Uso interno da argila terapêutica

10/08/2008 - 14:49 Por:

Categoria(s): Doen√ßas e problemas de sa√ļde, Terapias Complementares

Para uso interno da argila, prepara-se uma √°gua argilosa, da seguinte maneira:

Coloca-se 1 colher de café de argila em 3 dedos de água. Mexe-se bem, tampa-se o copo com um pano ou guardanapo. No dia seguinte, pela manhã, bebe-se, em jejum, só a água e dispensa-se a argila que se depositou no fundo do copo.

Caso alguma pessoa não suporte a água argilosa, a ingestão da argila pode ser feita através de cápsulas ou drágeas de argila.

O uso interno da argila tem √≥timos resultados nas patologias digestivas; na desintoxica√ß√£o do organismo, em casos de anemia, verminoses e pris√Ķes de ventre (exceto as cr√īnicas).

Há um ritmo básico para se ingerir argila. Deve-se tomá-la por 21 dias e segue-se uma pausa de 7 dias, até completar 3 meses. Pode-se seguir o mesmo ritmo, para as crianças, porém utiliza-se a metade da dose.

CONTRA-INDICA√á√ēES E CUIDADOS

Evita-se tomar argila nos casos de:

1) Pris√£o de ventre cr√īnica;

2) N√°useas prolongadas;

3) Uma alimentação com excesso de gordura animal;

4) Hérnia.

Nas tr√™s primeiras condi√ß√Ķes citadas acima, contra-indica-se o tratamento de maior dura√ß√£o do uso interno da argila, pois a mesma pode ocasionar fortes rea√ß√Ķes de desintoxica√ß√£o, fragilizando quem a ingere. No caso de h√©rnia, a argila pode se depositar nessa estrutura, agravando sua condi√ß√£o.

Nunca se deve ingerir argila quando:

1) Se está fazendo uso de medicamentos alopáticos ou homeopáticos, pois a argila absorveria os princípios ativos dos mesmos, anulando assim o efeito desses tratamentos.

2) Se misturada com café, leite, vitamina ou água quente.

No caso de caf√©, leite e vitamina, essas misturas podem provocar rea√ß√Ķes de desarranjo intestinal. Em rela√ß√£o √† √°gua quente, esta pode diminuir o movimento das cargas el√©tricas e matar os microorganismos presentes na argila, interferindo nas suas propriedades.

Em tratamentos com florais e com fitoterapia, o uso interno da argila n√£o ir√° interferir em seus efeitos.

A argila combina bem com óleos essenciais e chás, principalmente no seu uso externo. Essas outras fontes, quando bem combinadas, potencializam sua ação terapêutica.

Texto extraído da apostila de Argila Terapêutica, elaborada por Mathilde L. Azoubel.

Caro leitor, nosso blog se preocupa com a sa√ļde e o bem estar de todas as pessoas. Desenvolvemos um trabalho na √°rea de terapias complementares, por√©m gostar√≠amos de salientar que qualquer tratamento aqui sugerido n√£o dispensa uma orienta√ß√£o m√©dica ou qualquer orienta√ß√£o na √°rea que voc√™ esteja precisando. Isto significa que os tratamentos com argila terap√™utica e outros devem complementar o tratamento j√° realizado, mantendo sempre o acompanhamento m√©dico. Al√©m disto, sugerimos que aquelas pessoas que j√° est√£o em tratamento e que resolvam usar algum tratamento complementar, que comuniquem o profissional que acompanha seu caso.
Atenciosamente,
Equipe GeroVida.

OBS. 1: N√£o realizamos orienta√ß√Ķes de tratamentos √† dist√Ęncia. O ideal √© procurar um terapeuta pessoalmente para receber as informa√ß√Ķes para o seu caso e depois ser√° poss√≠vel dar seguimento ao tratamento em sua resid√™ncia.
OBS. 2: Damos cursos √† dist√Ęncia sobre terapias complementares e gerontologia. Os interessados dever√£o acessar o link: http://www.gerovida.com.br/gerontologia/cursos-distancia.html

Indique esse artigo Indique esse artigo

Tags:

Veja Também:

108 Coment√°rios »

  1. Sol dá seu palpite,

    setembro 26, 2008 @ 19:12

    Quem marca e tipo de argila usar internamente?

  2. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    setembro 27, 2008 @ 15:10

    Boa tarde Sol!

    Indicamos a argila cinza / verde da Marca Terra Viva, pois conhecemos os procedimentos que esta empresa adota para coleta da argila.
    No entanto, o importante é que você tenha garantia que a argila a ser utilizada é de boa procedência e isto você consegue conversando com os vendedores e estudando a marca.
    Aqui em Campinas, temos a Pastoral da Juventude, que vende a argila marrom, mais fina e mais suave para ser ingerida.

    Um abraço,
    Wanda.

  3. KELY GARCIA dá seu palpite,

    setembro 30, 2008 @ 20:03

    Boa noite! gostaria de saber como posso adiquirir argila em capsula pois nao consigo beber a agua????????

  4. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    outubro 1, 2008 @ 9:16

    Bom dia Kely!

    Em geral, nos estabelecimentos que comercializam a argila, também se comercializa ela em cápsulas. Ou em farmácias de manipulação de sua confiança.
    Caso voc√™ n√£o encontre nestes estabelecimentos, eles ter√£o condi√ß√Ķes de te orientar quais outros locais em que voc√™ poder√° encontrar este produto.

    Um abraço,
    Wanda.

  5. Edna dá seu palpite,

    fevereiro 3, 2009 @ 12:13

    Boa tarde,
    Gostaria de saber se o uso interno da argila, serve também para tratamentos de artrite, artrose e outras doenças nos ossos. Uma vez que a argila é rica em minerais, e se a argila branca também é indicada para ser ingerida ou somente a cinza e a verde.
    Desde já fico-lhes grata pela atenção

    Edna Carvalho

  6. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    fevereiro 4, 2009 @ 8:52

    Bom dia Edna!

    O uso interno da argila, para estes casos, √© usado como complemento ao tratamento, que dever√° ser com aplica√ß√Ķes externas da argila nos locais de artrite e artrose.
    Sim, a argila branca também pode ser utilizada para uso interno.

    Grande abraço,
    Wanda.

  7. Lucinda Pereira dá seu palpite,

    fevereiro 9, 2009 @ 8:07

    gostaria de saber onde encontrar argila terapeutica para uso interno aqui na minha cidade s√£o bernardo do campo. gostaria tb.que me indicassem um livro ou outra materia sobre argila.

  8. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    fevereiro 10, 2009 @ 8:41

    Bom dia Lucinda!

    Em geral, a argila terapêutica é comercializada em Casas de Produtos Naturais, veja se você encontra na Loja Mil Folhas Produtos Naturais.
    Indicamos o livro do terapeuta Jaime Br√ľning, chamado “Existem doen√ßas incur√°veis?”. Neste livro ele trata de v√°rias doen√ßas e seus tratamentos com as terapias naturais.
    Aqui em nosso blog temos uma coluna sobre terapias alternativas e toda semana postamos um artigo relacionado com a argila, veja em http://gerontologia.casas.blog.br/category/terapias-alternativas/

    Grande abraço,
    Wanda.

  9. D√©bora Gorete Toscan dá seu palpite,

    maio 21, 2009 @ 13:54

    Boa tarde,
    Achei interessante o texto que li e gostaria de saber se há benefício e quais no uso argila terapêutica para manchas de sol na pele (rosto).

    Obrigada!

    Débora.

  10. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    maio 22, 2009 @ 14:22

    Boa tarde Débora!

    A aplicação externa da argila é muito boa para problemas de pele. A argila ajuda a amenizar as manchas e, dependendo do caso, até sumir por completo.
    Deve-se fazer uma ou mais aplica√ß√Ķes por semana, em forma de m√°scara. E sempre depois fazer uma √≥tima hidrata√ß√£o na pele ap√≥s a retirada da argila. E claro, nunca esque√ßa de usar protetor solar.

    Abraço,
    Wanda.

  11. Bear dá seu palpite,

    julho 22, 2009 @ 20:25

    Boa Noite,
    Gostaria de saber se todos os tipos de argilas poder√£o ser de uso interno (comestivel) e se n√£o, quais somente?

    Muito Obrigado.

  12. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    julho 23, 2009 @ 7:32

    Bom dia!

    Voc√™ pode usar as argilas que chamamos de terap√™utica, pois elas s√£o diferentes daquelas utilizadas para modelagem. Procure argilas que sejam de fontes confi√°veis, por exemplo, da marca Terra Viva, Laborat√≥rio Fitoter√°pico Panizza ou Aromal√Ęndia. Tem tamb√©m a marca Rainha, mas que precisa de um cuidado um pouco maior para uso interno.
    Estas argilas não são comestíveis; para uso interno, apenas fazemos uso dela ingerindo a água argilosa.

    Um abraço,
    Wanda.

  13. L√©o dá seu palpite,

    julho 23, 2009 @ 19:22

    Boa Noite
    Existe argilas para tratamentos de calvice? E se tem, quais e como utiliza-las?

    Muito obrigado!!

  14. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    julho 25, 2009 @ 8:47

    Bom dia Léo!

    Infelizmente, eu n√£o tenho conhecimento de tratamento com argila para este problema.

    Atenciosamente,
    Wanda.

  15. Alice dá seu palpite,

    julho 25, 2009 @ 11:53

    Boa tarde Wanda !
    Gostaria de saber, quantas vezes por semana, poderei beber a argila interna?
    E quantas vezes por semana eu poderia aplicar a argila externa sobre o rosto?
    E quantas vezes eu pederei aplicar a marcara de argila sobre o cabelo?

    Muito obrigada por sua atenção e tenha um bom dia.

  16. Alice dá seu palpite,

    julho 27, 2009 @ 10:42

    Pode-se ingerir argila todos os dias?

  17. Maysa dá seu palpite,

    julho 27, 2009 @ 11:16

    Tenho feito um tratamento com Argila verde, uso interno com meu filho de apenas 3 aninhos, pois ele sofre de intoler√Ęncia e alergia alimentar e tem surtido excelente resultado, contudo, n√£o sei por quanto tempo poderei dar √† ele, e se pode estar tomando todos os dias. Tem duas semanas que estou lhe dando, mas n√£o sei se posso continuar assim, digo, todos os dias e por quanto tempo?
    Grata,
    Maysa.

  18. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    julho 28, 2009 @ 8:45

    Bom dia Alice!

    Se voc√™ n√£o possuir as contra-indica√ß√Ķes do uso interno e n√£o estiver nas condi√ß√Ķes de tratamento apontadas no artigo, voc√™ pode fazer uso interno da argila na seguinte frequ√™ncia:
    Рpara fazer uma limpeza e fortalecimento do organismo, você pode tomar todos os dias, em jejum pela manhã, durante 21 dias, aí fica sem tomar por 7 dias e repete este procedimento mais duas vezes, ou seja, toma 21 dias e para de tomar 7 dias, num total de 3 vezes.
    Рapós este tratamento de três meses, você pode voltar a fazê-lo no ano seguinte.

    Para a aplicação no rosto, você poderá fazer uma vez por semana, lembrando de fazer uma boa hidratação após a retirada da argila, pois ela deixa a pele um pouco ressecada.
    O mesmo se aplica para a m√°scara de argila para o cabelo, pode fazer uma vez por semana.

    Um abraço,
    Wanda.

  19. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    julho 28, 2009 @ 8:45

    Bom dia Alice!

    Se voc√™ n√£o possuir as contra-indica√ß√Ķes do uso interno e n√£o estiver nas condi√ß√Ķes de tratamento apontadas no artigo, voc√™ pode fazer uso interno da argila na seguinte frequ√™ncia:
    Рpara fazer uma limpeza e fortalecimento do organismo, você pode tomar todos os dias, em jejum pela manhã, durante 21 dias, aí fica sem tomar por 7 dias e repete este procedimento mais duas vezes, ou seja, toma 21 dias e para de tomar 7 dias, num total de 3 vezes.
    Рapós este tratamento de três meses, você pode voltar a fazê-lo no ano seguinte.

    Abraço,
    Wanda.

  20. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    julho 28, 2009 @ 8:46

    Bom dia Maysa!

    Para crian√ßas procuramos sempre diminuir a dose recomendada para o adulto… o procedimento para o adulto √© o descrito abaixo:

    Рpara fazer uma limpeza e fortalecimento do organismo, o adulto pode tomar todos os dias, em jejum pela manhã, durante 21 dias, aí fica sem tomar por 7 dias e repete este procedimento mais duas vezes, ou seja, toma 21 dias e para de tomar 7 dias, num total de 3 vezes.
    Рapós este tratamento de três meses, o adulto pode voltar a fazê-lo no ano seguinte.

    Para crianças, recomendo a seguinte forma:
    Рseguir o mesmo ritmo de tomar por 21 dias e uma pausa de 7 dias, até completar 3 meses, só que utiliza-se a metade da dose. Para adulto seria 1 colher de café do pó da argila em 3 dedos de água. Para seu filho faça 1/2 colher de café do pó da argila para 3 dedos de água.

    Abraço,
    Wanda.

  21. Sandra dá seu palpite,

    julho 28, 2009 @ 19:51

    Gostaria de saber se serve para e pedra vesicula, diabete e osteoporose ,gastrite
    pois para azia est√° sendo excelente e est√° eliminando em mim

  22. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    julho 29, 2009 @ 10:29

    Bom dia Sandra!

    Para estes outros problemas, seria bom você aliar o uso externo da argila, com aplicação de compressa no local:
    Рpedra na vesícula: aplicar na região da vesícula (abaixo do fígado);
    – diabetes: aplicar sobre o p√Ęncreas;
    – osteoporose: aplicar na garganta, para ajudar no funcionamento da gl√Ęndula paratire√≥ide;
    – gastrite: aplicar sobre o est√īmago.

    Um abraço,
    Wanda.

  23. Sheila dá seu palpite,

    julho 30, 2009 @ 12:26

    Eu posso fazer o tratamento interno da argila em animais C√£o e gato?
    Obrigada, Sheila.

  24. Alice dá seu palpite,

    julho 31, 2009 @ 15:02

    Muito Obrigada pelas informa√ß√Ķes Wanda.

  25. Tereza dá seu palpite,

    agosto 2, 2009 @ 20:23

    Boa noite Wanda!

    Sei que argila branca é eficiente no tratamento de acne.
    Como tratar acne com argila branca? E qual a receita para o tratamento?
    √Č usada somente argila neste procedimento ou mais algum igrediente?

    Muito obrigada Wanda.

  26. Tereza dá seu palpite,

    agosto 2, 2009 @ 20:26

    Boa noite Wanda!

    Sei que argila é eficiente no tratamento de acne.
    Qual √© a receita para o tratamento? √Č usada somente argila branca ou tem
    mais algum igrediente?

    Muito obrigada Wanda!

  27. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    agosto 3, 2009 @ 12:50

    Bom dia Sheila!

    Pode sim, colocando um pouco do pó da argila na água deles.
    Siga a medida de uma colher de caf√© do p√≥ para tr√™s dedos de √°gua. A√≠ voc√™ faz as devidas propor√ß√Ķes para a quantidade de √°gua que costuma colocar no pote deles.

    Um abraço,
    Wanda.

  28. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    agosto 3, 2009 @ 12:55

    De nada Alice!

    Se precisar de algo mais, estamos à disposição!

    Um abraço,
    Wanda.

  29. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    agosto 3, 2009 @ 13:06

    Boa tarde Tereza!

    A argila é bem eficiente no tratamento da acne. Você deve fazer uma pasta de argila (a branca é a mais usada para estética, mas você também pode usar as outras Рverde, cinza, marrom, etc), numa consistência um pouco mais fina que massa de bolo, misturando argila com água mineral em um recipiente de vidro, mexendo com colher de pau.
    Passar no rosto e ficar o tempo necessário até que ela seque.
    Retirar a argila lavando com água mineral e depois fazer uma ótima hidratação.
    Logo ap√≥s, seu rosto poder√° ficar vermelho, pois a argila ajuda na circula√ß√£o sangu√≠nea da face. O rosto poder√° ficar ressecado, por isso, a import√Ęncia da hidrata√ß√£o.
    Fazer este tratamento uma vez por semana. Nas primeiras semanas poder√° aumentar o n√ļmero de acnes no rosto, pois a argila est√° puxando tudo, at√© limpar todo o seu organismo.

    Qualquer d√ļvida, estou √† disposi√ß√£o.
    Um abraço,
    Wanda.

  30. Tereza dá seu palpite,

    agosto 5, 2009 @ 17:44

    Boa Noite Wanda !

    Gostaria de agradece-la palas informa√ß√Ķes. Realmente voc√™ sempre esta √°
    disposição para as diversas e muitas duvidas sobre o poder da argila, não só
    com migo mas tambem com muitas das pessoas que deixaram suas duvidas.
    E por isso eu agradeço. E realmente na primeira semana se uso, apareceram
    algumas espinhas a mais do que antes, mas agora ja sei o motivo! hahah
    A argila realmente trata acne, ja tenho uma melhora de 90 purcento do problema!

    Muito obrigada Wanda!
    Um abraço e se cuide.

  31. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    agosto 6, 2009 @ 17:29

    Boa tarde Tereza!

    A argila é um produto nos doado pela mãe terra, tenho obrigação de passar este conhecimento para frente.
    E é uma obrigação não no sentido negativo, mas de poder auxiliar mais e mais pessoas, cada vez mais.
    Fico muito feliz que você já tenha resultados em relação ao seu problema.

    Um abraço,
    Wanda.

  32. maria aparecida ravaze dá seu palpite,

    agosto 24, 2009 @ 9:46

    ola adorei todas as imforma√ß√Ķes recebidas eu gostaria de saber qual o beneficio da argila rosa e vermelha p/a estetica.obrigado.cidinha

  33. maria aparecida ravaze dá seu palpite,

    agosto 24, 2009 @ 9:46

    ola adorei todas as imforma√ß√Ķes recebidas eu gostaria de saber qual o beneficio da argila rosa e vermelha p/a estetica.obrigado.cidinha

  34. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    agosto 25, 2009 @ 16:20

    Bom dia Cidinha!

    Tanto a argila rosa quanto a vermelha traz benefícios para a parte estética, porém a branca é mais utilizada nestes casos.
    Eu n√£o tenho muito conhecimento na √°rea de est√©tica corporal, pois trabalhamos mais com a argila para cura de problemas de sa√ļde.
    O que indicamos na parte estética é mais voltado para a estética facial, para auxiliar nos tratamentos de acne, espinha e limpeza da pele.

    Abraço,
    Wanda.

  35. Aline dá seu palpite,

    setembro 15, 2009 @ 8:07

    Ol√° , Wanda estou fazendo tratamento Homeup√°ticos para engravidar e me receitaram o tratamento interno com argila cinza? √ą possivel ? grata!

  36. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    setembro 20, 2009 @ 6:16

    Bom dia Aline!

    Eu desconhe√ßo o uso interno da argila para este fim… Conhe√ßo casos bem sucedido de mulheres que conseguiram engravidar com acupuntura e moxa. Se quiser, posso indicar a terapeuta que acompanhou e orientou estes casos.

    Abraço,
    Wanda

  37. maria clea dá seu palpite,

    outubro 11, 2009 @ 15:49

    comecei fazer uso da argila branca para problemas gastricos faz uma semana ja estou sentindo bons resultados .graças à DEUS

  38. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    outubro 12, 2009 @ 6:30

    Bom dia Maria Clea!

    Obrigada por compartilhar sua experiência com argila.

    Abraço,
    Wanda.

  39. sara dá seu palpite,

    outubro 16, 2009 @ 13:29

    quero saber se a argila branca
    clareia qualquer mancha do corpo
    obrigada….

  40. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    outubro 19, 2009 @ 8:28

    Bom dia Sara!

    A argila (branca ou qualquer outra cor) auxilia no clareamento das manchas na pele.
    Porém, é necessário identificar a mancha, se é apenas uma mancha simples ou se pode ser devido a algum outro problema, assim, sugiro que se procure um dermatologista para melhor orientação.

    Abraço,
    Wanda.

  41. alvina dá seu palpite,

    novembro 16, 2009 @ 20:37

    POR FAVOR, ha ns 2 meses torci o pe e isso acabou lesionando o menisco o que m causou fortes dores, teriveis, diga-se de passagem. comecei a fazer fisioterapia e as dores diminuiram mto, nao tomei nenhum remedio pois meu estomago rejeitou. a fisioterapeuta disse que meu caso nao era necessario cirurgia, graças a Deus.sinto dificuldades ainda p andar + qdo faço os exercicios melhoram.comecei a pesquisar cura alternativas e conheci a semente de sucupira e a dolomita, esta ultima comprei numa casa de produtos naturais, comecei a usar,apliquei no joelho apenas ha 2 dias e as dores melhoraram MTO, principalmente apos a aplicaçao, ja nao to mancando tanto qdo ando.Meus Deus obrigado.POR FAVOR qro saber como devo tomar misturei à refeiçao mas to com duvidas. Estou aplicando uma camada um pouco mais grossa e depois cubro c plastico e deixo por 1 hora. M ajude. Sera que eu to tomando um produto certo? onde comprei vende por gramas e nao sei se assim ta correto dede ja agradeço MTO OBRIGADO. Espero que sua resposta ajude outras pessoas pois lesao no joelho e terrivel mesmo qdo nao e necessario cirurgia

  42. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    novembro 17, 2009 @ 7:01

    Bom dia Alvina!

    Não saberia te orientar em relação ao uso interno da dolomita, pois não trabalho com este produto, conheço o potencial terapêutico dele, mas trabalho apenas com a argila.
    A minha sugest√£o em rela√ß√£o √† aplica√ß√£o da dolomita, que voc√™ j√° est√° fazendo em seu joelho, √© que ao inv√©s de usar um pl√°stico para cobrir, que voc√™ use um pano de algod√£o (fralda, camiseta velha, pano de prato…), pois o algod√£o permite a pele respirar com o produto e o pl√°stico n√£o.

    Abraço,
    Wanda.

  43. MABEL dá seu palpite,

    novembro 23, 2009 @ 13:19

    OLA, TUDO BEM. OS ARTIGOS SOBRE A ARGILA ME INTERESSA MUITO. GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO COM A ARGILA ,SE USO INTERNAMENTE OU EM CATAPLASMA.POIS TENHO PROBLEMA DE GARGANTA CRONICO ,COMO FARINGITE ; ME AJUDEM POR FAVOR
    .
    GRATA
    .

    MABEL

  44. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    novembro 24, 2009 @ 6:33

    Bom dia Mabel!

    No seu caso, sugiro iniciar com a compressa de argila, que é mais efetiva em problemas de garganta.

    Abraço,
    Wanda.

    Caro leitor, nosso blog se preocupa com a sa√ļde e o bem estar de todas as pessoas. Desenvolvemos um trabalho na √°rea de terapias complementares, por√©m gostar√≠amos de salientar que qualquer tratamento aqui sugerido n√£o dispensa uma orienta√ß√£o m√©dica ou qualquer orienta√ß√£o na √°rea que voc√™ esteja precisando. Isto significa que os tratamentos com argila terap√™utica e outros devem complementar o tratamento j√° realizado, mantendo sempre o acompanhamento m√©dico. Al√©m disto, sugerimos que aquelas pessoas que j√° est√£o em tratamento e que resolvam usar algum tratamento complementar, que comuniquem o profissional que acompanha seu caso.
    Atenciosamente,
    Equipe GeroVida.

  45. Paulo dá seu palpite,

    fevereiro 1, 2010 @ 16:26

    Posso fazer o tratamento de argila internamente mesmo tomando rem√©dio pra gastrite que diminui a acidez do estom√Ęgo?

  46. maria aparecida paulillo dá seu palpite,

    fevereiro 28, 2010 @ 19:34

    vcs estai de parabens,adorei as orientaçoes
    comecei a tomar argila branca em 15-1-2010
    mas agora descobri que de maneira erra
    da, obriado pelas dicas.Gostaria de receberr
    mais orienta√ß√Ķespor email .Muito obrigado.
    abraços maria aparecida paulillo

  47. maria aparecida paulillo dá seu palpite,

    fevereiro 28, 2010 @ 19:41

    Adorei as dicas e orientaçoes sobre argila.Gostaria de obter informaçoes,
    sobre como ela atua no intestino.Tenho o intestino 100% preso, e so utilizo
    homeopatia 46 .Sei que nao é correto ,estou buscando novas alternativas pois

    e frutas como mamao e ameixa me dao colicas terriveis.Devo continuar c a argila branca ? estou tomando p fibromialgia .Muito obrigado maria aparecida de Araraquara

  48. maria aparecida paulillo dá seu palpite,

    fevereiro 28, 2010 @ 19:47

    por favor faço uso da argila branca ha 2
    meses p fibromialgia.,porem tenho intestino preso
    preso e só funciona c homeopatia 46.há
    algum perigo nisto ? muito obrigado. maria
    aparecida de Araraquara

  49. rkassias dá seu palpite,

    março 1, 2010 @ 3:12

    Ol√°
    Faço uso da dolomita (pó) para prevenção osteoporose, problemas de pele e muitos outros beneficios que traz, porém sabendo que é uma argila, tenho tomado todos os dias em jejum, uma colherinha de café na agua, mas ingiro tudo e tomo já há uns três meses e também me disseram que poderia tomar pra sempre como um suplemento. Vc sabe algo a respeito? Não tem problema, pois não tomo só a água, tomo tudo e não interrompi o tratamento. Grata e um forte abraço.

  50. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    março 2, 2010 @ 12:46

    Boa tarde Maria Aparecida!

    Bem, você disse que começou a tomar argila no dia 15 de janeiro, ou seja, já faz um mês e meio. Como você tem se sentido?
    Em casos de pris√£o de ventre cr√īnica, indicamos o uso externo primeiro, pois o uso interno pode causar fortes rea√ß√Ķes de desarranjo intestinal. Se isto n√£o ocorreu com voc√™ e esteja se sentindo bem, acredito que n√£o haja problemas em continuar tomando, sempre de acordo com as orienta√ß√Ķes para o uso interno constante no texto.

    Abraço,
    Wanda.

  51. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    março 2, 2010 @ 12:47

    Boa tarde Kassias!

    N√£o tem problema em tomar todo o conte√ļdo da √°gua, inclusive a argila que fica no final, mas tomando apenas a √°gua, quando esta ficou em contato com a argila durante a madrugada, faz o mesmo efeito.
    A quest√£o de se tomar direto, sem a pausa de 7 dias ap√≥s ter tomado por 21 dias seguidos, √© que seu organismo come√ßa a se acostumar com a argila e depois de um tempo pode n√£o fazer mais efeito como no in√≠cio… podemos pensar como nos rem√©dios, pessoas que passam por determinados tratamentos, de tempos em tempos precisam mudar o rem√©dio por um similar, pois o corpo j√° se acostumou com aquele.

    Abraço,
    Wanda.

  52. claudia dá seu palpite,

    março 15, 2010 @ 5:28

    Bom dia,

    Queria saber se a argila, tendo passado a validade mencionada na embalagem, continua própria para consumo e com as mesmas propriedades curativas.

    Obrigada,
    Cl√°udia

  53. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    março 16, 2010 @ 8:14

    Bom dia Cl√°udia!

    Se você conservou a argila de modo apropriado (em pote de vidro e com luz solar indireta), de modo geral, podemos usá-la por mais algum tempo.
    Do contr√°rio, seria importante levar a argila para uma pessoa especialista analisar… se o cheiro est√° ruim e ela est√° com uma apar√™ncia fora do natural dela, com certeza j√° perdeu suas propriedades e n√£o deve ser utilizada.

    Abraço,
    Wanda.

  54. Lia Moura dá seu palpite,

    março 26, 2010 @ 6:38

    Bom dia! Eu gostaria antes de mais nada parabenizá-la por essa excelente revelação: Argila
    Gostaria de saber (se possível por e-mail) qual tipo de argila para emagrecimento e como tomar, também argila para uso cosmético no combate e ou redução de rugas.
    Muito obrigada e que Deus a abenc√Ķe
    Lia

  55. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    março 27, 2010 @ 16:17

    Boa tarde Lia!

    Obrigada!
    Não sei se vou conseguir te ajudar muito, pois nosso trabalho com a argila é mais voltado para a parte terapêutica e não estética.
    Escrevi no seu email com cópia para uma ex aluna que é técnica em estética e sei que ela possui conhecimento sobre argila para este fim.

    Abraço,
    Wanda.

  56. DORY dá seu palpite,

    maio 5, 2010 @ 14:54

    Adoro quando o assunto é argila (pomada do céu). Já fiquei bom de várias infermidades usando argila. Uso ela sempre externa em forma de cataplasma. Agora, gostaria de usála internamente não em água mas em cápsulas. Como usála? independente de me consultar com um especialista e um manipulador, gostaria de saber: qual a gramagem (quantas gramas devo ingerir ?) ex.:quantas cápsulas de 100 g ou quantas de 200 g e etc.. = Por favor

    Dory Morais

  57. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    maio 6, 2010 @ 16:18

    Boa tarde Dory!

    N√£o trabalho com capsulas, apenas com a √°gua argilosa para uso interno.
    Vou te passar o contato de uma terapeuta, que talvez possa auxili√°-la: Francyska Rodrigues – sojacomluz@yahoo.com.br

    Abraço,
    Wanda.

  58. Martha Waki dá seu palpite,

    agosto 9, 2010 @ 12:01

    Ola! Gostei muito das informacoes deste site! Eu e minha familia comecamos a fazer uso interno da argila verde para fortificacao do organismo, em particular eu que tenho dermatite atopica e meu filho de 3 anos que foi diagnosticado com autismo. Gostaria de saber qual seria o procedimento se ocorrer prisao de ventre.

    Obrigada pela atencao
    Martha

  59. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    agosto 10, 2010 @ 20:31

    Boa noite Martha!

    Se ocorrer prisão de ventre acredito que não será devido ao uso interno da argila terapêutica, pois ela tb é indicada para casos de prisão de ventre, ou seja, para reequilibrar o organismo.
    Caso venha a ocorrer, observe a alimentação, hidratação e atividade física e perceba se teve algo que possa ter dificuldado o processo digestivo.

    Abraço,
    Wanda.

  60. juliana souza dá seu palpite,

    setembro 13, 2010 @ 14:10

    Ol√°, Boa tarde
    liê o assunto acima sobre argila e fiquei curiosa em saber
    mais sobre ela e gostaria de saber ser nas casas de rémedios
    natuarias de todo Brasil ela é encontrada como(argila terapêutica)?
    e como posso saber se ela é realmente da marca que vcs à indicou?
    pois moro na cidade de feira de santana (BA).
    tenho problema com acne, cravos e manchas. e é interno e externo já fui em vários dematogista mais nenhum acerta e o que eu conseguie e que acho que poderia resolver o custo é muito alto e no momento não posso e ele me indigou temporariamente usar argila mas não específicou qual a melhor.
    e como já disse liê sobre o assunto da argila e quero que vc possa me indica qual a melhor para ingerir e usar sobre a parte externa do rosto e se puder qual o tipo do melhor hidratante que posso usar após a retirada da argila e se também tem algum sabonete específico.
    e se também posso usar argila todos os dias ou somente uma vez na semana?

    muito obrigado pela atenção!
    e por favor me ajudir!

  61. R.Vania dá seu palpite,

    outubro 2, 2010 @ 8:52

    Fiz descoloração, meu cabelo ta muito danificado,quebrando,caindo,horrivel,posso usar argila?Qual cor,qtas vezes por semana!Preiso urgente sua resposta!Bjus.

  62. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    outubro 4, 2010 @ 16:58

    Boa tarde Vania!

    Você pretende usar a argila na aplicação externa ou no uso interno?
    Geralmente, usamos a argila verde (ou cinza). A quantidade de vezes vai depender da forma como você pretende utilizá-la.

    Aguardo para poder orientar melhor.
    Abraço,
    Wanda.

  63. priscila de oliveira fernandes dá seu palpite,

    outubro 12, 2010 @ 19:25

    Comprei argila verde mas depois que eu li na internet que argila cotem s√≠lica fiquei com muito medo e parei de toma a argila que eu comprei √Ī esta escrito terapeutica mas vem com uma tabela nutricional ent√£o suponho que pode ser ingerida por favor me tire as minhas duvidas grata priscila!

  64. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    outubro 13, 2010 @ 14:42

    Boa tarde Priscila!

    Sugiro a leitura de dois artigos que falam sobre a composição da argila e suas propriedades. Em sua composição encontramos, entre outros, silicato de alumínio (ótimo cicatrizante) e silício e não a sílica.
    http://gerovida.blog.br/2008/06/21/origem-e-composicao-quimica-da-argila/
    http://gerovida.blog.br/2008/06/28/propriedades/
    Veja nesta tabela nutricional quais os elementos da argila que você comprou. Para eu poder te responder se ela pode ser ingerida ou não, preciso saber qual a marca.

    Aguardo,
    Wanda.

  65. Gutemberg dá seu palpite,

    outubro 25, 2010 @ 12:03

    Boa Tarde!

    Gostaria de saber qual o tipo de argila é recomendado para o tratamento da Diabetes, e se existem casos de cura.

  66. Giovanne Da Costta dá seu palpite,

    outubro 28, 2010 @ 11:23

    Bom dia,

    Gostaria de saber se o tratamento com argila poderia me ajudar na melhoria de problemas reprodutivos, pois tou fazendo tratamento para aumentar minha capacidade de gerar filhos, isso j√° est√° com 3 anos de tentativas, mas os resultados s√£o lentos e demorados. Atualmente, fa√ßo tratamento a base de medicamentos fitoquimioter√°picos, e complexo de vitaminas. Minha produ√ß√£o de espermatoz√≥ide hoje √© 2 milh√Ķes. Preciso no m√≠nimo de 20 milh√Ķes .

  67. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    outubro 29, 2010 @ 18:46

    Boa noite Gutemberg!

    A argila usada é a verde (ou cinza).
    Em minha experiência, tivemos diminuição de algumas consequências que a diabetes causa no organismo.
    O terapeuta Jaime Br√ľning j√° teve resultados melhores, por√©m ele utilizou outras formas de tratamento al√©m da argila, veja os seguintes artigos:
    http://gerovida.blog.br/2009/12/14/diabetes-parte-%C2%BD/
    http://gerovida.blog.br/2009/12/18/diabetes-parte-22/

    Abraço,
    Wanda.

  68. Martha Waki dá seu palpite,

    dezembro 31, 2010 @ 8:25

    Ol√° Wanda!

    Minha fam√≠lia faz uso interno da argila verde da marca francesa Argiletz, mas notei que na embalagem s√≥ vem instru√ß√Ķes para uso externo. Outra d√ļvida √© que li num site que a argila inibe a absor√ß√£o de zinco. Fiquei preocupada e gostaria de saber sua opini√£o.

    Desde já agradeço,
    Martha

  69. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    janeiro 5, 2011 @ 19:23

    Boa noite Martha!

    Eu não conheço esta marca de argila. A marca que recomendamos para uso interno é a Terra Viva.
    Tem uma marca que eu uso e que também diz que é para uso externo, mas eu também uso internamente e não tive problemas.
    Pelo pouco que li sobre a inibição do zinco é quando as pessoas usam argila internamente de forma habitual. Acredito que os tratamentos específicos, com prazos determinados, não oferecerão problemas deste tipo. De qualquer forma, seria importante buscar orientação nutricional para saber como está a alimentação em termos de consumo de zinco.

    Abraço,
    Wanda.

  70. Carla Nascimento dá seu palpite,

    janeiro 31, 2011 @ 19:57

    Ol√° Wanda! Pretendo come√ßar a usar a argila para ver se dou uma melhora na sa√ļde, pois (supostamente) tenho S√≠ndrome de Ov√°rio Polimicrocistico, tenho consulta de fertilidade em breve e de momento estou na √ļltima toma de uns comprimidos (Duphaston). Portanto, comprei ontem uma argila verde que diz ser de “Uso externo”, “super fina” e na an√°lise qu√≠mica tem valores para: SiO2, Al2O3, Fe2O3, Tio2, CaO, MgO, Na2O, K2O, pedra ao rubro. Confesso que n√£o percebi nada, mas gostaria que me informasse se esta serve para uso interno. Encontro-me em Portugal por isso n√£o tenho dispon√≠vel as marcas que mencionou no Blog.

    Desde j√° um muito obrigada pela sua disponibilidade.
    Muito grata por ter este blog para apoiar muitas pessoas.

  71. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    fevereiro 3, 2011 @ 17:38

    Boa tarde Carla!

    No seu caso, o usto interno da argila é contra-indicado, por estar fazendo tratamento alopático.
    Uma possibilidade seria o uso externo em aplica√ß√Ķes no baixo ventre.

    Abraço,
    Wanda.

  72. Cristiane dá seu palpite,

    fevereiro 24, 2011 @ 15:42

    Li uma materia sobre um creme a base de argila verde e gelatina para secar barriga….eu n√£o sou gorda, mas tenho muita gordura abdominal…o que acontece √© que se fa√ßo dieta, fico ainda mais magra e a barriga parece que fica ainda maior…entao preciso de alguma coisa eficaz para secar a barriga…..pois n√£o tenho condi√ß√Ķes de fazer academia…o maximo que conseguiria seria a caminhada mesmo…

  73. Ana Carolina dá seu palpite,

    março 2, 2011 @ 11:20

    Olá, estou criando o costume de tomar todos os dias em jejum o suco da argila, mas eu apenas misturo com água e tomo direto sem deixar descançar ou deixar a argila depositada apenas no fundo. Gostaria de saber se tem algum problema fazer isso?Se eu obtenho melhores resultados fazendo desta forma ou perco alguma valor benéfico?

    Aguardo resposta anciosamente
    Obrigada

  74. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    março 2, 2011 @ 14:15

    Ol√° Cristiane, boa tarde!

    Infelizmente, não tenho experiência no uso da argila para procedimentos estéticos.
    Mesmo que não faça academia, o exercício que é efetivo na diminuição da barriga é o abdominal, que você pode fazer em casa.

    Abraço,
    Wanda.

  75. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    março 4, 2011 @ 14:56

    Boa tarde Ana Carolina!

    Você obterá melhores resultados se deixar a argila em repouso da noite para o dia e tomar pela manhã, em jejum.
    De modo geral, usamos do outro jeito (misturando na hora) em casos urgentes, em que é preciso tomar naquele momento.
    Você não perde valor benéfico neste segundo modo, apenas que os potenciais terapêuticos da argila se potencializam quando realizado do primeiro modo.

    Abraço,
    Wanda.

  76. Janaina dá seu palpite,

    abril 1, 2011 @ 15:15

    Ol√° Wanda!
    Gostaria de fazer o uso interno da argila para fins de desintoxicação e fortalecimento do corpo. Todavia, o artigo acima fala que o uso interno da argila é contra-indicado para quem tem hernia.
    Isso vale para qualquer tipo de hernia? √Č que tenho hernia de disco.

    Para casos de inflamaçao da tireoide e endometriose qual a melhor forma de uso da argila, externo ou interno?
    Qual argila (cor) usar?
    Qual a quantidade?
    Por quanto tempo?
    Grata!

  77. angela dá seu palpite,

    abril 19, 2011 @ 19:00

    ola, meu esposo tem gastrite, esofagite e ulcera, toma pantoprasol de 20, 1 pela manha e 1 pela noite a mais de 6 anos, ainda nao ficou bom, e anda com o nivel de extres muito grande, gostaria de saber que tipo de argila seria boa p cura-lo desses males e como usa-las, se com chas, ingeridas ou superficiais, preciso muito de ajuda.

    obrigada angela

  78. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    abril 21, 2011 @ 15:04

    Boa tarde Janaina!

    A contra-indicação do uso interno da argila não se aplica para hérnia de disco.
    Para inflamação da tireoide e endometriose acredito que o melhor seria a aplicação externa.
    De modo geral, a argila mais indicada é a verde (ou cinza).
    Para saber a quantidade e o tempo seria importante fazer uma consulta com algum terapeuta para que este profissional possa lhe passar as orienta√ß√Ķes necess√°rias e depois voc√™ daria continuidade ao tratamento em sua casa.

    Abraço,
    Wanda.

  79. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    abril 21, 2011 @ 15:40

    Boa tarde Angela!

    A argila é bastante efetiva para os problemas que seu marido apresenta.
    O ideal seria voc√™ procurar um terapeuta que pudesse orient√°-la a como realizar as aplica√ß√Ķes de depois voc√™ daria seguimento no tratamento em sua resid√™ncia.

    Abraço,
    Wanda.

  80. angela dá seu palpite,

    abril 26, 2011 @ 13:25

    que argila serve para tratar queloides, precisa ser usada com algum cha, ou agua de flor de laranjeira

  81. maira costa dá seu palpite,

    maio 3, 2011 @ 15:42

    oi gostaria de saber se posso fazer uma pasta da argila com agua mineral e passar diretamente nos meus seios, uma vez que estou com cistos.o uso interno também é bom??obrigada maira

  82. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    maio 4, 2011 @ 21:16

    Boa noite Angela!

    Voc√™ pode utilizar a argila verde (ou cinza), mas o ideal seria voc√™ procurar um terapeuta que pudesse orient√°-la a como realizar as aplica√ß√Ķes (se com ch√°, qual ch√°, etc) e depois voc√™ daria seguimento no tratamento em sua resid√™ncia.

    Abraço,
    Wanda.

  83. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    maio 4, 2011 @ 21:40

    Boa noite Maira!

    À princípio, diria que sim, que poderia fazer a pasta e aplicar diretamente.
    Por√©m, acredito que o ideal seria passar por algum terapeuta para receber as orienta√ß√Ķes de como fazer o tratamento com argila em seu caso, se seria indicado o uso interno ou n√£o, para depois voc√™ dar seguimento no tratamento em sua resid√™ncia.

    Abraço,
    Wanda.

  84. Ur√Ęnia dá seu palpite,

    julho 16, 2011 @ 14:34

    ol√° Wanda:

    Tenho um c√£o com uma doen√ßa rara e heredit√°ria chamada dermatite at√≥pica. √Č uma esp√©cie de mega-alergia e ele vive com caro√ßos e feridas por todo o corpo. Ele precisa tomar corticoide diariamente, do contr√°rio, chega se ferir de tanto se co√ßar. Gostaria de tentar o tratamento com argila. Qual seria a melhor forma de faz√™-lo? coloc√°-lo dentro de um recipiente com a argila? Al√©m disso vc j√° viu algum caso de cachorro tratado com argila? Desde j√° obrigada, Ur√Ęnia

  85. Martha Waki dá seu palpite,

    agosto 26, 2011 @ 22:01

    Ol√° Wanda,

    Meu filho de 4 anos diagnosticado com autismo está apresentando inflamação intestinal com intolerancia a diversos alimentos. Está tomando alguns suplementos vitamínicos e exames mostraram aumento da candica albicans. Gostaria de saber se o uso interno da argila verde ajudaria a melhorar o quadro.

    Obrigada
    Martha

  86. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    agosto 29, 2011 @ 14:22

    Boa tarde Martha!

    O uso interno da argila ajudaria a melhorar o quadro sim, mas como seu filho está tomando suplementos vitamínicos, o uso interno não seria indicado.
    Apenas o uso externo.

    Abraço,
    Wanda.

  87. Deusa dá seu palpite,

    outubro 11, 2011 @ 11:52

    Oi pessoa da Giro-Vida, adorei a receita indicada da agua argilosa, fiquei toda animada para tomar, mais fique trite por saber que quem tem hernie, n√£o poder√° toma¬īla , ois tenho uma na minha lombar, que pena,

    Beijos a todos

  88. Deusa dá seu palpite,

    outubro 11, 2011 @ 11:54

    Vi, na internet, que tem uma pomada de argila, que serve para desmanchar mioma interno, vcs, sabem como fazer essa pomada, pois estou brigando contra esses miomas, eles s√£o pequenos, mais est√£o me incomoda demais. ajude-me.

    Abraços a todos.

  89. jose arnaldo pereira dá seu palpite,

    novembro 30, 2011 @ 19:31

    Wanda, por favor , gostaria de saber se a argila pode me ajudar no tratamento
    da paralezia facial, e articulação do maxilar.

    obrigado.

  90. alex dá seu palpite,

    dezembro 18, 2011 @ 11:25

    bom dia, sou de belo horizonte, sou novo aqui, estou interessado no uso interno da argila, ja usei uma vez porem onde moro nao consigo uma argila de procedencia confiável, gostaria de saber como faço para adquirir um produto confiável, teria como me passar o site de alguma loja especializada ?
    grato !

  91. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    dezembro 24, 2011 @ 11:35

    Boa tarde Deusa!

    O uso interno da argila não é contra-indicado em casos de hérnia de disco. Consulte um terapeuta para avaliar seu caso.

    Abraço,
    Wanda.

  92. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    dezembro 25, 2011 @ 17:40

    Boa tarde Deusa!

    Temos conhecimento desta pomada, mas n√£o sabemos como prepar√°-la.

    Abraço,
    Wanda.

  93. rejane dá seu palpite,

    fevereiro 5, 2012 @ 18:09

    Olá wanda, tenho uma filha alergica a ovo banana e leite, e gostaria de saber se posso usar argila e de que forma para cura-la .No momento não está tomando nenhuma medicação.Desde já agradecida.

  94. juliana dá seu palpite,

    fevereiro 6, 2012 @ 20:34

    Tenho um pé com problemas e muito sensivel tive a orientação de fazer as compressas mas so com a argila de uso interno juntamente com po de dolomita, moro na zona norte de sp e nao estou encontrando para comprar. Voçes poderiam me ajudar? Grata

  95. ROSA (ARARAS) dá seu palpite,

    fevereiro 24, 2012 @ 18:03

    gostaria de saber se a argila verde da marca VITA VITA, serve pra uso interno,pois estou com estomatite,e se é verdade o poder de asborvição de gorduras.pois a farmacéutica da minha cidade disse que eu estaria gastando o meu dinheiro e que era muito perigoso ingerir a argila,aguardo seu retorno.

  96. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    março 3, 2012 @ 9:48

    Bom dia José!

    Sugiro a leitura do artigo: http://gerovida.blog.br/2011/09/22/paralisia/

    Abraço,
    Wanda.

  97. Idel√≠ dá seu palpite,

    abril 20, 2012 @ 18:57

    Oi Wanda, boa noite!
    estou com um cravo interno, de cor acinzentado, que est√° encapsulado, pr√≥ximo da coluna, na regi√£o lombar. Este, come√ßou a aumentar de tamanho, medindo agora mais ou menos meio cent√≠metro de di√Ęmetro. Gostaria de saber se com o uso da argila poderia elimin√°-lo, e, se indicada, de que forma us√°-la?
    Qual a diferença no uso da argila em forma de cataplasma ou diretamente na pele para eliminar determinadas dores?
    Parabens! Adorei o blog!

  98. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    junho 9, 2012 @ 11:37

    Bom dia Rejane!

    Infelizmente, não temos experiência com o uso da argila para cura especificamente de alergia.
    Sugerimos que procure o terapeuta Jaime Bruning, pois acreditamos que ele possa auxili√°-la.
    Seu site é www. jaimebruning.com.br

    Abraço,
    Wanda.

  99. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    junho 9, 2012 @ 11:39

    Bom dia Juliana!

    Uma fonte confiável para uso interno é a marca Terra Viva.
    Você pode comprar pela internet pelo site: http://www.argilaterraviva.com.br/

    Abraço,
    Wanda.

  100. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    julho 12, 2012 @ 15:16

    Boa tarde Rosa!

    Não conheço esta marca Vita Vita. As argilas que podem ser utilizadas para uso interno precisam ter esta informação na embalagem (Uso externo e uso interno). Se estiver escrito apenas própria para uso externo, não indicamos ingeri-la.
    Uma marca de confiança para uso interno é a Terra Viva, que você consegue comprar pela internet.
    O uso interno é indicado para alguns casos e para outros não. Não há perigo em ingeri-la desde que com boa orientação profissional.
    Se voc√™ tiver interesse temos um curso de argila na modalidade √† dist√Ęncia (http://www.gerovida.com.br/gerontologia/curso-argila-terapeutica-1.html)
    Enquanto voc√™ estiver fazendo o curso, n√≥s estaremos te orientando e tirando suas d√ļvidas.

    Abraço,
    Wanda.

  101. ivo dá seu palpite,

    julho 19, 2012 @ 20:12

    A ARGILA E UM SANTO REM√ČDIO PARA AS ESPINHAS AS MINHAS FORAM SUMINDO COM O PASSAR CONTINUO. COMO J√Ā ENSINAVAM OS ANCESTRAIS IND√ćGENAS!!

  102. alex dá seu palpite,

    dezembro 20, 2012 @ 14:46

    gostaria de tirar uma duvida, qualquer argila, seja a verde, a vermelha, a branca e outras, podem ser usadas internamente seguindo as recomenda√ß√Ķes ou existe algum desses tipos que nao pode ser usado internamente?
    grato- alex – bh.

  103. isaque dá seu palpite,

    dezembro 27, 2012 @ 0:21

    A marca chá & cia e confiável para argilas terapêuticas?e a argila preta pode ser ingerida oralmente?

  104. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    janeiro 28, 2013 @ 15:31

    Boa tarde Idelí!

    O uso da compressa de argila para eliminar cravos internos é excelente.
    O ideal seria voc√™ procurar um terapeuta para receber as orienta√ß√Ķes quanto √†s aplica√ß√Ķes de argila e depois voc√™ daria seguimento ao tratamento em sua resid√™ncia.
    Outra possibilidade seria fazer nosso curso de argila terap√™utica na modalidade √† dist√Ęncia, pois enquanto voc√™ estiver no curso podemos te orientar e tirar suas d√ļvidas.

    Abraço e obrigada,
    Wanda.

  105. Orlando Coelho dá seu palpite,

    abril 9, 2013 @ 16:46

    Ol√° Wanda! Espero que esteja tudo bem com voc√™! continuo lendo os vossos maravilhosos artigos e que me t√™m ajudado na minha vida profissional ” Fisioterapia ” somos amigos no Messenger meu Email era sportclinic@hotmail.com. Gostaria de poder continuar recebendo suas orienta√ß√Ķes no meu novo Email. Obrigado e que Deus aben√ßoe todos os momentos de sua Vida. Orlando Coelho

  106. Rose dá seu palpite,

    abril 12, 2013 @ 16:02

    Ol√°,
    Gostaria de saber se a argila interfere na ação dos anticoncepcionais, já que ela absorve a ação dos medicamentos quando ingerida.

    Obrigada,
    Rose

  107. Michele dá seu palpite,

    abril 24, 2013 @ 20:14

    Ol√°,
    Gostaria de saber qual argila posso fazer o uso interno, onde posso compra-la?
    Moro em Porto Alegre- RS

  108. Aparecido Diniz da Silva dá seu palpite,

    setembro 10, 2014 @ 11:08

    Bom dia.
    A argila utilizada para fazer chá e beber é a mesma argila utilizada nas mascaras?
    Qual a cor da argila mais indicada para problemas da má digestão e circulação sanguinia, (trombose).
    Obrigado.
    Aparecido Diniz da Silva. SP.

RSS Feed for comments on this post · TrackBack URI

Por favor, Deixe um comentário aqui !