Responsabilidade, Educação e Participação do idoso no trânsito 3

13/05/2008 - 12:03 Por:

Categoria(s): Educação, Gerontologia

Por Elisandra Villela Gasparetto Sé

É importante lembrar que os idosos não participam no trânsito apenas como motoristas, mas também como pedestres, ciclistas, motociclistas e passageiros. A educação no trânsito deve ser vista em todas as modalidades de deslocamentos. Os principais motivos de deslocamentos dos idosos sejam como motoristas ou usuários de transporte público são para: compras, fazer visitas, se hospedar na casa de um parente, ir ao médico, viagens de recreação, esportes e passeios. É triste ainda constatar que faz parte da realidade de muitos idosos o desrespeito às leis, aos direitos dos idosos, o abuso e os maus tratos também no trânsito.

A educação no trânsito deve partir da iniciativa de todos os usuários e motoristas em toda a faixa etária. È de suma importância uma mudança de paradigma e de tomada de atitude por parte da sociedade para que respeite esse segmento populacional. Muitos idosos ainda sofrem com o preconceito, a imagem cultural negativa que a sociedade tem da velhice, o descaso dentro do ônibus, em metrôs, ruas e avenidas sem faixas e placas, calçadas cheias de buracos, ciclovias, vagas em estacionamentos reservados aos idosos, mas que não são respeitados, etc… Infelizmente nossa sociedade ainda é despreparada para respeitar a diversidade, a individualidade, as características e necessidades da pessoa idosa, para ver o envelhecimento numa perspectiva de desenvolvimento, que o envelhecimento faz parte de toda uma vida e que todos iremos envelhecer.

São numerosos os obstáculos que a pessoa idosa enfrenta para viver e transitar nas cidades brasileiras e estão sujeitos a acidentes de trânsito. Um estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (2000) sobre a mortalidade por causas externas em idosos no Brasil, nas capitais de regiões metropolitanas, 29,6% das ocorrências são em acidentes de trânsito/transportes e 16,6% das ocorrências são de quedas em calçadas e travessias de ruas e vias. O erro humano é a causa mais frequente de acidentes de tráfego. Torna-se necessário a implantação da acessibilidade para os idosos no trânsito preparando as cidades para o perfil da população que envelhece. Em todo o mundo, o contingente de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos tem crescido rapidamente e estima-se que esse cenário irá aumentar.

Texto data: 10/03/2008

Indique esse artigo Indique esse artigo

Veja Também:

9 Comentários »

  1. Shirlei Castilho dá seu palpite,

    abril 25, 2010 @ 18:23

    1) Considerando os aspectos físicos e emocionais do idoso, quais os cuidados devem ter ao desenvolver um projeto de educação para o trânsito para esta faixa etária?
    2) Quais são os direitos garantidos por lei ao idoso que objetivam facilitar o seu ir e vir?

  2. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    abril 26, 2010 @ 8:32

    Bom dia Shirlei!

    Escrevi no seu email com cópia para a Elisandra, autora deste artigo, para que ela possa responder aos seus questionamentos.

    Abraço,
    Wanda.

  3. Ana Cleide Barroso Barreto dá seu palpite,

    maio 6, 2010 @ 11:45

    Sou educadora de trânsito de Fortaleza e estou desenvolvendo um trabalho de educação para o trânsito para idosos, gostei do artigo acima que li. Estou prepando palestras e atividades educativas que possam ser desenvolvidas com a referida faixa etária. Que material você teria que pudesse me auxiliar na minha palestra? Fico no aguardo.
    Desde já muito obrigada.
    Ana Cleide BB

  4. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    maio 7, 2010 @ 12:23

    Bom dia Ana Cleide!

    Agradeço pelo comentário.
    Escrevi para o seu email com cópia para a Elisandra, autora deste artigo, para que ela possa auxiliar a senhora.

    Atenciosamente,
    Wanda.

  5. francisco caninde alvesc dá seu palpite,

    outubro 9, 2010 @ 18:23

    gostria saber idoso te m direito estacionamento privativo nas ruas igual ao deficiente

  6. francisco caninde alvesc dá seu palpite,

    outubro 9, 2010 @ 18:27

    porque aki so existe estacionamento para deficiente

  7. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    outubro 11, 2010 @ 15:48

    Boa tarde Francisco!

    Sugiro que veja o site: http://www.senado.gov.br/senado/conleg/idoso/Assunto/Transito.html
    Você encontrará informações sobre a legislação de trânsito no que concerne à vagas de estacionamento para idosos em alguns estados e municípios.

    Abraço,
    Wanda.

  8. daisy maria pinheiro reis dá seu palpite,

    outubro 28, 2010 @ 6:42

    Sou educadora na área de trânsito em Varginha- MG, e estou começando a trabalhar com a terceira idade. Gostaria de receber mais orientações para palestras e atividades que poderão me ajudar a enriquecer o material que já possuo.

  9. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    outubro 29, 2010 @ 18:49

    Boa noite Daisy!

    Deixa eu entender melhor a sua necessidade:
    РVoc̻ precisa que eu te envie propostas de palestras sobre a terceira idade?
    РOu precisa de assessoria para montar palestras e atividades para voc̻ ministrar?

    Aguardo,
    Wanda.

RSS Feed for comments on this post · TrackBack URI

Por favor, Deixe um comentário aqui !