Origem e composição química da Argila

21/06/2008 - 8:10 Por:

Categoria(s): Educação, Terapias Complementares

A argila √© uma rocha sedimentar que se origina da lenta eros√£o dos granitos, ou seja, do envelhecimento dos cristais. A partir de uma grande pedra, que atrav√©s dos ciclos, as condi√ß√Ķes geol√≥gicas e atmosf√©ricas v√£o transformando, nasce uma mat√©ria mais sutil, a pr√≥pria argila.

Ela é composta basicamente por silicato de alumínio hidratado e óxidos e hidróxidos de ferro e alumínio, além de vários outros minerais característicos da região, na qual é encontrada, como por exemplo: feldspato, silicatos, carbonatos, fosfatos e outros elementos como o silício, alumínio, ferro, magnésio e cálcio.

Esse medicamento contém em si cargas elétricas que assegura sua estabilidade e tornam possível a existência de uma diversidade na sua composição química, nas suas cores e na sua estrutura física. Em sua composição, que determina sua coloração, podemos achar um maior teor de:

- Ferro-ferroso, determinando uma cor cinza, creme ou esverdeada.

- Ferro-férrico, determinando uma cor avermelhada ou laranja.

- Alumínio ou Magnésio, uma cor branca ou amarelada.

No litoral, as argilas s√£o bastante ricas em iodo e pode-se encontrar, com certa freq√ľ√™ncia numa mesma regi√£o, v√°rios tipos com cores diferentes, como: laranja, r√≥sea, marrom, preta, verde, azulada. A superf√≠cie do planeta √© formada basicamente de h√ļmus, areia, barro e argila. √Č importante saber diferenciar esses elementos e a diferen√ßa est√° no formato e tamanho dos gr√£os.

- A areia apresenta um gr√£o de cristal insol√ļvel, que √© percebido pelo tato.

- O barro comp√Ķe-se de uma mistura de areia e argila.

- A argila cont√©m um gr√£o microsc√≥pico que mede cerca de 2 m√≠crons (mil√©simo de mil√≠metro), s√≥ sendo poss√≠vel sua revela√ß√£o atrav√©s do raio-X. Essas part√≠culas min√ļsculas, dispostas em camadas por lenta deposi√ß√£o, √© que contribuem para o seu grande poder de absor√ß√£o.

Texto extraído da apostila de Argila Terapêutica, elaborada por Mathilde L. Azoubel.

Caro leitor, nosso blog se preocupa com a sa√ļde e o bem estar de todas as pessoas. Desenvolvemos um trabalho na √°rea de terapias complementares, por√©m gostar√≠amos de salientar que qualquer tratamento aqui sugerido n√£o dispensa uma orienta√ß√£o m√©dica ou qualquer orienta√ß√£o na √°rea que voc√™ esteja precisando. Isto significa que os tratamentos com argila terap√™utica e outros devem complementar o tratamento j√° realizado, mantendo sempre o acompanhamento m√©dico.
Atenciosamente,
Equipe GeroVida.

OBS. 1: N√£o realizamos orienta√ß√Ķes de tratamentos √† dist√Ęncia. O ideal √© procurar um terapeuta pessoalmente para receber as informa√ß√Ķes para o seu caso e depois ser√° poss√≠vel dar seguimento ao tratamento em sua resid√™ncia.
OBS. 2: Damos cursos √† dist√Ęncia sobre terapias complementares e gerontologia. Os interessados dever√£o acessar o link: http://www.gerovida.com.br/gerontologia/cursos-distancia.html

Indique esse artigo Indique esse artigo

Veja Também:

6 Coment√°rios »

  1. MICAELELE DOS SANTOS dá seu palpite,

    agosto 24, 2011 @ 17:47

    muuuuuito bom!!!

  2. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    agosto 25, 2011 @ 18:13

    Obrigada Micaele!

  3. janette dá seu palpite,

    março 8, 2012 @ 14:52

    minha amiga falou que erra feita de coco mas eu li aquilo nao to mais com nojo obrigada internet janette mccudie 15 anos rj rio de janeiro

  4. Sandra Dias dá seu palpite,

    abril 25, 2012 @ 20:36

    Boa noite
    Gostaria de colocar mais uma quest√£o
    Estou a fazer um tratamento numa idosa que tem um bócio multinodular, costumo fazer uma pasta e colocopor cima do bocio( com argila verde). será o correto?
    A argila contém iodo? será que isso é prejudicial?

    Desde já muito garta pela vossa atenção!
    Sandra Dias

  5. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    agosto 16, 2012 @ 15:19

    Bom dia Janette!

    Ficamos felizes que nosso artigo tenha lhe esclarecido mais sobre a argila.

    Abraço,
    Wanda.

  6. Mirtes dá seu palpite,

    setembro 26, 2013 @ 10:27

    gostaria de saber a origem das argilas coloridas tais como a vermelha, amarela, verde, branca, preta e azul…???
    desde já gradeço

RSS Feed for comments on this post · TrackBack URI

Por favor, Deixe um comentário aqui !