Argila e dor de cabeça

17/05/2008 - 19:18 Por:

Categoria(s): Doenças e problemas de saúde, Terapias Complementares

No dia 03 de setembro de 2007, passei o dia com muita dor de cabeça. No início da noite, ela estava pulsando e me deixando bem enjoada. Como estava muito na cabeça, pensei que se fizesse um trabalho com os pés, poderia puxar a energia para a outra extremidade. Assim, resolvi pisar na bolinha de tênis. Isso me deixou um pouco mais enjoada; como estava quase sem agüentar mais, resolvi fazer uma aplicação de argila na testa, na forma de sanduíche (quando umedecemos um pano e passamos a pasta de argila entre as duas partes, a argila fica no meio do pano e não em contato direto com nosso corpo). Fiz este preparo o mais rápido possível, pois não via a hora de deitar na cama e dormir. Deitada, depois de uns cinco minutos, nada de a dor de cabeça passar e nem eu conseguir pegar no sono. Meu marido chegou e eu pedi que ele fizesse uma outra compressa de argila, com uma gotinha de essência de menta, agora para aplicar diretamente na testa. Fiz esta aplicação e depois de uns três minutos consegui dormir. Acordei depois de uma hora e meia, sem resquício de dor de cabeça, sem enjôo, com fome e totalmente disposta. Parecia um milagre, foi impressionante! Argila, mãe-terra muito obrigada por mais esta cura!

Jaime Brüning, em seu livro “Existem doenças incuráveis?”, para dores de cabeça, indica aplicar argila na testa e nuca enquanto os pés estão em uma bacia com água quente, além de outros tratamentos e, principalmente, descobrir a causa da dor de cabeça e tentar curá-la.

Relato de Wanda Patrocinio

Caro leitor, nosso blog se preocupa com a saúde e o bem estar de todas as pessoas. Desenvolvemos um trabalho na área de terapias complementares, porém gostaríamos de salientar que qualquer tratamento aqui sugerido não dispensa uma orientação médica ou qualquer orientação na área que você esteja precisando. Isto significa que os tratamentos com argila terapêutica e outros devem complementar o tratamento já realizado, mantendo sempre o acompanhamento médico.
Atenciosamente,
Equipe GeroVida.

OBS. 1: Não realizamos orientações de tratamentos à distância. O ideal é procurar um terapeuta pessoalmente para receber as informações para o seu caso e depois será possível dar seguimento ao tratamento em sua residência.

OBS. 2: Damos cursos à distância sobre terapias complementares e gerontologia. Os interessados deverão acessar o link: http://www.gerovida.com.br/gerontologia/cursos-distancia.html

Indique esse artigo Indique esse artigo

Veja Também:

14 Comments »

  1. vilma aparecida guimaraes nunes dá seu palpite,

    novembro 3, 2008 @ 21:50

    por favor1
    assisti a um programa na rede record no qual falou sobre o tratamento com o suco da argila para curar enxaqueca e dor de cabeça, eu gostaria que voces me enviassem a receita do suco se possível.
    no aguardo de uma resposta favorável, desde já agradeço.
    obrigada
    Vilma

  2. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    novembro 4, 2008 @ 12:31

    Boa tarde Vilma!

    Na verdade, o nome certo não é suco de argila e sim Água Argilosa.
    Tomar somente a água não é um tratamento efetivo para estas dores, este procedimento deverá ser um complemento para as compressas de argila na testa.
    Para fazer a compressa: misturar a argila terapêutica em pó com água mineral até ficar na consistência de massa de bolo, juntar uma gota de essência de menta, misturar e espalhar de forma homogênea em um pedaço de pano de algodão, aplicar a parte da argila em contato com a testa e ficar, no mínimo, 40 minutos a uma hora. Você pode utilizar para dormir ou daquele jeito que mostrou na televisão. Usar recipiente de vidro ou louça e colher de pau.
    Água argilosa: uma colher de café do pó da argila para três dedos de água mineral, deixar descansando da noite para o dia e tomar logo pela manhã, em jejum. Em casos urgentes, você pode fazer a mistura na hora e já tomar. Evitar tomar este preparado junto com café, leite e produtos químicos.

    Qualquer dúvida, estamos à disposição!
    Um abraço,
    Wanda.

  3. Andreia paula dá seu palpite,

    fevereiro 12, 2010 @ 21:17

    Minha mãe sente muitas dores de cabaça. E o medico falou que era DOR DE CABEÇA CRÔNICA, queria saber se tem um tipo específico para esse tipo de dor. E onde eu posso conseguir essa argila. Porque eu já vi dessas argila de diversas cores para diversos tratamento.

    Obrigada pela ajuda!
    Andreia

  4. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    fevereiro 13, 2010 @ 6:46

    Bom dia Andreia!

    De modo geral, todas as argilas podem ser utilizadas para casos de dores de cabeça.
    Em sua composição que determina sua coloração, podemos achar um maior teor de:
    – Ferro-ferroso, determinando uma cor cinza, creme ou esverdeada.
    РFerro-f̩rrico, determinando uma cor avermelhada ou laranja.
    – Alumínio ou Magnésio, uma cor branca ou amarelada.
    A mais completa para o tratamento terapêutico é a conhecida como argila verde ou cinza, mas caso você não encontre esta, qualquer outra que você encontrar poderá ser utilizada.

    Abraço,
    Wanda.

  5. Andreia paula dá seu palpite,

    fevereiro 14, 2010 @ 22:54

    OI Boa noite !

    Queria tirar mais uma duvida andei lendo umas coisas em livros,revistas e na net que a argila é um cristal de rocha muito antigo. Por ser formado na sua composição de rocha, mesmo sendo muito pequeno , no tratamento fazendo a ingestão essa argila pode causar algo como úlceras, ou problemas no apêndice, ou qualquer outra coisa ?

    obrigado pela ajuda!
    abraço!
    Andreia

  6. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    fevereiro 17, 2010 @ 7:44

    Bom dia Andreia!

    Envio abaixo as contra indicações e cuidados para o uso interno da argila.

    Abraço,
    Wanda.

    CONTRA-INDICAÇÕES E CUIDADOS
    Evita-se tomar argila nos casos de:
    1) Prisão de ventre crônica;
    2) Náuseas prolongadas;
    3) Uma alimentação com excesso de gordura animal;
    4) Hérnia.
    Nas três primeiras condições citadas acima, contra-indica-se o tratamento de maior duração do uso interno da argila, pois a mesma pode ocasionar fortes reações de desintoxicação, fragilizando quem a ingere. No caso de hérnia, a argila pode se depositar nessa estrutura, agravando sua condição.
    Nunca se deve ingerir argila quando:
    1) Se está fazendo uso de medicamentos alopáticos ou homeopáticos, pois a argila absorveria os princípios ativos dos mesmos, anulando assim o efeito desses tratamentos.
    2) Se misturada com café, leite, vitamina ou água quente.
    No caso de café, leite e vitamina, essas misturas podem provocar reações de desarranjo intestinal. Em relação à água quente, esta pode diminuir o movimento das cargas elétricas e matar os microorganismos presentes na argila, interferindo nas suas propriedades.
    Em tratamentos com florais e com fitoterapia, o uso interno da argila não irá interferir em seus efeitos.

  7. Cinthya dá seu palpite,

    março 23, 2010 @ 8:38

    Oi, li muito sobre argila, li o livro ” existem doenças incuráveis” , inclusive ele é meu livro de toda hora… pesquiso nele sempre. Minha pergunta é :
    Vou iniciar tratamentos em doentes principalmente idosos , que sentem dores no corpo devido a nervos, musculos e ossos … enfraquecidos.
    Qual a melhor argila pra tratamentos de cura ?
    Devo fazer cataplasmas com agua morna ou pode ser fria ?
    Fribromialgia … também posso fazer cataplasma nesses casos ?
    Se o problema for tumor… posso colocar a argila diretamente no corpo ou devo colocar num pano e por emcima do lugar afetado ?
    Mande as respostas no meu email please !
    Bikokas
    C*

  8. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    março 24, 2010 @ 8:48

    Bom dia Cinthya!

    Vou responder à frente de suas perguntas.

    Cinthya escreveu:
    > Qual a melhor argila pra tratamentos de cura ? Todas as argilas apresentam resultados terapêuticos, porém a mais indicada é a verde ou cinza.
    > Devo fazer cataplasmas com agua morna ou pode ser fria ? Na grande maioria dos locais, o cataplasma é preparado com água fria, mas regiões como lombar, em cima da coluna vertebral e rins, a argila deve ser preparada com água morna.
    > Fribromialgia … também posso fazer cataplasma nesses casos ? Para fibromialgia, a terapeuta Beatriz Vergara indica o seguinte tratamento: um composto de arnica + unha de gato + sucupira + mulungu ….. tudo em tintura, anexado à lama, colocada no local da dor…. não há quem resista… e melhora muito….. se puder tomar o composto dinamizado fica melhor o tratamento….. Essa patologia aponta para uma mudança radical, a alma não aguenta o corpo, daí doi tudo….
    > Se o problema for tumor… posso colocar a argila diretamente no corpo ou devo colocar num pano e por emcima do lugar afetado ? Quando fazemos compressa ou cataplasma, geralmente preparamos a pasta, aplicamos em um pano de algodão e colocamos no local afetado, com a argila em contato com a pele.

    No mais, sugiro que participe do curso de argila que ministrarei em maio. Segue informações abaixo.
    Sds,
    Wanda.

    NÚCLEO VIDAS – ESPAÇO TERAPÊUTICO

    Inscrições e demais informações, entre em contato por e-mail nucleovidas@nucleovidas.com.br
    ou ligue (19) 3869-1311

    Turmas serão confirmadas mediante inscrições!
    Inscreva-se o quanto antes!

    CURSO DE ARGILA TERAPÊUTICA
    Módulo básico: história, princípios, propriedades e formas de utilização da argila.
    Módulo 1: Argila para dores musculares e articulares, ferimentos e queimaduras.
    Módulo 2: Argila para resfriado, sinusite, rinite, infecção de garganta e dores de cabeça.
    Módulo 3: Argila para estresse, distúrbios nervosos, digestivos e disfunções genitais.
    Professora: Wanda Patrocinio
    Dias 15 e 16/05/2010 (sábado e domingo)
    Carga horária: 18 horas/aulas
    Material incluso: Curso Teórico-Prático, apostilado e com certificado.
    Duração: 4 horas e 30 minutos cada módulo. Os quatro módulos serão divididos em um final de semana, sendo:
    – sábado das 8:00h às 12:30h e das 14:00 às 18:30h;
    – domingo das 8:30h às 13:00h e das 14:00h às 18:30h
    Investimento: R$ 116,00 (à vista) por módulo ou R$ 422,00 (em duas vezes sem juros)
    Forma de parcelamento: em cheque pré-datado ou em boleto acrescido da taxa de emissão bancária de R$ 3,50 por boleto.

  9. josefa g de jesus dá seu palpite,

    maio 19, 2010 @ 22:31

    gostei dos esclarecimentos sobre a argila wanda.
    Muito bom!

  10. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    maio 20, 2010 @ 17:12

    Boa tarde Josefa!

    Obrigada,
    Wanda.

  11. Vanessa Pereira dá seu palpite,

    fevereiro 2, 2013 @ 12:36

    Podemos confiar nessas argilas vendidas em lojas de cosméticos?

  12. silvia maria pereira dá seu palpite,

    abril 26, 2015 @ 12:56

    wanda gostaria de saber se o curso tem aqui em londrina gostaria de fazer pois me interesso muito pois faco tratamento de ervas e gostaria de aprender a mexer com a argila

  13. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    março 22, 2016 @ 12:24

    Olá Vanessa!
    Atente-se para os rótulos e certificações.
    Estamos à disposição,
    Equipe GeroVida.

  14. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    junho 21, 2016 @ 10:35

    Olá Silvia!
    Sugerimos o nosso curso à distância de argila terapêutica. Enquanto estiver no curso conseguimos te orientar e tirar suas dúvidas. http://www.gerovida.com.br/gerontologia/curso-argila-terapeutica-1.html
    Estamos à disposição,
    Equipe GeroVida.

RSS Feed for comments on this post · TrackBack URI

Por favor, Deixe um comentário aqui !