complementar o tratamento j√° realizado, mantendo sempre o acompanhamento m√©dico.
Atenciosamente,
Equipe GeroVida.

OBS. 1: N√£o realizamos orienta√ß√Ķes de tratamentos √† dist√Ęncia. O ideal √© procurar um terapeuta pessoalmente para receber as informa√ß√Ķes para o seu caso e depois ser√° poss√≠vel dar seguimento ao tratamento em sua resid√™ncia.

OBS. 2: Damos cursos √† dist√Ęncia sobre terapias complementares e gerontologia. Os interessados dever√£o acessar o link: http://www.gerovida.com.br/gerontologia/cursos-distancia.html

Indique esse artigo Indique esse artigo

Veja Também:

41 Comments »

  1. Crissia dá seu palpite,

    maio 28, 2008 @ 10:17

    Silvia, qual tipo de argila ela colocou na sua lombar? Vermelha, branca, verde…?

  2. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    maio 28, 2008 @ 17:51

    Ol√° Crissia, boa tarde!

    Aqui é a Wanda, responsável pelo blog GeroVida.
    Como trabalho com a Mathilde e tenho contato com a Silvia, posso te responder dizendo que ela usou a argila verde (ou cinza, como algumas pessoas chamam), mas olha só, por experiência própria, caso você não tenha esta argila, use a que você tem, pois terá o mesmo efeito terapêutico.

    Abraço,
    Wanda.

  3. francyska almeida dá seu palpite,

    junho 20, 2008 @ 0:33

    aló amigos,
    sauda√ß√Ķes argilosa.

    Creio profundamente na argila e fa√ßo um trabalho de oficinas para que muitos usufriam desta d√°diva divina.Eu mesma j√° resolvi uma picada de escorpi√£o, uso interno (sentio meu baixo ventre numa paz enorme…

    Um abraço de luz:Francyska Almeida РFort/Ce.

  4. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    junho 20, 2008 @ 9:49

    Ol√° Francyska!

    Obrigada pelo seu coment√°rio!
    Realmente, o trabalho com a argila é poderoso!!!
    Se quiser escrever relatos de experiência vividas e nos enviar (gerovida@gerovida.com.br), eu posso postá-los aqui no blog, enriquecendo ainda mais as possibilidades de conhecimento das pessoas sobre este recurso de cura e fortalecimento.

    Grande abraço,
    Wanda.

  5. Flavia Veiga Lyra dá seu palpite,

    outubro 21, 2008 @ 15:38

    Cara amiga.
    Gostaria de saber se h√° registro de cura de neuropatia com argila. √Č que minha m√£e √© portadora deste mal (queimor intenso) que se instalou na parte posterior da perna esquerda e no p√© e em que pese fazer uso de medica√ß√£o h√° mais de 07 meses n√£o obteve resposta cl√≠nica at√© a presente data.
    Grata por antecipação.
    Fl√°via Lyra

  6. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    outubro 22, 2008 @ 17:10

    Boa tarde Fl√°via!

    Até o recebimento de seu comentário eu nunca tinha escutado falar em neuropatia.
    Pelo pouco que pesquisei, pude verificar que a neuropatia é uma consequência do diabetes. Este é caso de sua mãe?
    Para diabetes, existem v√°rios tratamentos com argila. No caso de sua m√£e, ela pode aplicar a compressa de argila no abdomen para equil√≠brio da temperatura corporal e utilizar uma “bota de argila” para amenizar o queimor intenso. Preparar a pasta de argila, colocar dentro de uma meia e vesti-la.

    Qualquer d√ļvida, estamos √† disposi√ß√£o!
    Um abraço,
    Wanda.

  7. Jacqueline dá seu palpite,

    maio 6, 2009 @ 22:40

    Minha mãe foi orientada para usar argila no joelho pois ela tem artrose.Queria saber se funciona.abrços!

  8. Jacqueline dá seu palpite,

    maio 6, 2009 @ 22:41

    Minha mãe foi orientada para usar argila no joelho pois ela tem artrose.Queria saber se funciona.abraços!

  9. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    maio 11, 2009 @ 10:12

    Bom dia Jacqueline!

    Pela minha experiência, os resultados com o tratamento de argila para problemas de artrose de modo geral são muito positivos.
    Eu acredito que funcione, desde que realizado com dedicação e continuidade.

    Um abraço,
    Wanda.

  10. jonia farias dá seu palpite,

    novembro 4, 2009 @ 9:57

    Pessoal,
    vejam se podem me ajudar! fiz cirurgia de coccix, retirei. ele estava totalmente curvado me fazendo ter dores ha 30 anos!. ocorre é que após tirá-lo, fiquei com dor cronica, dizem os médicos. estou com memória da dor , tomando anti-depressivo, neurontim e dipirona pra dor, direto!!!! como percebo que a dor é localizada (lombalgia), vou agora fazer hidroterapia e rpg. agora fiquei sabendo dos milagres que a argila vem fazendo. peço a gentileza de me informar como posso adquirir, se tenho que fazer alguma consulta, se voces indicariam alguem em fortaleza, onde moro.
    agradeço e aguardo
    jonia

  11. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    novembro 5, 2009 @ 14:34

    Boa tarde Jonia!

    Geralmente, a argila é comercializada em casas de produtos naturais.
    O ideal seria procurar algum especialista que trabalhe com a argila para que ele possa orientar o uso correto do tratamento com argila para o seu caso.
    Infelizmente, não conheço pessoas que realizam este trabalho aí em Fotaleza.
    Procure por centros holísticos, quem sabe em algum deles exista o tratamento com argila.
    A argila também é muiro usada nos centros estéticos, talvez algum profissional de estética possa te indicar algum profissional que atue na área terapêutica em sua cidade.

    Um abraço,
    Wanda.

  12. luciene dá seu palpite,

    novembro 18, 2009 @ 19:44

    tenho problema de pris√£o de ventre como posso utilizar a argila ? posso usar diretamente sobre o abdome? e posso usa-la diariamente? responda por favor. grata

  13. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    novembro 19, 2009 @ 16:23

    Boa noite Luciene!

    Causas da pris√£o de ventre:
    – Alimentos processados industrialmente, sem farelo e sem fibra;
    РFalta de exercícios físicos; e Falta de água no organismo;
    – Tens√£o nervosa;
    РÚlcera ou outra infecção no intestino.

    Forma de utilização da argila:
    – Compressa de argila no abd√īmen por 3 horas por 21 dias.

    Efeitos:
    – Refresca o intestino;
    – Descongestiona o intestino;
    – Ativa as fun√ß√Ķes e o trabalho intestinal;

    Caro leitor, nosso blog se preocupa com a sa√ļde e o bem estar de todas as pessoas. Desenvolvemos um trabalho na √°rea de terapias complementares, por√©m gostar√≠amos de salientar que qualquer tratamento aqui sugerido n√£o dispensa uma orienta√ß√£o m√©dica ou qualquer orienta√ß√£o na √°rea que voc√™ esteja precisando. Isto significa que os tratamentos com argila terap√™utica e outros devem complementar o tratamento j√° realizado, mantendo sempre o acompanhamento m√©dico.
    Atenciosamente,
    Equipe GeroVida.

  14. sonia aparecida machado de araujo dá seu palpite,

    janeiro 3, 2010 @ 9:35

    Boa tarde, gostei muito sobre o comentario sobre a argila. Gostaria de informação como preparar a argila para utilizar em dores lombares, tipo assim distensão do nervo siatico.

    Atenciosamente,
    sonia

  15. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    janeiro 5, 2010 @ 14:14

    Boa tarde S√īnia!

    Segue abaixo indicação de argila e erva para dores ciáticas.

    РTaiuia: usar o caule. Indicada para dores no nervo ciático, dores reumáticas, pedras nos rins e doenças de pele. Ferver uma porção da erva (correspondente a 1 colher de chá) para 1 xícara de chá de água durante 10 minutos; desligar o fogo e abafar o chá, deixando-o amornar. Após isto, usar o chá para o preparo da aplicação de argila, misturar este chá com o pó da argila até ficar em uma consistência de massa de bolo.
    Abraço,
    Wanda.

    Caro leitor, nosso blog se preocupa com a sa√ļde e o bem estar de todas as pessoas. Desenvolvemos um trabalho na √°rea de terapias complementares, por√©m gostar√≠amos de salientar que qualquer tratamento aqui sugerido n√£o dispensa uma orienta√ß√£o m√©dica ou qualquer orienta√ß√£o na √°rea que voc√™ esteja precisando. Isto significa que os tratamentos com argila terap√™utica e outros devem complementar o tratamento j√° realizado, mantendo sempre o acompanhamento m√©dico. Al√©m disto, sugerimos que aquelas pessoas que j√° est√£o em tratamento e que resolvam usar algum tratamento complementar, que comuniquem o profissional que acompanha seu caso.
    Atenciosamente,
    Equipe GeroVida.

  16. jose carlos dá seu palpite,

    janeiro 11, 2010 @ 15:54

    Moro em Sumaré-SP, minha esposa está fazendo tratamento para uma dor que é localizada na nadegas e vai descendo pelas pernas, tornozelo e vai até o pé e causa formigamento.
    De manhã quase não consegue andar, já fomos em vários médicos e ainda não teve nemnhuma melhora.
    Será que com o tratamento com argila poderei ter algum resultado satisfatório?

  17. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    janeiro 12, 2010 @ 11:31

    Boa tarde José Carlos!

    Primeiro sugiro que procurem o profissional Jaime Br√ľning, que trabalha com bioenerg√©tica, acredito que ele possa auxiliar no caso de sua esposa: jaimebruning@uol.com.br

    De modo geral, a argila atua muito bem nestes casos. Voc√™s podem come√ßar com aplica√ß√Ķes nas n√°degas e ir percebendo se vai tendo melhoras.

    Abraço,
    Wanda.

    Caro leitor, nosso blog se preocupa com a sa√ļde e o bem estar de todas as pessoas. Desenvolvemos um trabalho na √°rea de terapias complementares, por√©m gostar√≠amos de salientar que qualquer tratamento aqui sugerido n√£o dispensa uma orienta√ß√£o m√©dica ou qualquer orienta√ß√£o na √°rea que voc√™ esteja precisando. Isto significa que os tratamentos com argila terap√™utica e outros devem complementar o tratamento j√° realizado, mantendo sempre o acompanhamento m√©dico. Al√©m disto, sugerimos que aquelas pessoas que j√° est√£o em tratamento e que resolvam usar algum tratamento complementar, que comuniquem o profissional que acompanha seu caso.
    Atenciosamente,
    Equipe GeroVida.

  18. francyska almeida dá seu palpite,

    fevereiro 11, 2010 @ 22:29

    Como fazer o talco ou o pó de argila
    Usado nas áreas mais sensíveis do corpo, em massagens, máscaras faciais, combinada com a preparação de cosméticos, com plantas medicinais, em feridas, banhos de bebês, pés, axilas, etc.
    Como fazer:

    Material
    ‚ÄĘ Vasilha esterilizada de vidro (grosso) transparente Pote de vidro transparente de tampa de rosca esterilizado para armazenamento
    ‚ÄĘ Palitos ou palhetas (virgem) de sorvete, colher, mexedor de vidro ou de pl√°stico esterilizado.
    Para fazer o talco de argila é preciso muita higiene a partir dos braços, unhas, mãos ou ainda proteger a boca e nariz com uma máscara. A argila deve ser verde e de boa qualidade.
    Para fazer o talco é preciso peneirar a argila mais de uma vez utilizando um tecido de algodão tipo algodãozinho meio ralo ou morim bastante limpo, se possível passar o ferro antes. Faça somente quando estiver bem emocionalmente, fisicamente e espiritualmente, de preferência sem a presença de pessoas por perto.
    Como fazer: Coloque a argila no tecido fazendo uma trouxinha e vá batendo na lateral da vasilha. Não toque no talco até terminar. Se sentir a necessidade de abençoá-lo, reze antes e no final, interagindo com esse produto da natureza que é emocionalmente vivo. Para sua segurança, peneire duas ou três vezes. Não jogue fora a parte arenosa da argila que vai sobrar. Guarde também com higiene para ser usada em outro tipo de terapia.
    Quando for usar o talco de argila, não coloque a mão dentro do vidro, retire a quantidade que for utilizar com um palito virgem de picolé ou palheta de madeira somente a quantidade que for utilizar. Se tocou no talco de argila não devolva para o vidro.
    A argila em forma de talco age como desodorante, cicatrizante, em gengivites, como creme dental, em aftas, pré-dentição, após extração de dentes, colírio (nariz e olhos), assaduras, mau cheiro nos pés, micoses, após a depilação.
    Atua também em casos de psoríase e vitiligo, dermatites, pruridos, evita escaras se espalhado no lençol do paciente acamado. Armazene em um pote de vidro esterilizado e seco e tampe muito bem.
    Validade: vai depender do armazenamento e do cuidado na manipulação. Em geral dura quatro anos ou mais.
    Use o talco de argila também para fazer a água argilosa a ser utilizada em tratamentos via oral.
    Abraços de luz rosa verde:Francyska Almeida/Fort/Ce.

  19. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    fevereiro 12, 2010 @ 14:23

    Boa tarde Francyska!

    Obrigada pela sua contribuição.

    Abraço,
    Wanda.

  20. nilza do vale dá seu palpite,

    março 30, 2010 @ 23:51

    gostaria de saber se argila e colocada quente ou frio para lombalgia obrigada ….

  21. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    março 31, 2010 @ 12:14

    Boa tarde Nilza!

    Na regi√£o da lombar, as aplica√ß√Ķes de argila devem ser na temperatura morna.

    Abraço,
    Wanda.

  22. Mair chaves Luiz dá seu palpite,

    maio 18, 2010 @ 19:40

    Oi Wanda, boa noite. Gostaria de saber se argila é bom p/ Herpes Zoster.

  23. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    maio 19, 2010 @ 20:06

    Boa noite Mair!

    Como a herpes zoster acontece em pessoas com sistema imunológico frágil, o uso interno da argila é indicado para fortalecimento do sistema imunológico.
    Leia os artigos:
    http://gerovida.blog.br/2008/08/10/uso-interno-da-argila-terapeutica/
    http://gerovida.blog.br/2008/04/12/argila-terapeutica-uso-interno/

    Abraço,
    Wanda.

  24. Geraldo Lima dá seu palpite,

    agosto 4, 2010 @ 14:37

    Moro em Jo√£o Pessoa e gostaria da indica√ß√£o de um profissional da regi√£o uma orienta√ß√£o para aplica√ß√£o de argila nas regi√Ķes lombar, (ci√°tica), e cervical, uma vez que tentei fisioterapatia, acompultura, pilates e hidrogin√°stica. Outrossim, esclare√ßo que tenho 81anos e organismo est√° desgastado.

  25. Geraldo Lima dá seu palpite,

    agosto 6, 2010 @ 19:14

    Dr¬™. Wanda volto √† consulta-la s√ībre: sou di√°betico e sinto o desconforto nos olhos, no entanto at√© agora tenho boa vis√£o. Tenho consultado meu oculista e o mesmo alega que olho seco e como paleativo receita um col√≠rio lubirificante. Gostaria de saber se posso aplicar a argila como compressa nos olhos. Digo por estou escovando os dentes com argila pastosa e estou me dando bem. Sem mais, aguardo o seu pronunciamento. Geraldo Lima

  26. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    agosto 10, 2010 @ 18:37

    Boa tarde sr. Geraldo!

    A compressa de argila nos olhos ajuda a relaxar a vis√£o, a acalmar a mente e acredito que possa diminuir o desconforto que sente nos olhos.

    Abraço,
    Wanda.

  27. cesar dá seu palpite,

    setembro 28, 2010 @ 19:13

    SONIA APARECIDA MACHADO DE ARAUJO, se for de sert√£ozinho, m√£o do kae, favor entrar em contato! obrigado cesar

  28. cleny dá seu palpite,

    março 1, 2011 @ 20:49

    gostaria de saber se a argila é mesmo boa para coceira de herpes zoster

  29. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    março 2, 2011 @ 14:27

    Boa tarde Cleny!

    Acreditamos que sim.
    Dê uma lida no artigo http://gerovida.blog.br/2011/02/08/herpes-simples-zoster-e-circinado/

    Abraço,
    Wanda.

  30. Angela dá seu palpite,

    junho 5, 2012 @ 8:09

    Gostei muito da materia e gostaria de receber e-mais sempre com informaçoes suas

  31. Iris Marianisia costa dá seu palpite,

    janeiro 8, 2013 @ 17:24

    Favor informar o uso da argila em hernia de disco inflamada. Que tipo de argila devo usar e se posso umedecer a argila com agua mineral ou outro liquido como algum cha de folhas. Obrigada. Iris

  32. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    setembro 17, 2014 @ 14:59

    Boa tarde Angela!

    Obrigada.
    Seu email foi cadastrado em nossa lista de contatos.

    Abraço,
    Equipe GeroVida.

  33. Petr√īnio Estev√£o dá seu palpite,

    dezembro 1, 2015 @ 20:55

    Oi, Wanda e Fl√°via.
    Vi um vídeo,. no youtube, um senhor, de idioma espanhol, dizendo que argila cura, e pondo nos seus pés, assim mesmo, como a Wanda disse, usando uma meia, depois de pincelar os pés, e, colocando, primeiro, uma sacolinha plástica, pois deixará até o outro dia.
    Minha m√£e e eu estamos com neuropatia, mas n√£o temos diabetes.Foi causada por estresse, disse o neurologista.
    O senhor do vídeo usa argila da cor de mostarda, seria a marela?E, Senhora Wanda, onde posso encontrar, poi sou de Goiás, as pessoas aqui, mesmo nas farmácias homeopáticas, não conhecem bem o uso da argila.
    Obrigado.

    Petr√īnio Estev√£o.

  34. Alessandra sim√£o dá seu palpite,

    janeiro 26, 2016 @ 7:14

    Wanda, bom dia!
    Gostaria de saber, que cor de argila usa par ao uso de dor lombar, cervical, ombro, celulite e que cor usa para via oral? E como se usa
    As minhas d√ļvidas s√£o nas cores, porqu√™ cada uma atua em uma fun√ß√£o.
    Obrigado.

    Alessandra.

  35. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    março 15, 2016 @ 12:33

    Ol√° Iris!
    Enviamos as informa√ß√Ķes para o seu e-mail.
    Convidamos você para assistir ao vídeo que explica sobre o curso de argila terapêutica https://www.youtube.com/watch?v=unAZ5iG0D-E
    Confira o nosso curso √† dist√Ęncia em http://gerovida.com.br/
    Estamos à disposição,
    Equipe GeroVida.

  36. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    julho 4, 2016 @ 12:50

    Ol√° Petr√īnio!
    Agradecemos pelo contato e por acompanhar a GeroVida nas redes sociais.
    Informamos que n√£o fazemos atendimentos pelo blog.
    O ideal seria procurar um profissional para receber as orienta√ß√Ķes pessoalmente.
    Caso tenha interesse podemos agendar uma sess√£o pelo skype.
    Sugerimos tamb√©m o nosso curso √† dist√Ęncia de argila terap√™utica. Enquanto estiver no curso conseguimos te orientar e tirar suas d√ļvidas. http://www.gerovida.com.br/gerontologia/curso-argila-terapeutica-1.html
    Sobre onde comprar a argila, Indicamos a seguinte empresa: Terra Viva Argila: https://www.facebook.com/paginaterraviva
    Nesse link do facebook você encontrará os telefones de contato da Terra Viva (falar com Mariana ou Beatriz).
    Estamos à disposição,
    Equipe GeroVida.

  37. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    julho 6, 2016 @ 12:53

    Ol√° Alessandra!
    Informamos que n√£o fazemos atendimentos pelo blog.
    O ideal seria procurar um profissional para receber as orienta√ß√Ķes pessoalmente.
    Caso tenha interesse podemos agendar uma sessão pelo skype ou presencial no Espaço GeroVida.
    Sugerimos tamb√©m o nosso curso √† dist√Ęncia de argila terap√™utica. Enquanto estiver no curso conseguimos te orientar e tirar suas d√ļvidas. http://www.gerovida.com.br/gerontologia/curso-argila-terapeutica-1.html
    Estamos à disposição,
    Equipe GeroVida.

  38. Cristiana Nobre dá seu palpite,

    julho 26, 2016 @ 0:40

    Olá! Boa noite! Tenho lido vários posts e gostaria de receber apostilas e fazer um curso sobre aplicação de argila. Como faço?

    Um abraço!

    Cris.

  39. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    julho 26, 2016 @ 9:01

    Ol√° Cristiana!
    Agradecemos pelo contato.
    Informamos que enviamos os detalhes por e-mail.
    Para mais informa√ß√Ķes sobre o Curso b√°sico de Argila Terap√™utica, acesse https://www.youtube.com/watch?v=unAZ5iG0D-E
    Confira também o nosso vídeo de apresentação http://gerovida.com.br/gerontologia/produto/cursos/curso-argila-terapeutica.htm
    Estamos à disposição,
    Equipe GeroVida.

  40. Marisa Barreto da Silva dá seu palpite,

    novembro 29, 2016 @ 20:42

    Boa Noite Vanda!
    Gostaria de saber como posso usar a argila para dores na lombar.

  41. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    novembro 30, 2016 @ 8:13

    Ol√° Marisa!
    Agradecemos pelo seu contato.
    Informamos que n√£o fazemos atendimentos pelo blog.
    O ideal seria procurar um profissional para receber as orienta√ß√Ķes pessoalmente.
    Caso tenha interesse podemos agendar uma sessão pelo skype ou presencial no Espaço GeroVida.
    Sugerimos tamb√©m o nosso curso √† dist√Ęncia de argila terap√™utica. Enquanto estiver no curso conseguimos te orientar e tirar suas d√ļvidas. http://www.gerovida.com.br/gerontologia/curso-argila-terapeutica-1.html
    Estamos à disposição,
    Equipe GeroVida.

RSS Feed for comments on this post · TrackBack URI

Por favor, Deixe um comentário aqui !