Cura com argila

29/09/2008 - 17:14 Por:

Categoria(s): Terapias Complementares

A argila serve para muita coisa. Limpa abcessos, cicatriza feridas, consolida vértebras, absorve quistos, coloca um feto na posição correta. Ao mesmo tempo que reconstitui tecidos destruídos, também absorve tecidos esponjosos, como uma adenóide.

Picadas, mordidas, pancadas saram em tempo recorde e muitas vezes não deixam o menor sinal. Queimaduras não apresentam feridas, um dedo esmagado não perde a unha. Além de tudo, é um grande analgésico.

S√£o muitas as experi√™ncias que deram certo: joelho com hidroma, joelho descalcificado, com artrose, problemas femininos, sinusite, catapora e at√© problemas nervosos. Inflama√ß√Ķes, as mais diversas. H√° quinze anos tratei de um reumatismo numa crian√ßa e at√© hoje n√£o houve reincid√™ncia.

Li relatos sobre o uso da argila contra c√≥lera, o tifo, o sarampo, excesso de radioatividade e tantas outras doen√ßas, que fica imposs√≠vel enumerar. Parece que em todo lugar e em todas as √©pocas h√° pessoas tendo sucesso em tratamentos de sa√ļde com barro.

Foram muitos os casos que testemunhei, ao longo dos anos, de experiências que deram certo. O suficiente para querer que esse modo de curar se torne mais conhecido e mais usado. Vale a pena, apesar do trabalho que dá.

Do livro ‚ÄúArgila, Um santo rem√©dio e outros tratamentos compat√≠veis‚ÄĚ, de Iracela Cassimiro Peretto, Paulinas, SP, 1999. p√°g. 59.

Caro leitor, nosso blog se preocupa com a sa√ļde e o bem estar de todas as pessoas. Desenvolvemos um trabalho na √°rea de terapias complementares, por√©m gostar√≠amos de salientar que qualquer tratamento aqui sugerido n√£o dispensa uma orienta√ß√£o m√©dica ou qualquer orienta√ß√£o na √°rea que voc√™ esteja precisando. Isto significa que os tratamentos com argila terap√™utica e outros devem complementar o tratamento j√° realizado, mantendo sempre o acompanhamento m√©dico. Al√©m disto, sugerimos que aquelas pessoas que j√° est√£o em tratamento e que resolvam usar algum tratamento complementar, que comuniquem o profissional que acompanha seu caso.
Atenciosamente,
Equipe GeroVida.

Indique esse artigo Indique esse artigo

Veja Também:

203 Coment√°rios »

  1. rayssa medeiros dá seu palpite,

    junho 9, 2009 @ 13:16

    nao seria bem um comentario,mais se voce podesse me falar como eu faço o tratamento com a argila para artrite reumatoide e qual argila usar! me responda o mais rapido possivel,desde ja agradeço!

  2. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    junho 10, 2009 @ 9:29

    Bom dia Rayssa!

    Existe v√°rias possibilidades, vou te passar algumas abaixo e vo√™ verifica o que √© mais f√°cil para voc√™ realizar. O tratamento deve durar, no m√≠nimo, 21 dias e as aplica√ß√Ķes devem ser mantidas durante 2 horas:
    - Carv√£o Vegetal: Indicado para articula√ß√Ķes do ombro, cotovelo, coxofemural, joelho, tornozelo, p√© ou calcanhar. Adiciona-se 1 colher de sopa rasa do p√≥ de carv√£o vegetal ao p√≥ da argila para a prepara√ß√£o de aplica√ß√Ķes nas articula√ß√Ķes citadas.
    - Gengibre: Usar 2 colheres de sopa cheias de gengibre ralado com a casca para preparação da compressa de argila para cada articulação. Massagear o local com esta pasta e depois aplicar a compressa. Indica-se dormir com o cataplasma de argila e gengibre.
    - C√Ęnfora: Indicada para articula√ß√Ķes inflamadas (que apresentam dor, incha√ßo e vermelhid√£o). O cataplasma de argila com c√Ęnfora pode ser preparado com 1 pedrinha de c√Ęnfora triturada e misturada ao p√≥ de argila com √°gua.
    - √ďleo de Linha√ßa: Preparar a pasta de argila com √°gua e um pouco de √≥leo de linha√ßa.
    - Para a articulação do tornozelo: Pode-se preparar a pasta de argila e colocá-la dentro de uma meia, calçar a meia e distribuir a argila pelos pés e tornozelo.
    - Cipó-mil-homens: Preparar a pasta de argila com o chá (de morno a frio) desta erva e aplicar sobre as partes afetadas, deixando por 3 horas. Em caso de crise, aplicar diversas vezes ao dia.
    - Arnica: utilizar a rama da planta ‚Äď talhos e folhas. Indicada para contus√Ķes, dores nas articula√ß√Ķes, problemas de pele e para tonificar o organismo. Regenera, vivifica e cura os tecidos lesados.
    Modo de preparo: utilizar o chá das folhas com o pó da argila para preparar o cataplasma. O chá pode ser preparado com 1 xícara de água fervente adicionada sobre 1 colher das folhas dessa erva (infusão). Esperar esfriar para preparar o cataplasma.
    - Salsaparrilha: usar a raiz / rizoma. Indicada como depurativo; para dores nos ossos, gota, reumatismo, pedras nos rins e doenças de pele. Ferver uma porção da erva (correspondente a 1 colher de chá) para 1 xícara de chá de água durante 10 minutos; desligar o fogo e abafar o chá, deixando-o amornar. Após isto, usar o chá para o preparo da aplicação de argila.
    - Catinga de mulata ou Catingueira: usar os galhos. Indicada para artrite, artrose e tendinite. Ferver uma porção da erva (correspondente a 1 colher de chá) para 1 xícara de chá de água durante 10 minutos; desligar o fogo e abafar o chá, deixando-o amornar. Após isto, usar o chá para o preparo da aplicação de argila.

    Abraço,
    Wanda.

  3. DARLENE dá seu palpite,

    junho 17, 2009 @ 13:45

    OI EU PRECISO MUITO QUE VC ME AJUDE ESTOU COM PROBLEMA DE TENDINITE NO JOELHO E DOI MUITO, FAÇO FISIOTERAPIA MAS SEM MELHORA.
    PRECISA FAZER EXERCICIOS FISICOS MAS COM ESTE PROBLEMA EU NÃO POSSO, SERA QUE VC PODE AUXILIAR POR EMAIL, COMO POSSO CURAR ESTA TENDINITE COM ARGILA, OU QUALQUER OUTRA ERVA. MUITA AGRADECIDA.

  4. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    junho 19, 2009 @ 7:50

    Bom dia Darlene!

    Apresentarei abaixo algumas formas de aplicação da argila aliadas a outros elementos que poderão potencializar o tratamento para o seu caso. Aí você pode escolher aquele que lhe parecer mais viável de ser realizado.

    Dores Musculares e Tendinite
    - Carv√£o Vegetal em p√≥: A uni√£o do carv√£o vegetal com a argila acelera a recupera√ß√£o dos processos inflamat√≥rios em geral. Adiciona-se 1 colher de sopa rasa do p√≥ de carv√£o vegetal ao p√≥ da argila para a prepara√ß√£o de aplica√ß√Ķes em √°reas extensas do corpo, como na musculatura das costas.
    - Gengibre: Aux√≠lio no tratamento das dores musculares cr√īnicas nas costas. Macerar gengibre at√© chegar a quantidade de 2 colheres de sopa cheias, juntar o sumo desta quantidade com o p√≥ da argila e √°gua.
    - C√Ęnfora: Indicada para m√ļsculos com intensa contratura muscular (torcicolos, ‚Äúmaus-jeitos‚ÄĚ) e regi√Ķes com tens√Ķes musculares cr√īnicas. O cataplasma de argila com c√Ęnfora pode ser preparado com 1 pedrinha de c√Ęnfora triturada e misturada ao p√≥ de argila com √°gua.
    - Sal grosso + Polpa de Tomate: Preparar o cataplasma de argila com 1 colher de ch√° de sal grosso amassado e polpa de tomate (ou a folha da tomate). Pode-se colocar com uma gaze, prendendo com esparadrapo. Retirar quando estiver bem quente. Dar continuidade ao tratamento at√© sentir que n√£o h√° mais necessidade, ou seja, quando as regi√Ķes ou estruturas lesadas foram recuperadas.
    - Cipó-mil-homens: Indicada para dores na coluna. Preparar o cataplasma de argila com o chá desta erva, aplicar na coluna por 3 horas, durante 15 dias.
    - Arnica: utilizar a rama da planta ‚Äď talhos e folhas. Indicada para contus√Ķes, dores nas articula√ß√Ķes, problemas de pele e para tonificar o organismo. Regenera, vivifica e cura os tecidos lesados.
    Modo de preparo: utilizar o chá das folhas com o pó da argila para preparar o cataplasma. O chá pode ser preparado com 1 xícara de água fervente adicionada sobre 1 colher das folhas dessa erva (infusão). Esperar esfriar para preparar o cataplasma.
    - Canforeira: utilizar as folhas. Indicada para contus√Ķes, dores de pancadas roxas, resfriados e congest√£o nasal. Ferver 1 por√ß√£o da erva equivalente a 1 colher de ch√° da mesma para 1 x√≠cara de ch√° de √°gua durante 1 minuto; desligar o fogo, abafar e deixar amornar. Ap√≥s isto, usar o ch√° para o preparo da aplica√ß√£o de argila.
    - Unha-de-gato: usar os fios da casca. Depurativa; indicada para dores nas costas, nevralgias reumáticas, antiinflamatório, sífilis e doenças venéreas. Ferver 1 porção da erva equivalente a 1 colher de chá da mesma para 1 xícara de chá de água durante 1 minuto; desligar o fogo, abafar e deixar amornar. Após isto, usar o chá para o preparo da aplicação de argila.
    - Taiuia: usar o caule. Indicada para dores no nervo ciático, dores reumáticas, pedras nos rins e doenças de pele. Ferver uma porção da erva (correspondente a 1 colher de chá) para 1 xícara de chá de água durante 10 minutos; desligar o fogo e abafar o chá, deixando-o amornar. Após isto, usar o chá para o preparo da aplicação de argila.
    - Catinga de mulata ou Catingueira: usar os galhos. Indicada para artrite, artrose e tendinite. Ferver uma porção da erva (correspondente a 1 colher de chá) para 1 xícara de chá de água durante 10 minutos; desligar o fogo e abafar o chá, deixando-o amornar. Após isto, usar o chá para o preparo da aplicação de argila.

    Abraço,
    Wanda.

  5. Filipe dá seu palpite,

    julho 29, 2009 @ 11:21

    Ol√°.
    Preciso de ajuda, depois de ler vários comentários, queria se possivel uma melhor informação.
    Faz poucos dias foi diagnosticado pelo m√©dico, o “sidroma de fibromialgia”, tenho tentado a melhor informa√ß√£o a respeito desta doen√ßa, sei que √© bastante dificil a sua cura talvez impossivel, mas queria saber se com a utiliza√ß√£o da argila com outro composto qualquer , se ser√° possivel atenuar tantas dores?
    Porque em todo meu corpo tenho dores, n√£o s√£o dores localizadas.
    Agradeço uma resposta, por favor.
    O meu muito obrigado.
    Atenciosamente:
    Filipe

  6. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    julho 30, 2009 @ 9:23

    Bom dia Filipe!

    Infelizmente, eu desconheço a utilização do tratamento com argila para fibromialgia.
    Mas já entrei em contato com outros terapeutas para checar se eles teriam alguma informação para me passar a este respeito.
    Assim que eu tiver qualquer notícia, te encaminharei.

    Atenciosamente,
    Wanda.

  7. Magda dá seu palpite,

    julho 30, 2009 @ 16:05

    Levei uma pancada no meu olho que est√° inchado e roxo
    Gostaria de saber como faço o tratamento com argila para pancadas?

  8. magali miranda soares de carvalho dá seu palpite,

    julho 31, 2009 @ 18:08

    gostaria de saber se argila √© bom paa pele, se no meu caso que tenho vasculite, nflama√ß√£o dos vasos da pele, se o cataplasma de argila da resultado, tomo as vezes cortisona, e as √ļlceras na pele ser√° q melhoram com argila, como devo usar? sinto coceiras na pele do rosto e costas, em todo corpo.

  9. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    agosto 3, 2009 @ 12:51

    Bom dia Magda!

    - COMPRESSA DE ARGILA

    *√Č indicada para casos de dores repentinas (pancadas, distens√Ķes, tor√ß√Ķes, dores de cabe√ßa…), febre e casos que n√£o exijam tratamento prolongado.

    Prepara-se uma fina camada de argila de ¬Ĺ cm, que permanece pouco tempo sobre o corpo.

    Deve-se usar a argila fria em √°reas inchadas, quentes, doloridas ou feridas.

    Em regi√Ķes com pelos, nos olhos, ouvidos e alguns casos de ferimentos muito abertos, deve-se aplicar a argila sobre uma gaze ‚Äď ou seja, primeiro a gaze, depois a argila e por √ļltimo, um pano para cobrir.

    Um abraço,
    Wanda.

  10. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    agosto 3, 2009 @ 12:56

    Boa tarde Magali!

    Acredito que a argila possa auxiliar nos problemas citados por você.
    Veja a recomendação de uso abaixo:
    - UMECTAÇÃO
    *√Č uma t√©cnica antiga e eficiente para o tratamento das queimaduras, alergias, feridas expostas, coceiras, incha√ßos e contus√Ķes.
    Molha-se um algod√£o ou uma gaze em √°gua argilosa e espreme-se suavemente sobre o local afetado. Procura-se manter a √°rea √ļmida para evitar que se seque. Quando secar, lavar a regi√£o com √°gua muito pura ou com ch√° de camomila.
    √Č indicado para pessoas de pele muito sens√≠vel.

    - Quando o ferimento ou √ļlcera for causado de dentro para fora (diabetes, fur√ļnculos) pode-se aplicar a argila de forma externa, mas com cuidado. Utiliza-se primeiramente a t√©cnica de umecta√ß√£o para que, lentamente, se possa perceber a evolu√ß√£o deste ferimento, pois tende a aumentar para depois se fechar. Quando o ferimento for desenvolvido de fora para dentro (picada de inseto, batida, pancada, corte) a cicatriza√ß√£o se d√° mais r√°pido com a compressa de argila sobre o local.

    Um abraço,
    Wanda.

  11. Patricia dá seu palpite,

    agosto 5, 2009 @ 9:50

    Wanda,

    Estou fazendo tratamento de cancer e gostaria de complement√°-lo com a terapia da argila?
    Pode me ajudar? Quam faz isso em S√£o Paulo?
    Grata,
    Patrícia

  12. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    agosto 6, 2009 @ 17:29

    Boa tarde Patrícia!

    Não conheço profissionais que trabalhem com argila em São Paulo, mas posso te indicar um terapeuta de Americana, em que você passa por uma consulta e ele orienta o restante do tratamento a ser feito em casa.
    Jaime Br√ľming (19) 3461.8380 – 3461.5681 – jaimebruning@uol.com.br
    Ele tamb√©m faz atendimentos √† dist√Ęncia.

    Um abraço,
    Wanda.

  13. leonice dá seu palpite,

    agosto 17, 2009 @ 12:46

    gostaria de saber se argila é bom pra reduzir celulite?gostaria de saber logo

  14. leonice dá seu palpite,

    agosto 17, 2009 @ 12:48

    gostaria de saber se argila é bom pra reduzir gorduras localizadas?
    AGRADEÇO SUA ATENÇÃO

  15. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    agosto 18, 2009 @ 17:26

    Ol√° Leonice!

    A argila é também utilizada para fins estéticos, redução de medidas, celulite e gordura localizada, mas este não é um trabalho que eu desenvolvo. Vou te passar no seu email o contato de uma aluna que eu tive, que fez o curso de estética e sabe como utilizar a argila para estes casos.

    Um abraço,
    Wanda.

  16. Andrea dá seu palpite,

    agosto 19, 2009 @ 12:14

    Ol√°,gostei muito de suas dicas…Preciso de instru√ßoes de como usar argila para curar adenoide. EM CRIAN√áA!

  17. Andrea dá seu palpite,

    agosto 19, 2009 @ 12:47

    Ol√°,obrigada pelas dicas sao muito valiosas…Aqui em casa temos feito muitas curas com argila,a maneira como e¬ī aplicada faz muita diferen√ßa!

  18. Andrea dá seu palpite,

    agosto 19, 2009 @ 12:52

    Ol√°,gostaria de mais uma dica preciosa…Como usar argila para tratar candidiase?

  19. jacinta schwerz dá seu palpite,

    agosto 20, 2009 @ 19:24

    boa noite, gostaria de saber como usar argila no tratamento de trombose no membro inferior esquerdo

  20. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    agosto 22, 2009 @ 14:14

    Andrea… sugiro a leitura do artigo: http://www.drogariacatarinense.com.br/2-19-programa/conteudo.php?cd_entrevista=215
    E higienizar as narinas com √°gua argilosa.

    Um abraço,
    Wanda.

  21. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    agosto 22, 2009 @ 14:16

    Andr√©a… no caso de candidiase, eu indico o uso do absorvente de argila, conforme explicado abaixo:

    - ABSORVENTE HIGIÊNICO
    *Utiliza-se o absorvente para disfun√ß√Ķes do √ļtero, ov√°rios, bexiga, pr√≥stata, rins, reto e uretra. Ele √© eficaz tamb√©m nos casos de calor, coceiras e odores da √°rea genital, mesmo que esses sintomas sejam efeitos colaterais de outros tratamentos.
    Essa técnica pode ser aplicada em crianças, homens e mulheres.
    Preparação:
    1. Cortar uma extremidade do absorvente.
    2. Abrir, ou separar o “meio“ do absorvente, ou seja, abrir espaço, ou um vão entre as camadas que formam o absorvente, sem desmanchá-lo por inteiro.
    3. Colocar num copo, 1 dedo e meio a 2 de √°gua e 1 colher de ch√° de argila verde ou cinza de boa marca (Terra Viva ou Rainha). Misturar bem.
    4. Adicionar essa mistura dentro do absorvente que foi aberto. Apertar de leve o absorvente para espalhar essa √°gua argilosa por todas as suas partes.
    Recomenda√ß√Ķes:
    √Č indicado dormir com o absorvente de argila ou us√°-lo durante o dia, e retir√°-lo quando estiver quente por inteiro.
    Pode-se fazer o tratamento por 21 dias, de preferência, mantendo um mesmo horário a cada dia, para o uso do absorvente.

    Um abraço,
    Wanda.

  22. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    agosto 22, 2009 @ 15:11

    Boa tarde Jacinta!

    Segue abaixo quadro explicativo para seu problema.

    Problema: TROMBOSE – Coagula√ß√Ķes do sangue dentro de um vaso sangu√≠neo, art√©ria ou veia. (trombo significa co√°gulo)
    Causam entupimento dos vasos sanguíneos. Os coágulos, às vezes, podem se soltar das paredes dos vasos e serem levados pela circulação para o coração, pulmão e cérebro, causando uma embolia cerebral (derrame), ou pulmonar.

    Causas: Alimenta√ß√£o em excesso e vida sedent√°ria; Alimenta√ß√£o com muita carne gorda, fritura, doces, farinha branca, ovos, caf√©, √°lcool, etc.; Fumo; Pensamentos e sentimentos negativos (√≥dio, ang√ļstias e menos).

    Como usar a Argila: – Aplica√ß√Ķes de argila na regi√£o afetada por 2 a 3 horas.

    Efeitos: Recuperação da região comprometida pela trombose.

    Abraço,
    Wanda.

  23. elaine dá seu palpite,

    setembro 3, 2009 @ 21:39

    Tenho vasculite é uma inflamação na veia, sou alérgica a antiflamátório será que poço usar linhaça mesmo sendo uma sememte antiflamatória ..obrigada aguado a resposta

  24. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    setembro 5, 2009 @ 8:04

    Bom dia Elaine!

    Vou estudar seu caso com a nutricionista de nossa rede profissional e depois te dou um retorno.

    Um abraço,
    Wanda.

  25. claudia dá seu palpite,

    setembro 9, 2009 @ 19:12

    argila serve para curar celulite ou gordura locallizada; gostaria de saber como.

  26. claudia dá seu palpite,

    setembro 9, 2009 @ 19:26

    argila cura gordura localizada e celulite gostaria de saber ?

  27. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    setembro 10, 2009 @ 10:15

    Bom dia Elaine!

    Segue abaixo a resposta que tive da nutricionista de nossa rede profissional:

    A semente de linha√ßa pode diminuir ou prevenir o aparecimento de algumas doen√ßas, principalmente, as doen√ßas cardiovasculares, reduz o colesterol, possui a√ß√Ķes antioxidantes contra os radicais livres (possui fibras soluveis e insoluveis, e √≥leo, a maior parte W3 e W6) e auxilia na diminui√ß√£o da inflama√ß√£o nas doencas em geral.

    O resultado, geralmente, comeca a ser notado, após o uso contínuo, deve-se lembrar que os alimentos naturais possuem propriedades medicamentosas naturais, sim, mas dependendo do estágio e gravidade da doença, apenas auxiliam na redução dos sintomas, mas não na cura.

    A melhor forma de utilizá-la é ja triturada (farinha de linhaça), ou bater as sementes no liquidificador e guardá-la em geladeira; podem ser acrescidas em iogurtes, sucos, vitaminas, massas de pães e bolos, também na forma de óleo para saladas.

    A recomendação em média é de 2 colheres/dia

    Um abraço,
    Wanda.

  28. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    setembro 12, 2009 @ 14:28

    Ol√° Claudia!

    A argila é também utilizada para fins estéticos, redução de medidas, celulite e gordura localizada, mas este não é um trabalho que eu desenvolvo. Vou te passar o email de uma aluna que eu tive, que fez o curso de estética e sabe como utilizar a argila para estes casos.
    O nome dela é Luciana e enviei para seu email o contato dela.

    Um abraço,
    Wanda.

  29. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    setembro 12, 2009 @ 14:29

    Boa tarde Claudia!

    Sei que a argila auxilia nestes processos de gordura localizada e celulite, por√©m n√£o trabalho com o uso da argila para fins est√©ticos, nosso uso √© mais voltado para quest√Ķes terap√™uticas e problemas de sa√ļde. N√£o saberia como te orientar a este respeito.

    Abraço,
    Wanda.

  30. claudia almeida marques dá seu palpite,

    setembro 18, 2009 @ 8:59

    GOSTARIA DE SABER SE ARGILA CURA CELULITE GORDURA LOCALIZADA E AJUDA A EMAGRECER GOSTARIA DA RESPOSTA URGENTE E COMO SE USA.

  31. claudia almeida marques dá seu palpite,

    setembro 18, 2009 @ 9:01

    VOCE NAO TEM COMO ME PASSAR ALGUEM QUE ENTENDE ESTOU PRECISANDO URGENTE.

  32. claudia almeida marques dá seu palpite,

    setembro 18, 2009 @ 9:06

    ARGILA CURA OS CALORES DA MENOPAUSA

  33. claudia almeida marques dá seu palpite,

    setembro 18, 2009 @ 9:12

    ARGILA CURA OS CALORES DA MENOPAUSA E INTESTINO PRESO COMO SE USA PRECISO URGENTE

  34. claudia almeida marques dá seu palpite,

    setembro 18, 2009 @ 9:16

    ARGILA CURA INTESTINO PRESO E OS CALORES DA MENOPAUSA COMO SE USA. OBRIGADO.

  35. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    setembro 21, 2009 @ 8:58

    Boa tarde Claudia!

    Conhe√ßo a efic√°cia do tratamento com argila para pris√£o de ventre, desconhe√ßo para menopausa…
    Para pris√£o de ventre: preparar a pasta de argila, passar em um pano de algod√£o e aplicar no abdomen deixando por uma hora, durante 21 dias seguidos.

    Abraço,
    Wanda.

    “Caro leitor, nosso blog se preocupa com a sa√ļde e o bem estar de todas as pessoas. Desenvolvemos um trabalho na √°rea de terapias complementares, por√©m gostar√≠amos de salientar que qualquer tratamento aqui sugerido n√£o dispensa uma orienta√ß√£o m√©dica ou qualquer orienta√ß√£o na √°rea que voc√™ esteja precisando. Isto significa que os tratamentos com argila terap√™utica e outros devem complementar o tratamento j√° realizado, mantendo sempre o acompanhamento m√©dico.
    Atenciosamente,
    Equipe GeroVida”.

  36. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    setembro 21, 2009 @ 9:00

    Ol√° Claudia!

    A argila é também utilizada para fins estéticos, redução de medidas, celulite e gordura localizada, mas este não é um trabalho que eu desenvolvo. Vou te passar o email de uma aluna que eu tive, que fez o curso de estética e sabe como utilizar a argila para estes casos.
    O nome dela √© Luciana e em email anterior (dia 12/09) j√° te passei o contato dela… caso n√£o tenha recebido, me avise, que envio novamente.

    Um abraço,
    Wanda.

  37. Roseli dá seu palpite,

    setembro 28, 2009 @ 8:13

    Wanda, bom dia, se existe algum tratamento com argila e qual seria a cor para nodulo de tireoide e tambem gostaria que me passasse o email da sua aluma que sabe do tratamento estético.
    obrigada,
    Roseli

  38. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    setembro 29, 2009 @ 10:43

    Bom dia Roseli!

    Seria melhor primeiro voc√™ procurar uma orienta√ß√£o m√©dica para o problema do n√≥dulo da tire√≥ide e depois usar o tratamento com argila, como complementa√ß√£o ao tratamento orientado pelo profissional da √°rea da sa√ļde.
    Para problemas de teiróide pode-se usar compressa de argila na garganta por 21 dias seguidos, durante no mínimo uma hora de aplicação.
    Vou te passar abaixo o relato de uma terapeuta que não tinha nódulo, mas tinha problema de tereóide e fez uso da argila.
    ” Tenho hipotireoidismo h√° 5 anos. Estou tratando com alopatia h√° 2 anos. Sempre que eu tomava o medicamento, pela manh√£ em jejum, ap√≥s algum tempo me causava taquicardia, fraqueza e tontura.
    Comecei a utilizar a argila (uso interno) com o prop√≥sito de regularizar minhas fun√ß√Ķes intestinais, pois sempre sofri de constipa√ß√£o cr√īnica.
    Resultado: meus intestinos passaram a funcionar regularmente e o mais interessante foi que o efeito colateral do medicamento para tireóide foi neutralizado.
    Relato de Silvia Krisna, 28 anos”

    O email da minha aluna foi enviado para o seu email.

    Um abraço,
    Wanda.

    Caro leitor, nosso blog se preocupa com a sa√ļde e o bem estar de todas as pessoas. Desenvolvemos um trabalho na √°rea de terapias complementares, por√©m gostar√≠amos de salientar que qualquer tratamento aqui sugerido n√£o dispensa uma orienta√ß√£o m√©dica ou qualquer orienta√ß√£o na √°rea que voc√™ esteja precisando. Isto significa que os tratamentos com argila terap√™utica e outros devem complementar o tratamento j√° realizado, mantendo sempre o acompanhamento m√©dico.
    Atenciosamente,
    Equipe GeroVida.

  39. jussiley mello dá seu palpite,

    setembro 30, 2009 @ 13:36

    tem um tratamento varizes com argila

  40. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    outubro 1, 2009 @ 12:16

    Bom dia Jussiley!

    Segue orienta√ß√Ķes:

    Problema – VARIZES: √Č a dilata√ß√£o das veias, em geral nas pernas, p√©s ou no √Ęnus (hemorr√≥idas).
    Causas РSangue viscoso, cheio de impurezas; Doenças do fígado e prisão de ventre; Sapatos de salto alto; Vida sedentária; 2 pequenos vermes que aparecem pelo sangue impuro.
    Como usar a Argila:
    - Aplica√ß√Ķes de argila com o ch√° de cip√≥-mil-homens, ou com cebola ralada, sobre as varizes por 3 horas ou mais tempo, por 20 dias.
    OU
    - Aplica√ß√Ķes finas de argila pura, quando secar trocar por outra.
    OU
    - Aplica√ß√Ķes de argila com vinagre natural de ma√ß√£, ch√° de tansagem ou de castanheiro.
    OU
    - Aplica√ß√Ķes de folhas de couve cruas ou folhas frescas de tanchagem com argila (camada grossa) sobre as mesmas, fixando-as na regi√£o afetada.
    Efeitos – As varizes podem n√£o desaparecer, mas param de dilatar.

    Abraço,
    Wanda.

    Caro leitor, nosso blog se preocupa com a sa√ļde e o bem estar de todas as pessoas. Desenvolvemos um trabalho na √°rea de terapias complementares, por√©m gostar√≠amos de salientar que qualquer tratamento aqui sugerido n√£o dispensa uma orienta√ß√£o m√©dica ou qualquer orienta√ß√£o na √°rea que voc√™ esteja precisando. Isto significa que os tratamentos com argila terap√™utica e outros devem complementar o tratamento j√° realizado, mantendo sempre o acompanhamento m√©dico.
    Atenciosamente,
    Equipe GeroVida.

  41. iolanda gon√ßalves dá seu palpite,

    outubro 3, 2009 @ 20:10

    quero saber se na argila tem como curar espor√£o

  42. iolanda gon√ßalves dá seu palpite,

    outubro 3, 2009 @ 20:11

    preciso saber se tem tratamento para espor√£o com argila

  43. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    outubro 5, 2009 @ 15:02

    Boa tarde Iolanda!

    Minha mãe teve esporão e tratei-a de três formas:
    – Com aplica√ß√Ķes de argila no calcanhar e p√© dolorido;
    РCom massagem relaxante nos pés dela;
    РE orientei-a a todos os dias, antes de levantar da cama, ao acordar, a fazer um exercício de aquecimento da articulação do tornozelo, girando o pé 10 vezes para um lado e 10 vezes para o outro lado.
    Após uns três meses, ela parou de reclamar dar dores.

    Um abraço,
    Wanda.

    Caro leitor, nosso blog se preocupa com a sa√ļde e o bem estar de todas as pessoas. Desenvolvemos um trabalho na √°rea de terapias complementares, por√©m gostar√≠amos de salientar que qualquer tratamento aqui sugerido n√£o dispensa uma orienta√ß√£o m√©dica ou qualquer orienta√ß√£o na √°rea que voc√™ esteja precisando. Isto significa que os tratamentos com argila terap√™utica e outros devem complementar o tratamento j√° realizado, mantendo sempre o acompanhamento m√©dico.
    Atenciosamente,
    Equipe GeroVida.

  44. andrea alves dá seu palpite,

    outubro 10, 2009 @ 21:45

    Venho por meio desta pedir esclarecimento para fibromialgia com argila.Me mande URGENNNNNNNNNNTE por favor sinto muitas dores pelo corpo todo e faço de tudo para melhorar e não consigo um resultado eficás.Obrigado desde já

  45. andrea alves dá seu palpite,

    outubro 10, 2009 @ 21:52

    Gostei meuito desse espa√ßo para esclarecer v√°rios doen√ßas como tamb√©m de fibromialgia que √© uma doen√ßa da moda.QUEM N TEM FIBROMIALGIA EST√Ā FORA DA MODA.√Č a doen√ßa do s√©culo.Espero sua resp. anciosa Abra√ßo Andrea Alvez

  46. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    outubro 11, 2009 @ 17:24

    Boa noite Andrea!

    Segundo dois terapeutas que trabalham com atendimento em fibromialgia:
    1) Para fibromialgia, recomendaria um composto de arnica + unha de gato + sucupira + mulungu …..
    tudo em tintura, anexado √† lama, colocada no local da dor…. n√£o h√° quem resista… e melhora muito….. se puder tomar o composto dinamizado fica melhor o tratamento….. Essa patologia aponta para uma mudan√ßa radical, a alma n√£o aguenta o corpo, da√≠ doi tudo….
    Que a pessoa consiga se refazer!!! Há tempo para mudanças de atitudes!!!!

    2) A argila ajuda muito, mas não resolve só usá-la, deve tomar alguns chás especificos que são previamente testados na avaliação.
    Este √ļltimo trabalha com terapia bioenerg√©tica. Caso tenha interesse, o email dele √© jaimebruning@uol.com.br e ele faz atendimentos √† dist√Ęncia.

    Um abraço,
    Wanda.

    Caro leitor, nosso blog se preocupa com a sa√ļde e o bem estar de todas as pessoas. Desenvolvemos um trabalho na √°rea de terapias complementares, por√©m gostar√≠amos de salientar que qualquer tratamento aqui sugerido n√£o dispensa uma orienta√ß√£o m√©dica ou qualquer orienta√ß√£o na √°rea que voc√™ esteja precisando. Isto significa que os tratamentos com argila terap√™utica e outros devem complementar o tratamento j√° realizado, mantendo sempre o acompanhamento m√©dico.
    Atenciosamente,
    Equipe GeroVida.

  47. Maria Teixeira dá seu palpite,

    outubro 20, 2009 @ 14:16

    A três meses me apareceu dor no ossinho do cotovelo que esta me incomodando
    muito não consigo torcer uma toalha de rosto que doí, e de quebra estou com uma dor tambem no meu calcanhar esquero doi muito quando levanto da cama pela manhã o que me chamou atenção que é tudo do mesmo lado isto é lado esquerdo tenho argila verde em casa posso usar? por gentileza me ajude pois a dor é muita, já marquei consulta com Reumatologista

  48. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    outubro 21, 2009 @ 7:35

    Bom dia Maria!

    O tratamento com a argila pode auxiliar na diminuição das suas dores sim, porém não deixe de ir a esta consulta com o reumatologista, para que este especialista possa checar o motivo destas dores.

    Abraço,
    Wanda.

  49. marta dá seu palpite,

    novembro 1, 2009 @ 14:31

    gostaria de uma receita para tirar manchas do rosto com argila.

  50. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    novembro 3, 2009 @ 12:37

    Boa tarde Marta!

    Para manchas no rosto o mais indicado √© procurar um especialista no assunto, por exemplo, um dermatologista para avaliar o seu caso. Ou procurar um profissional que trabalhe com argila para te passar orienta√ß√Ķes pessoalmente.

    Abraço,
    Wanda.

  51. monica dá seu palpite,

    novembro 15, 2009 @ 4:51

    bom dia tenho a regiao das axilas e natepernas escuras ,argila pode me ajudar?

  52. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    novembro 16, 2009 @ 7:14

    Bom dia M√īnica!

    Acho até que a argila poderia auxiliar em seu caso, mas eu não saberia te orientar a este respeito.
    Você mora em qual cidade? Pois poderia te indicar um especialista neste assunto para você procurar orientação pessoalmente.

    Abraço,
    Wanda.

  53. Liciana dá seu palpite,

    novembro 30, 2009 @ 20:11

    Boa noite! Por favor me oriente quanto ao uso interno da Argila para indicação de doenças do fígado . Obrigada

  54. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    dezembro 1, 2009 @ 6:43

    Bom dia Liciane!

    As orienta√ß√Ķes para uso interno da argila est√£o nos seguintes artigos:
    http://gerontologia.casas.blog.br/2008/04/12/argila-terapeutica-uso-interno/
    http://gerontologia.casas.blog.br/2008/08/10/uso-interno-da-argila-terapeutica/

    Abraço,
    Wanda.

  55. Marlene dá seu palpite,

    dezembro 2, 2009 @ 6:00

    Bom dia!
    gostaria de saber como utilizar a argila para combater a gordura localizada e a celulite. como utilizar da melhor forma, quantas vezes por semana e a cor da argila em caso de gordura localizada. aguardo ancioza a resposta muito obrigado tenha um bom dia.

  56. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    dezembro 4, 2009 @ 8:35

    Bom dia Marlene!

    Infelizmente, não poderei te orientar, pois não sei trabalhar com a argila para fins estéticos, apenas terapêuticos.
    Você mora em qual cidade? Pois de repente, eu possa conhecer alguma terapeuta de sua cidade que trabalhe com argila e estética.

    Abraço,
    Wanda.

  57. Maricelia Souza Costa dá seu palpite,

    dezembro 5, 2009 @ 20:34

    Li as perguntas e respostas e fiquei muito curiosa com eficácia da argila. Me ubmeti a uma tireoidectomia total há 12 dias e ainda estou com a sutura inchada e dolorida, bem como, a garganta dói quando engulo Gostaria de saber se o uso da argila no pescoço dimini o problema e qual a cor da argila é mais indicada para esse fim.
    Grata,
    Maricelia/BA

  58. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    dezembro 7, 2009 @ 7:18

    Bom dia Maricelia!

    No seu caso, acho melhor voc√™ aguardar um pouco mais antes de utilizar a complementa√ß√£o com a argila. Esperar a sutura desinchar e s√≥ depois come√ßar as aplica√ß√Ķes com a argila. No seu caso seria muito importante que seu m√©dico tivesse conhecimento deste procedimento complementar, pois voc√™ passou por uma cirurgia, que fica delicado eu fazer uma orienta√ß√£o √† dist√Ęncia.

    Abraço,
    Wanda.

  59. Rosana dá seu palpite,

    dezembro 11, 2009 @ 17:16

    Boa noite Wanda,

    Gostaria de saber qual a melhor maneira de utilizar a argila para a cura de esporão? Pois minha mãe está com esporão nos dois pés e sente muita dor e pontadas. Fez fisioterapia e infiltração mas não obteve resultados.

    Aguardo respostas,
    Rosana

  60. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    dezembro 12, 2009 @ 6:48

    Bom dia Rosana!

    Minha mãe teve esporão e tratei-a de três formas:
    ‚Äď Com aplica√ß√Ķes de argila no calcanhar e p√© dolorido (voc√™ faz a massa misturando o p√≥ da argila com √°gua mineral em uma vasilha de vidro ou lou√ßa, mexendo com colher de pau, at√© ficar em uma consist√™ncia de massa de bolo, voc√™ pode colocar esta argila dentro de um par de meias velhas e cal√ßar em sua m√£e, ficando, no m√≠nimo, por uma hora;
    ‚Äď Com massagem relaxante nos p√©s dela;
    ‚Äď E orientei-a a todos os dias, antes de levantar da cama, ao acordar, a fazer um exerc√≠cio de aquecimento da articula√ß√£o do tornozelo, girando o p√© 10 vezes para um lado e 10 vezes para o outro lado.
    Após uns três meses, ela parou de reclamar dar dores.

    Um abraço,
    Wanda.

    Caro leitor, nosso blog se preocupa com a sa√ļde e o bem estar de todas as pessoas. Desenvolvemos um trabalho na √°rea de terapias complementares, por√©m gostar√≠amos de salientar que qualquer tratamento aqui sugerido n√£o dispensa uma orienta√ß√£o m√©dica ou qualquer orienta√ß√£o na √°rea que voc√™ esteja precisando. Isto significa que os tratamentos com argila terap√™utica e outros devem complementar o tratamento j√° realizado, mantendo sempre o acompanhamento m√©dico.
    Atenciosamente,
    Equipe GeroVida.

  61. Ramile dá seu palpite,

    dezembro 17, 2009 @ 6:23

    Bom dia, Wanda!
    Tenho muitos cravos no rosto e muitas manchas de acne. J√° fiz diversos tratamentos com dermatologistas com medicamentos a base de hidroquinona e outros. Na maioria das vezes as manchas desaparecem durante o tratamento, mas logo que o interrompo, tudo volta a como era antes.
    Fiquei sabendo sobre a argila por um amigo da minha m√£e e come√ßei a usar. Fiz uma aplica√ß√£o de argila verde no rosto h√° dois dias, mas tenho algumas d√ļvidas quanto a modo de uso, tempo que deve ficar no rosto, quanto tempo levar√° para ter resultados vis√≠veis e se eu notarei alguma altera√ß√£o na pele durante o tratamento. Voc√™ poderia me esclarecer essas coisas? De forma geral, como deve ser o tratamento com argila para acne e manchas?
    Além disso, gostaria de saber sobre o uso da argila para gordura localizada e sobre a utilização de argila para beber.

    Obrigada!

  62. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    dezembro 18, 2009 @ 7:20

    Bom dia Ramile!

    Veja respostas abaixo.

    Abraço,
    Wanda.

    - Preparar a pasta de argila misturando o pó com água mineral em uma vasilha de vidro ou louça e mexer com colher de pau até ficar em uma consistência um pouco mais fina que massa de bolo, aplicar no rosto como se fosse uma máscara;
    - Tempo que deve ficar no rosto: até a máscara secar, que demora em torno de 30 minutos;
    - Quanto tempo levar√° para ter resultados vis√≠veis: depende de cada caso, de modo geral ap√≥s umas quatro aplica√ß√Ķes, uma vez por semana;
    - Se eu notarei alguma altera√ß√£o na pele durante o tratamento: nas primeiras aplica√ß√Ķes, poder√° aumentar o n√ļmero de cravos no rosto, pois a argila est√° retirando todas as impurezas de seu rosto, ap√≥s isto, come√ßa a diminuir at√© cessar; quando se retira a argila o rosto pode ficar mais vermelho e ressecado, lavar com √°gua fria ou ch√° de camomila frio e fazer uma boa hidrata√ß√£o.
    - De forma geral, como deve ser o tratamento com argila para acne e manchas? Estas informa√ß√Ķes s√£o para o tratamento de acne, n√£o tenho experi√™ncia com tratamento de manchas.
    - Além disso, gostaria de saber sobre o uso da argila para gordura localizada: não trabalho com argila para fins estéticos, não saberia te orientar;
    - E sobre a utilização de argila para beber: ler os seguintes artigos: http://gerontologia.casas.blog.br/2008/04/12/argila-terapeutica-uso-interno/ e http://gerontologia.casas.blog.br/2008/08/10/uso-interno-da-argila-terapeutica/

    Caro leitor, nosso blog se preocupa com a sa√ļde e o bem estar de todas as pessoas. Desenvolvemos um trabalho na √°rea de terapias complementares, por√©m gostar√≠amos de salientar que qualquer tratamento aqui sugerido n√£o dispensa uma orienta√ß√£o m√©dica ou qualquer orienta√ß√£o na √°rea que voc√™ esteja precisando. Isto significa que os tratamentos com argila terap√™utica e outros devem complementar o tratamento j√° realizado, mantendo sempre o acompanhamento m√©dico. Al√©m disto, sugerimos que aquelas pessoas que j√° est√£o em tratamento e que resolvam usar algum tratamento complementar, que comuniquem o profissional que acompanha seu caso.
    Atenciosamente,
    Equipe GeroVida.

  63. Ramile dá seu palpite,

    dezembro 18, 2009 @ 11:15

    Obrigada Wanda, as respostas me ajudaram muito!
    S√≥ uma √ļltima d√ļvida: n√£o posso usar a m√°scara mais de uma vez por semana, n√£o?

  64. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    dezembro 19, 2009 @ 6:50

    Bom dia Ramile!

    Pode usar mais que uma vez por semana, mas sempre respeitando, pelo menos, um dia de intervalo entre uma aplicação e a outra. O melhor mesmo é fazer a máscara em um dia, ficar dois sem fazer.

    Abraço,
    Wanda.

    Caro leitor, nosso blog se preocupa com a sa√ļde e o bem estar de todas as pessoas. Desenvolvemos um trabalho na √°rea de terapias complementares, por√©m gostar√≠amos de salientar que qualquer tratamento aqui sugerido n√£o dispensa uma orienta√ß√£o m√©dica ou qualquer orienta√ß√£o na √°rea que voc√™ esteja precisando. Isto significa que os tratamentos com argila terap√™utica e outros devem complementar o tratamento j√° realizado, mantendo sempre o acompanhamento m√©dico. Al√©m disto, sugerimos que aquelas pessoas que j√° est√£o em tratamento e que resolvam usar algum tratamento complementar, que comuniquem o profissional que acompanha seu caso.
    Atenciosamente,
    Equipe GeroVida.

  65. Marciete Caliman dá seu palpite,

    dezembro 26, 2009 @ 16:04

    Gostei muito do seu blog e estou presisando muito se sua ajuda, tenho um amigo que esta obeso e suas pernas estao muito inchadas, com má circulaçao. Queria saber como poderei usar o barro ou argila para ajuda-lo. por favor me ajude a ajuda-lo. Abraço.Deus te Proteja.

  66. claudia helena dá seu palpite,

    dezembro 27, 2009 @ 20:51

    ola wanda…tenho nodulo da tireiode e fa√ßo tratamento a algum tempo com um remedio …ouvi voce comentar sobre a compressa de argila no pesco√ßo por 21 dias…isso ajuda desinchar o nodulo da tireoide? onde posso encontrar essa argila e como se faz essa compressa? por favor me ajude
    obrigada

  67. Neusa Borguezan dá seu palpite,

    dezembro 29, 2009 @ 18:03

    Ol√° Wanda,

    Minha mãe tem um problema no joelho, seguno os médicos é reumatismo, o joelho incha, tem água dentro e dói, o mesmo acontece com o pulso. Ela já está utilizando argila, porém gostaria de saber se existe uma argila especifica, e algum outro produto que possa ser misturado para agilizar o tratamento.

    Por favor me ajude!

    Obrigado!

  68. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    janeiro 5, 2010 @ 13:56

    Boa tarde Marciete!

    Postei hoje um artigo que trata deste problema – obesidade e como utilizar a argila para este caso.
    Por enquanto, o que ajudaria na circulação das pernas do seu amigo é descansá-las para cima para ajudar na circulação de retorno, uma ou mais vezes por dia, uns 10 minutos por vez.

    Abraço,
    Wanda.

  69. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    janeiro 5, 2010 @ 14:01

    Boa tarde Claudia!

    A argila pode sim auxiliar a desinchar nódulo de tireóide.
    De modo geral a argila é comercializada em casas / lojas que vendem produtos naturais.
    Compressa de argila: mistura-se o pó da argila com água mineral ou filtrada em um recipiente de vidro ou louça, mexendo com uma colher de pau, até ficar em uma consistência de massa de bolo.
    Coloca-se esta pasta em um pano de algodão. A espessura da compressa é de 0,5 a 1,0 cm. Aplica-se este pano com a argila em contato com o local a ser tratado.

    Abraço,
    Wanda.

    Caro leitor, nosso blog se preocupa com a sa√ļde e o bem estar de todas as pessoas. Desenvolvemos um trabalho na √°rea de terapias complementares, por√©m gostar√≠amos de salientar que qualquer tratamento aqui sugerido n√£o dispensa uma orienta√ß√£o m√©dica ou qualquer orienta√ß√£o na √°rea que voc√™ esteja precisando. Isto significa que os tratamentos com argila terap√™utica e outros devem complementar o tratamento j√° realizado, mantendo sempre o acompanhamento m√©dico. Al√©m disto, sugerimos que aquelas pessoas que j√° est√£o em tratamento e que resolvam usar algum tratamento complementar, que comuniquem o profissional que acompanha seu caso.
    Atenciosamente,
    Equipe GeroVida.

  70. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    janeiro 5, 2010 @ 14:02

    Boa tarde Neusa!

    Segue abaixo algumas possibilidades de outros produtos a serem utilizados como complementos à pasta de argila. A argila é a terapêutica ou medicinal, comercializada em lojas que vendem produtos naturais e, às vezes em farmácias específicas.

    - Taiuia: usar o caule. Indicada para dores no nervo ciático, dores reumáticas, pedras nos rins e doenças de pele. Ferver uma porção da erva (correspondente a 1 colher de chá) para 1 xícara de chá de água durante 10 minutos; desligar o fogo e abafar o chá, deixando-o amornar. Após isto, usar o chá para o preparo da aplicação de argila.

    - Carv√£o Vegetal: Indicado para articula√ß√Ķes do ombro, cotovelo, coxofemural, joelho, tornozelo, p√© ou calcanhar. Adiciona-se 1 colher de sopa rasa do p√≥ de carv√£o vegetal ao p√≥ da argila para a prepara√ß√£o de aplica√ß√Ķes nas articula√ß√Ķes citadas.

    - C√Ęnfora: Indicada para articula√ß√Ķes inflamadas (que apresentam dor, incha√ßo e vermelhid√£o). O cataplasma de argila com c√Ęnfora pode ser preparado com 1 pedrinha de c√Ęnfora triturada e misturada ao p√≥ de argila com √°gua.

    - Salsaparrilha: usar a raiz / rizoma. Indicada como depurativo; para dores nos ossos, gota, reumatismo, pedras nos rins e doenças de pele. Ferver uma porção da erva (correspondente a 1 colher de chá) para 1 xícara de chá de água durante 10 minutos; desligar o fogo e abafar o chá, deixando-o amornar. Após isto, usar o chá para o preparo da aplicação de argila.
    Abraço,
    Wanda.

    Caro leitor, nosso blog se preocupa com a sa√ļde e o bem estar de todas as pessoas. Desenvolvemos um trabalho na √°rea de terapias complementares, por√©m gostar√≠amos de salientar que qualquer tratamento aqui sugerido n√£o dispensa uma orienta√ß√£o m√©dica ou qualquer orienta√ß√£o na √°rea que voc√™ esteja precisando. Isto significa que os tratamentos com argila terap√™utica e outros devem complementar o tratamento j√° realizado, mantendo sempre o acompanhamento m√©dico. Al√©m disto, sugerimos que aquelas pessoas que j√° est√£o em tratamento e que resolvam usar algum tratamento complementar, que comuniquem o profissional que acompanha seu caso.
    Atenciosamente,
    Equipe GeroVida.

  71. Silvia Costa dá seu palpite,

    janeiro 20, 2010 @ 19:40

    Achei muito bom este blog, e de extremo respeito com as dores alheia .Parab√©ns!pergunta: Meu filho de 6 anos est√° com a adenoide inflamada e com dores de cabe√ßa, e isto j√° se perdura por dois meses…sofro por ele, gostaria de saber como fazer a aplica√ß√£o da argila…agrade√ßo o carinho..Slvia!Esta fazendo agora um tratamento com taerc…e espirrando avamys…por favor..urgente…

  72. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    janeiro 21, 2010 @ 8:20

    Bom dia Silvia!

    Como seu filho ainda √© uma crian√ßa √© bom come√ßar com aplica√ß√Ķes de menos tempo e somente em um local por vez. Voc√™ pode fazer a compressa de argila na garganta, deixando por uns 30 minutos e checando como ele reage, se estiver tudo bem, pode ficar mais 30 minutos. Prepara a pasta de argila misturando o p√≥ da argila com √°gua mineral ou filtrada em uma vasilha de vidro e mexendo com colher de pau at√© ficar uma consist√™ncia de massa de bolo. Colocar esta pasta em um pano de algod√£o e aplicar na garganta. No outro dia voc√™ pode fazer o mesmo procedimento e aplicar na testa, para al√≠vio das dores de cabe√ßa.

    Um abraço,
    Wanda.

    Caro leitor, nosso blog se preocupa com a sa√ļde e o bem estar de todas as pessoas. Desenvolvemos um trabalho na √°rea de terapias complementares, por√©m gostar√≠amos de salientar que qualquer tratamento aqui sugerido n√£o dispensa uma orienta√ß√£o m√©dica ou qualquer orienta√ß√£o na √°rea que voc√™ esteja precisando. Isto significa que os tratamentos com argila terap√™utica e outros devem complementar o tratamento j√° realizado, mantendo sempre o acompanhamento m√©dico. Al√©m disto, sugerimos que aquelas pessoas que j√° est√£o em tratamento e que resolvam usar algum tratamento complementar, que comuniquem o profissional que acompanha seu caso.
    Atenciosamente,
    Equipe GeroVida.

  73. Cl√°udia dá seu palpite,

    janeiro 26, 2010 @ 16:09

    Olá Wanda!! Meu nome é Cláudia, comecei um tratamento terapeutico com argila branca e chá de hortelã. Foi me pedido para usá-lo durante 3 dias por 4 hrs.Gostaria de saber com maior clareza quais são os benefícios que irão me trazer. Após esses três dias , terei que fazer argila com carvão vegetal nos pés por 35 dias por 6 hrs e tomar duas vezes ao dia um floral quatro gotas (de manhã e noite) que sua comp. é de: calmim/feminalis/buque de transformação e bipinatos(6 meses) e capsulas de oléo de linhaça sempre.
    Já fiz todos os exames possíveis com neuro, reumato,ortopedista e não encontraram a causa de uma tremedeira somente no antebraço direito, então resolvi partir para outra alternativa. ( Não tomo nenhum tipo de medicação pois não foi encontrada a causa. Aguardo sua resposta e sugestão com urgencia no meu email se possível. Grata

  74. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    janeiro 27, 2010 @ 13:29

    Boa tarde Cl√°udia!

    De modo geral, pelo pouco que voc√™ me conta, o tratamento indicado vai auxiliar no equil√≠brio org√Ęnico de seu corpo, corrigindo alguma poss√≠vel disfun√ß√£o que exista, mas que n√£o √© diagnosticada a n√≠vel de exames.
    Esse primeiro tratamento de 3 dias, em que local foi indicado você aplicar a argila com chá de hortelã?
    Para que eu possa compreender melhor o tratamento e te dizer os benefícios específicos.

    Abraço,
    Wanda.

  75. Marco Antonio De Lima Santos dá seu palpite,

    janeiro 29, 2010 @ 7:09

    Desejo saber quais s√£o os outros compostos que posso utilizar juntamente com a argila no combate a trombose ?

  76. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    janeiro 30, 2010 @ 10:56

    Bom dia Marco Ant√īnio!

    No caso de trombose geralmente usamos o tratamento com argila pura.
    Veja abaixo:
    Problema Trombose: Coagula√ß√Ķes do sangue dentro de um vaso sangu√≠neo, art√©ria ou veia. (trombo significa co√°gulo). Causam entupimento dos vasos sangu√≠neos. Os co√°gulos, √†s vezes, podem se soltar das paredes dos vasos e serem levados pela circula√ß√£o para o cora√ß√£o, pulm√£o e c√©rebro, causando uma embolia cerebral (derrame), ou pulmonar.
    Causas: – Alimenta√ß√£o em excesso e vida sedent√°ria; – Alimenta√ß√£o com muita carne gorda, fritura, doces, farinha branca, ovos, caf√©, √°lcool, etc.; – Fumo; Pensamentos e sentimentos negativos (√≥dio, ang√ļstias e medos).
    Como usar a Argila: Aplica√ß√Ķes de argila na regi√£o afetada por 2 a 3 horas OU Compressa lombo-ventral por 2 horas.
    Efeitos: Recuperação da região comprometida pela trombose.

    Abraço,
    Wanda.

    Caro leitor, nosso blog se preocupa com a sa√ļde e o bem estar de todas as pessoas. Desenvolvemos um trabalho na √°rea de terapias complementares, por√©m gostar√≠amos de salientar que qualquer tratamento aqui sugerido n√£o dispensa uma orienta√ß√£o m√©dica ou qualquer orienta√ß√£o na √°rea que voc√™ esteja precisando. Isto significa que os tratamentos com argila terap√™utica e outros devem complementar o tratamento j√° realizado, mantendo sempre o acompanhamento m√©dico. Al√©m disto, sugerimos que aquelas pessoas que j√° est√£o em tratamento e que resolvam usar algum tratamento complementar, que comuniquem o profissional que acompanha seu caso.
    Atenciosamente,
    Equipe GeroVida.

  77. NUBIA dá seu palpite,

    fevereiro 5, 2010 @ 8:28

    OLA. BOM DIA. GOSTARIA DE TIRAR UMA DUVIDA. TENHO RENITE ALERGICA E UMA ADENOIDE ATROFIADA QUE ME CAUSA ALGUNS PROBLEMAS ENTRE ELES ROUQUIDÃO. PRECISO SABER SE A ARGILA PODE ME AJUDAR E SE POSSIVEL ME INFORMAR COMO FAÇO PRA USAR. PENSEI EM COMPRAR A ARGILA Q USAM PRA ESTETICA. MAS NÃO SEI SE VAI AJUDAR,. SE PUDER, ME DE SE SUA OPINIAO. DESDE JA AGRADEÇO

  78. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    fevereiro 6, 2010 @ 7:57

    Bom dia N√ļbia!

    A argila pode auxiliar no seu caso sim.
    Você deve preparar a pasta de argila misturando o pó da argila com água mineral ou filtrada em uma vasilha de vidro mexendo com colher de papel até ficar em uma consistência um pouco mais mole que massa de bolo, aplicar esta máscara no rosto, principalmente na região ao redor das narinas, têmporas e testa, ficar durante uns 30 a 40 minutos e depois retirar a argila com água fria.
    A argila usada para a estética pode ser usada para tratamentos terapêuticos, mas a mais indicada neste caso é a argila verde ou cinza.

    Abraço,
    Wanda.

    Caro leitor, nosso blog se preocupa com a sa√ļde e o bem estar de todas as pessoas. Desenvolvemos um trabalho na √°rea de terapias complementares, por√©m gostar√≠amos de salientar que qualquer tratamento aqui sugerido n√£o dispensa uma orienta√ß√£o m√©dica ou qualquer orienta√ß√£o na √°rea que voc√™ esteja precisando. Isto significa que os tratamentos com argila terap√™utica e outros devem complementar o tratamento j√° realizado, mantendo sempre o acompanhamento m√©dico. Al√©m disto, sugerimos que aquelas pessoas que j√° est√£o em tratamento e que resolvam usar algum tratamento complementar, que comuniquem o profissional que acompanha seu caso.
    Atenciosamente,
    Equipe GeroVida.

  79. karin dá seu palpite,

    fevereiro 12, 2010 @ 7:34

    fazer mascara de argila nas pernas e ficar todo este tempo em pé, tem contra indicaçao? por questao de linfatico, coisas do tipo?

  80. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    fevereiro 13, 2010 @ 6:40

    Bom dia Karin!

    De modo geral, quando fazemos aplica√ß√Ķes nas pernas, o ideal seria que a pessoa pudesse descansar, ficar deitanda ou sentada, sem muita movimenta√ß√£o, por no m√≠nimo 1 hora.
    Para tornar mais pr√°tico, as aplica√ß√Ķes podem ser feitas antes de dormir, a√≠ a pessoa aproveita o tempo de sono para descansar e tratar as pernas.

    Abraço,
    Wanda.

  81. Eva dá seu palpite,

    fevereiro 19, 2010 @ 10:21

    Tenho hipertireoidismo e gostaria muito de saber se posso fazer uso da argila, caso eu possa como proceder o uso.Obrigada , abracos.

  82. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    fevereiro 20, 2010 @ 7:49

    Bom dia Eva!

    Você pode fazer uso externo da argila terapêutica.
    Preparar a pasta de argila misturando o pó da argila em uma vasilha de vidro com água mineral ou filtrada, mexendo com uma colher de pau até ficar em uma consistência de massa de bolo. Aplicar esta pasta em um pano e aplicar o pano com a argila em contato com sua garganta. Ficar por, no mínimo, 1 hora.

    Abraço,
    Wanda.

    Caro leitor, nosso blog se preocupa com a sa√ļde e o bem estar de todas as pessoas. Desenvolvemos um trabalho na √°rea de terapias complementares, por√©m gostar√≠amos de salientar que qualquer tratamento aqui sugerido n√£o dispensa uma orienta√ß√£o m√©dica ou qualquer orienta√ß√£o na √°rea que voc√™ esteja precisando. Isto significa que os tratamentos com argila terap√™utica e outros devem complementar o tratamento j√° realizado, mantendo sempre o acompanhamento m√©dico. Al√©m disto, sugerimos que aquelas pessoas que j√° est√£o em tratamento e que resolvam usar algum tratamento complementar, que comuniquem o profissional que acompanha seu caso.
    Atenciosamente,
    Equipe GeroVida.

  83. SILVANA dá seu palpite,

    março 9, 2010 @ 8:38

    Estou com muita dor no pé direito e inchaço, com certeza deve ser esporão, gostaria de uma receita com argila para curar este problema, desde já agradeço.

  84. SILVANA dá seu palpite,

    março 9, 2010 @ 8:39

    FAVOR ME INFORMAR AONDE ENCONTRO ARGILA PARA TRATAR DE ESPORÃO E QUAL A RECEITA

  85. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    março 10, 2010 @ 7:42

    Bom dia Silvana!

    Para espor√£o eu indico o seguinte procedimento:
    - Preparar a pasta de argila e colocá-la dentro de uma meia, calçar a meia e distribuir a argila pelos pés e tornozelo. Você mistura a argila com água filtrada ou mineral fria, misturando em um recipiente de vidro e mexendo com colher de pau até ficar em uma consistência de massa de bolo. Ficar com a meia de argila durante 1 a 2 horas.
    - De modo geral a argila é comercializada em lojas que vendem produtos naturais.

    Um abraço,
    Wanda.

    Caro leitor, nosso blog se preocupa com a sa√ļde e o bem estar de todas as pessoas. Desenvolvemos um trabalho na √°rea de terapias complementares, por√©m gostar√≠amos de salientar que qualquer tratamento aqui sugerido n√£o dispensa uma orienta√ß√£o m√©dica ou qualquer orienta√ß√£o na √°rea que voc√™ esteja precisando. Isto significa que os tratamentos com argila terap√™utica e outros devem complementar o tratamento j√° realizado, mantendo sempre o acompanhamento m√©dico. Al√©m disto, sugerimos que aquelas pessoas que j√° est√£o em tratamento e que resolvam usar algum tratamento complementar, que comuniquem o profissional que acompanha seu caso.
    Atenciosamente,
    Equipe GeroVida.

  86. ang√©lica dá seu palpite,

    março 14, 2010 @ 15:03

    Por favorm meu filho foi diagnosticado com osteocondroma s√©ssil(tumor benigno) no √ļmero. Se d√° uma batida no local, ele sente dor. Ele est√° com acompanhamento m√©dico, mas eu estou usando argila verde, cebola ralada, carv√£o e camomila em compressa no local. √Č o indicado? Com 30 minutos de compressa, ele j√° sente dor local.
    Espero resposta, um abraço, Angélica

  87. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    março 15, 2010 @ 15:09

    Boa tarde Angélica!

    Não é comum sentir dor durante a aplicação de argila. Talvez, você esteja usando muitos elementos que potencializam o efeito e possa estar sendo muito forte para seu filho. Sugiro que recomece aplicando somente compressas de argila e, conforme ele for se acostumando, você vai acrescentando os outros elementos.

    Abraço,
    Wanda.

    Caro leitor, nosso blog se preocupa com a sa√ļde e o bem estar de todas as pessoas. Desenvolvemos um trabalho na √°rea de terapias complementares, por√©m gostar√≠amos de salientar que qualquer tratamento aqui sugerido n√£o dispensa uma orienta√ß√£o m√©dica ou qualquer orienta√ß√£o na √°rea que voc√™ esteja precisando. Isto significa que os tratamentos com argila terap√™utica e outros devem complementar o tratamento j√° realizado, mantendo sempre o acompanhamento m√©dico. Al√©m disto, sugerimos que aquelas pessoas que j√° est√£o em tratamento e que resolvam usar algum tratamento complementar, que comuniquem o profissional que acompanha seu caso.
    Atenciosamente,
    Equipe GeroVida.

  88. rosilene rodrigues dá seu palpite,

    março 17, 2010 @ 20:40

    Ol√°,adorei seu blog!
    Gostaria de saber como posso fazer a argila para colocar na coluna.Tenho 36 anos,sou magra e até por isso me assusto com o que venho sofrendo muito com essas dores. Me ajude!

  89. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    março 18, 2010 @ 8:34

    Bom dia Rosilene!

    As aplica√ß√Ķes de argila na coluna devem ser na temperatura morna. Ent√£o a √°gua que voc√™ vai usar para preparar deve estar nesta temperatura.
    Misturar o p√≥ da argila com a √°gua morna em pote de vidro ou lou√ßa, mexendo com colher de pau at√© ficar em uma consist√™ncia de massa de bolo. Aplicar esta pasta em um pano de algod√£o e aplicar na coluna, com a argila em contato com a pele. Se sentir frio, se cubra com cobertor ou uma toalha at√© passar o inc√īmodo.

    Sds,
    Wanda.

    Caro leitor, nosso blog se preocupa com a sa√ļde e o bem estar de todas as pessoas. Desenvolvemos um trabalho na √°rea de terapias complementares, por√©m gostar√≠amos de salientar que qualquer tratamento aqui sugerido n√£o dispensa uma orienta√ß√£o m√©dica ou qualquer orienta√ß√£o na √°rea que voc√™ esteja precisando. Isto significa que os tratamentos com argila terap√™utica e outros devem complementar o tratamento j√° realizado, mantendo sempre o acompanhamento m√©dico. Al√©m disto, sugerimos que aquelas pessoas que j√° est√£o em tratamento e que resolvam usar algum tratamento complementar, que comuniquem o profissional que acompanha seu caso.
    Atenciosamente,
    Equipe GeroVida.

  90. JEFERSON MACHADO MELGAREJO dá seu palpite,

    março 27, 2010 @ 18:02

    Boa Noite!,

    Estou com uma calcifica√ß√£o no calcanhar do p√© esquerdo a uns 2 anos, o m√©dico ortopedista me receitou fazer fisioterapia e que n√£o jogasse mais futebol devido ao impacto que causa com o solo. Fiquei sabendo atrav√©s de um amigo que o tratamento com a argila provalvemente resolveria o meu problema, pois se tornou uma dor cr√īnica, gostaria de saber qual tipo de tratamento posso fazer com a argila afim de acabar com essa dor que tanto me incomoda e impedi de fazer uma das coisas que mais gosto que √© jogar futebol.

  91. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    março 29, 2010 @ 15:01

    Boa tarde Jeferson!

    Para problemas no calcanhar eu indico o seguinte procedimento:
    - Preparar a pasta de argila e colocá-la dentro de uma meia, calçar a meia e distribuir a argila pelos pés e tornozelo. Você mistura a argila com água filtrada ou mineral fria, misturando em um recipiente de vidro e mexendo com colher de pau até ficar em uma consistência de massa de bolo. Ficar com a meia de argila durante 1 a 2 horas.

    Um abraço,
    Wanda.

    Caro leitor, nosso blog se preocupa com a sa√ļde e o bem estar de todas as pessoas. Desenvolvemos um trabalho na √°rea de terapias complementares, por√©m gostar√≠amos de salientar que qualquer tratamento aqui sugerido n√£o dispensa uma orienta√ß√£o m√©dica ou qualquer orienta√ß√£o na √°rea que voc√™ esteja precisando. Isto significa que os tratamentos com argila terap√™utica e outros devem complementar o tratamento j√° realizado, mantendo sempre o acompanhamento m√©dico. Al√©m disto, sugerimos que aquelas pessoas que j√° est√£o em tratamento e que resolvam usar algum tratamento complementar, que comuniquem o profissional que acompanha seu caso.
    Atenciosamente,
    Equipe GeroVida.

  92. Eleusa maria Santos Silva dá seu palpite,

    abril 19, 2010 @ 9:05

    Ol√° Wanda.
    Meu filho tem 13 anos e há 9 meses retirou um tumor benigno do fêmur. Só que ele não consegue até hoje esticar totalmente a perna,apesar da fisioterapia e da natação.Gostaria e saber se o tratamento com a argila pode ajudá-lo.

  93. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    abril 20, 2010 @ 8:16

    Oi Eleusa, bom dia!

    Eu acredito que o tratamento com a argila pode auxiliar sim no caso de seu filho, em complementa√ß√£o ao que voc√™s j√° fazem, fisioterapia e nata√ß√£o. Acredito que a inclus√£o da argila poder√° acelerar o aparecimento de resultados. Por outro lado, cada organismo reage de forma diferente ao tratamento com argila, uns mais r√°pidos, outros mais lentos…

    Abraço,
    Wanda.

  94. leslie dá seu palpite,

    maio 17, 2010 @ 6:06

    olá wanda! th uma filha port. de sind.de down, hj com 24 aninhos, ela tem se queixado mt de prisáo de ventre.tem epocas que fica mais de semnas sem defecar.th notado algo como se fosse uma bola entre a vagina e o anus dela toda vez que fica sentada no sanitario por mais tempo. fico mt preocupada sem saber ao certo o que fazer.ela esta tomando 1 comp. de argila em jejum toda dia.tomando tb 2 comp. ao dia de malva silvestre 2x.parei por 3 dias pois tivemos uma viagem,e tb porque nao vi mt efeito.pra dizer a verdade eu so vejo enquanto nao paro.é eu parar de dar os comp. volta td de novo mais severo.o que vc acha que devo fazer. me ajude sim, espero retorno.ela toma puram t4 de 88 p. hipot. e remedios p. comvulsao.abraços.

  95. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    maio 18, 2010 @ 18:36

    Boa tarde Leslie!

    No trabalho de argila terapêutica que desenvolvemos, não indicamos o uso interno da argila quando a pessoa faz uso de medicamentos alopáticos.
    No caso de pris√£o de ventre, pode se fazer aplica√ß√Ķes externas. Vou te enviar abaixo algumas possibilidades de tratamento para pris√£o de ventre:

    Problema: PRIS√ÉO DE VENTRE – CONSTIPA√á√ÉO – Dificuldade e atraso em evacuar. √Č uma doen√ßa grave, pois √© a causa de muitos outros problemas.
    Causas: РAlimentos processados industrialmente, sem farelo e sem fibra; РFalta de exercícios físicos; e Falta de água no organismo; РTensão nervosa; РÚlcera ou outra infecção no intestino.
    Como usar a Argila: – Aplicar cataplasma de argila sobre o ventre por 3 horas; OU – Compressa de argila no abd√īmen por 3 horas. E – Uso interno da argila por 21 dias, em jejum, pela manh√£. (Como sua filha faz tratamento alop√°tico, sugiro substituir o uso interno pelo absorvente de argila)
    Efeitos: – Refresca o intestino; – Descongestiona o intestino; – Ativa as fun√ß√Ķes e o trabalho intestinal;

    Abraço,
    Wanda.

    Caro leitor, nosso blog se preocupa com a sa√ļde e o bem estar de todas as pessoas. Desenvolvemos um trabalho na √°rea de terapias complementares, por√©m gostar√≠amos de salientar que qualquer tratamento aqui sugerido n√£o dispensa uma orienta√ß√£o m√©dica ou qualquer orienta√ß√£o na √°rea que voc√™ esteja precisando. Isto significa que os tratamentos com argila terap√™utica e outros devem complementar o tratamento j√° realizado, mantendo sempre o acompanhamento m√©dico. Al√©m disto, sugerimos que aquelas pessoas que j√° est√£o em tratamento e que resolvam usar algum tratamento complementar, que comuniquem o profissional que acompanha seu caso.
    Atenciosamente,
    Equipe GeroVida.

  96. C√°ssia dá seu palpite,

    junho 3, 2010 @ 23:47

    Boa noite! Meu filho está 11 anos e e sofre de alergia respiratória, bronquite e sinusite quando em crise. Normalmente coça os olhos( e muito) e as narinas, iclusive sangra de tanto coçar. Como poderia utilizar a argila?

  97. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    junho 7, 2010 @ 15:34

    Boa tarde C√°ssia!

    Enviei para o seu email alguns tratamentos que são utilizados em casos de problemas respiratórios e sinusite.

    Abraço,
    Wanda.

  98. Rejane dá seu palpite,

    junho 24, 2010 @ 18:22

    Boa tarde,

    Estou precisando de ajuda para a seguinte quest√£o, tenho um sobrinho com neurofibromatose N1, sabemos n√£o ter cura, e¬īnem tratamento a n√£o ser os alternativos, j√° fizemos algumas compressas de argila c/ carv√£o vegetal e √© o que alivia as dores. Acontece que onde compramos a mistura est√° saindo muito caro, n√£o temos condi√ß√Ķes de pagar o pre√ßo pedido. Pe√ßo encarecidamente se vc souber de uma fonte direta onde eu possa conseguir um pre√ßo mais em conta, √© a √ļnica forma que temos para ajud√°-lo. Desde j√° agrade√ßo.

  99. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    junho 29, 2010 @ 16:42

    Boa tarde Rejane!

    Voc√™ mesma pode preparar a pasta de argila com carv√£o vegetal… a argila e o carv√£o s√£o comercializados, de modo geral, em lojas que vendem produtos naturais e os pre√ßos s√£o bem acess√≠veis.
    Você reside em qual cidade?

    Abraço,
    Wanda.

  100. Maria dá seu palpite,

    julho 21, 2010 @ 12:28

    Boa tarde,

    Foi-me diagnosticada endometriose profunda, com envolvimento da bexiga (foco de 2x5cm) e do reto com possível foco também numa trompa. Comecei a fazer argila bebível há cerca de 3 meses e compressas no baixo ventre há cerca de 2 parando na menstruação. Denoto redução de alguns sintomas excepto na bexiga que tem piorado creio. Faço também acupunctura e tomo agnos casto. Nas consultas de ginecologia tenho a cirugia como certa. Existe algum tratamento com argila adequado à endometriose? E relativamente à bexiga? Tomo chás, diariamente, para impedir a inflamação principalmente na altura da menstruação em que não consigo evitar os análgésicos devido às dores fortíssimas. Obrigado pela atenção.

  101. VITAH dá seu palpite,

    julho 23, 2010 @ 14:17

    Ol√°, gostaria de saber comno fa√ßo para ter acesso aos e-mail do pessoal que deixam coment√°rios. √Č que vejo muitas perguntas relacionadas √° tratamentos e as pessoas ficam sem resposta clara. Gostaria de poder contribuir.

  102. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    julho 24, 2010 @ 17:33

    Boa tarde Vitah!

    Enquanto empresa prestadora de serviços, temos uma responsabilidade ética em NÃO divulgar os contatos de emails das pessoas que nos procuram. A não ser que elas nos autorizem apra tal.
    A Equipe GeroVida responde aos comentários que possui competência para tal, os demais, são sugeridos encaminhamento para os profissionais competentes.
    Sua contribuição será muito bem vinda, sugiro que responda no próprio blog e encaminharemos para as pessoas que correspondem as suas respostas ou estas pessoas lerão diretamente na internet.

    Atenciosamente,
    Wanda.

  103. Solange dos Santos Machado dá seu palpite,

    julho 29, 2010 @ 8:01

    Bom dia, Wanda!

    Sofro de alergia respirat√≥ria,sinusite,e bronquite.Como poderia utilizar a argilas,pois nestes dias muito √ļmido e frio sofro muito.Por favor me ajude.

    Desde já agradeço pela atenção e orientação

    Solange dos Santos

  104. Solange dos Santos Machado dá seu palpite,

    julho 29, 2010 @ 8:14

    Bom dia, Wanda!

    Tenho pesquisada muito sobre argilas e descobri a √°gua argilosa.Para que tipo de tratamento serve e como ela age no organismo?
    Desejo aprofundar mais no assunto: Cura com √°gua argilosa.

    Desde já agradeço pela atenção e orientação

    Solange dos Santos

  105. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    julho 30, 2010 @ 14:12

    Bom dia Solange!

    Envio abaixo algumas informa√ß√Ķes que, talvez, possam te auxiliar:
    Sinusite pode ser tratada com uma m√°scara de argila na face, preparada com uma gota de √≥leo essencial de menta ou de eucalipto, de boa fonte (Bioess√™ncia ou Brazil Portrait). Essa m√°scara deve ser mais espessa nas regi√Ķes correspondentes aos seios da face e no nariz. Manter essa aplica√ß√£o por 30 minutos.
    Cataplasmas na nuca também são usados em qualquer problema na cabeça, como por exemplo, sinusite, rinite, otite e enxaquecas. Esse cataplasma deve ser mantido por uma, duas ou mais horas. Argila aplicada na nuca atua beneficiando a hipófise, fortalecendo assim centros vitais importantes. Se o cataplasma for aplicado frio e não se aquecer logo ou se a pessoa sentir frio durante a aplicação, deve ser trocado por outro cataplasma aquecido.
    Para sinusite, rinite, congestão nasal e coriza, pode-se aspirar uma água argilosa preparada com antecedência (aproximadamente uma hora), duas vezes ao dia. Essa água é preparada da seguinte maneira: coloca-se uma colher de café do pó da argila em uma xícara de água filtrada ou mineral e três gotas de limão. Deixar essa mistura em repouso, tampada, por uma hora. Após isso, aspirar o líquido pelas narinas, uma de cada vez. Parte da água descerá pela garganta.
    Para esses casos, pode-se, também, ingerir argila diluída, preparada com uma colher de café de pó de argila em um copo de água mineral ou filtrada, em jejum pela manhã.
    Indico também a leitura dos artigos:
    - http://gerovida.blog.br/2009/07/21/suco-para-asma-parte-%C2%BD/
    - http://gerovida.blog.br/2009/07/21/suco-para-asma-parte-22/

    Abraço,
    Wanda.

    Caro leitor, nosso blog se preocupa com a sa√ļde e o bem estar de todas as pessoas. Desenvolvemos um trabalho na √°rea de terapias complementares, por√©m gostar√≠amos de salientar que qualquer tratamento aqui sugerido n√£o dispensa uma orienta√ß√£o m√©dica ou qualquer orienta√ß√£o na √°rea que voc√™ esteja precisando. Isto significa que os tratamentos com argila terap√™utica e outros devem complementar o tratamento j√° realizado, mantendo sempre o acompanhamento m√©dico. Al√©m disto, sugerimos que aquelas pessoas que j√° est√£o em tratamento e que resolvam usar algum tratamento complementar, que comuniquem o profissional que acompanha seu caso.
    Atenciosamente,
    Equipe GeroVida.

  106. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    julho 30, 2010 @ 14:12

    Bom dia Solange!

    Sugiro a leitura de dois artigos sobre este assunto:
    http://gerovida.blog.br/2008/04/12/argila-terapeutica-uso-interno/
    http://gerovida.blog.br/2008/08/10/uso-interno-da-argila-terapeutica/

    Abraço,
    Wanda.

  107. Ros√°lia dá seu palpite,

    agosto 18, 2010 @ 10:03

    Bom dia Wanda! Eu entendi que você não desenvolve a estetica com argila. Mas peço se vc tem alguém de confiança igual vc, que possa me ajudar no tratamento com argila para tratamentos de gorduras localizadas, pois tenho 64 anos de idade tenho muita gordura no abdomen e me encomoda muito. Por favor me ajude.
    Que Deus Pai continue abençoando tu e a tua casa.
    Aguardo contatos.
    Abraços da Rosália.

  108. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    agosto 19, 2010 @ 20:48

    Boa noite Ros√°lia!

    Vou te passar o site e email de uma terapeuta no Rio, com o qual conhecemos a argila. Talvez ela possa te ajudar.
    email: terraviva@argilaterraviva.com.br
    site: http://www.argilaterraviva.com.br/

    Abraço,
    Wanda.

  109. rosangela dá seu palpite,

    setembro 14, 2010 @ 14:27

    Ol√°!
    Por Favor como faço para entrar em contato com a senhora.
    Tenho muito interesse de fazer cursos, obter apostilas, entrar em contato com pessoas da area, trocar e-mails,informa√ß√Ķes e adquirir literaturas espec√≠ficas.
    Tenho lido as respostas e estou muito entusiasmada em praticar em pessoas queridas e necessitadas as técnicas apresentadas.
    Faço parte de um programa de voluntários que asssite e atende pessoas idosas e crianças com cancer.
    Creio e acredito em tratamentos naturais para amenizar ou curar as várias doenças existentes. Desde já aguardo ansiosamente seu contato.

  110. Roberto dá seu palpite,

    outubro 15, 2010 @ 13:10

    Ola Wanda minha esta com tiroide,bocio mergulhante
    esta fazendo exames p operarar
    por favor qual a cor de argila qu poderiamos usar parar¬ī
    para aminizar os nodulos antes da cirugia
    Grat Roberto

  111. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    outubro 16, 2010 @ 18:16

    Boa tarde Roberto!

    A argila mais utilizada para tratamentos terapêuticos é a verde (ou cinza como alguns a conhecem).

    Abraço,
    Wanda.

  112. Coelho dá seu palpite,

    novembro 5, 2010 @ 13:36

    Boa tarde! Parabéns pela página pois tem toda a matéria que a maioria das vezes precisamos gostaria de poder ficar com o vosso e-mail. Grato

  113. Valquiria dá seu palpite,

    novembro 8, 2010 @ 19:31

    Boa noite,tenho ouvido falar muito da cura atraves da argila,fiz uma cirurgia por baixo a um ano e fiquei mestruada por nove meses,foram retirados mais de 40 pólipos ou miomas nao sei,hoje tomo hormonio (Duplaston) todos os dias pois se fco sem tomar mestruo,mas mesmo assim tem vezes que mestruo e fico por mais de 25 dias mestruada e é fortissima quase que uma hemorragia,graças a Deus que nao tenho dores.Por favor voce poderia me passar a receita e a cor da argila que devo usar para acabar com esse meu problema.Por favor me envie a resposta pelo meu email.Obrigada QUE DEUS TE ABENÇOE!

  114. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    novembro 10, 2010 @ 19:46

    Boa noite Valquiria!

    Não tenho experiência com argila para casos parecidos com o seu.
    Vou te passar o contato da Beatriz Vergara, super especialista em argila. Acredito que ela poder√° te auxiliar.
    Email: terraviva@argilaterraviva.com.br
    Outra possibilidade que acredito poder te ajudar seria o tratamento com acupuntura.

    Abraço,
    Wanda.

  115. bernadete dá seu palpite,

    março 22, 2011 @ 7:21

    OI,GOSTEI MUITO OS SEUS COMENTARIO E QUERIA UMA AJUDA PARA ESPORÃO,A ARGILA SERIA BOM PARA ISSO,POR FAVOR ME ORIENTE,OBRIGADA.

  116. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    março 24, 2011 @ 20:05

    Boa noite Bernadete!

    A argila seria boa para espor√£o sim.
    Eu mesma já ajudei minha mãe que sofria com esporão. Trabalhamos com o uso da argila, massagem e exercícios para os pés.
    O ideal seria procurar um terapeuta que pudesse lhe fazer uma primeira orienta√ß√£o, explicando como fazer as aplica√ß√Ķes para depois voc√™ dar continuidade sozinha.

    Abraço,
    Wanda.

  117. rosely dá seu palpite,

    março 27, 2011 @ 21:35

    Ol√° Wanda, sou Geoterap√™uta (uso Argila na Sa√ļde, Beleza e Nutri√ß√£o) tenho um consult√≥rio e dou atendimento presencial ou online. Ficaria feliz em ajudar!
    S√£o Paulo

  118. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    abril 7, 2011 @ 11:26

    Bom dia Rosely!

    Agradeço pelo seu contato.
    Fico feliz em saber que trabalha com argiloterapia.
    Quando houver procura de pessoas moradoras em S√£o Paulo, passarei o seu contato.

    Abraço,
    Wanda.

  119. CRISTIANE dá seu palpite,

    abril 13, 2011 @ 19:21

    Oi, quero saber se posso tratar SOP (Síndrome de Ovários Policísticos) com argila e como fazer.

  120. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    abril 21, 2011 @ 15:29

    Boa tarde Cristiane!

    Sim, você pode utilizar a argila para SOP.
    O ideal seria procurar um terapeuta que pudesse orient√°-la a como realizar as aplica√ß√Ķes e depois voc√™ daria seguimento no tratamento em sua resid√™ncia.

    Abraço,
    Wanda.

  121. TEREZA dá seu palpite,

    maio 12, 2011 @ 21:17

    Meu filho tem 29 anos e tem muita espinha nas costas. O dermatologista sugeriu roacutan, mas a gente tem medo dele usar, pq tem muitas contra indica√ß√Ķes. Gostaria de saber sobre tratamento alternativo e principalmente sobre tratamento com argila (funciona? qual usar? como usar?
    Deus abençoe voces. Um abraço

  122. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    maio 13, 2011 @ 10:54

    Bom dia Tereza!

    O tratamento com argila para espinhas é muito eficaz.
    O ideal seria voc√™s procurarem um terapeuta para receber orienta√ß√Ķes de qual argila usar, como preparar a pasta e explica√ß√Ķes de como realizar as aplica√ß√Ķes, para depois darem seguimento no tratamento em sua resid√™ncia.

    Abraço,
    Wanda.

  123. jos√© carlos de melo dá seu palpite,

    maio 16, 2011 @ 20:19

    Ol√°
    Wanda , voce conhece aquele ditado antigo, casa de ferreiro espeto de pau.
    Voc√™ sabe algum medicamento para Gl√Ęndula par√≥tida esquerda,com n√≥dulo , e um
    linfonodo abaixo da orelha , não tenho dor . Que tipo de argila eu usaria ,a verde com chá de cipó mil homem.

    NAMASTE

  124. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    maio 17, 2011 @ 12:45

    Bom dia José Carlos!

    De modo geral, nesse caso eu usaria a argila verde sim.
    Para saber qual o ch√° a ser utilizado nesse tratamento, o ideal seria se consultar pessoalmente com algum terapeuta, para que recebesse as orienta√ß√Ķes adequadas e depois daria continuidade ao tratamento em sua resid√™ncia.

    Abraço,
    Wanda.

  125. Marcelo YBk dá seu palpite,

    junho 2, 2011 @ 12:33

    Eu li de uma pessoa falando sobre problema de fibrimialgia. Pela visão da minha linha de Naturopatia a fibrimialgia é manifestada por grandes quantidades de fungos no intestino. Matando esses fungos, oxigenando o sangue e desintoxicando vc têm grandes resultados já obtidos em meus pacientes. Visite o meu site Рhttp://www.totus.br30.com

  126. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    junho 3, 2011 @ 12:40

    Bom dia Marcelo!

    Agradecemos pela sua participação em nosso blog.
    Entrei em seu site e vi que realizam um trabalho sério e dedicado.
    Espero que seu coment√°rio possa trazer alento para pessoas que sofrem com este problema.

    Abraço,
    Wanda.

  127. Luciana dá seu palpite,

    julho 11, 2011 @ 1:03

    Olá. Tenho um nódulo benigno na tiróide, que vem aumentando de tamanho muito lentamente. Faço exames regulares e acompanho o desenvolvimento do mesmo, para, se for necessário, extraí-lo. Gostaria de saber se é possível interromper esse crescimento ou mesmo reduzir o nódulo com a aplicação do tratamento com argila, bem como qual a cor da argila a ser utilizada, onde posso adquiri-la, o período adequado e se encontro profissionais desta área aqui em Porto Alegre/RS. Obrigada!

  128. zeli dagort dá seu palpite,

    agosto 18, 2011 @ 8:57

    oi gostei muito de suas dicas,minha filha te hipotireoidismo,gostaria de saber se argila faz bem e quantas vezes tem que aplicar.bjos

  129. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    agosto 19, 2011 @ 15:27

    Boa tarde Zeli!

    A argila é bem recomendada para hipotireoidismo.
    O ideal seria procurarem um terapeuta para orienta√ß√Ķes quanto √† quantidade necess√°ria de aplica√ß√Ķes para o caso espec√≠fico de sua filha. Depois dariam seguimento nas aplica√ß√Ķes em sua resid√™ncia.

    Abraço,
    Wanda.

  130. viviane dá seu palpite,

    agosto 26, 2011 @ 23:12

    meu filho tem dois anos e sete meses gostaria de saber como posso fazer essa terapia com argila pa cura adenoide descubri recentemente e a medica disse que o ouvido tambem esta inflamado peço que reponda rapido se for possivel ele ja esta sendo medicado mais procuro um aterapira eficaz quero saber tambem onde comprar essa argila obrigada desde ja.

  131. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    agosto 29, 2011 @ 14:23

    Boa tarde Viviane!

    A argila poderia atuar sim no caso de seu filho.
    Como ele √© bem novinho e est√° come√ßando um tratamento alop√°tico, o ideal seria voc√™ procurar um terapeuta que a pudesse orientar pessoalmente sobre a melhor forma de utiliza√ß√£o da argila, para depois voc√™ dar prosseguimento nas aplica√ß√Ķes em sua resid√™ncia.

    Abraço,
    Wanda.

  132. jose odivio felipe dá seu palpite,

    setembro 1, 2011 @ 0:00

    Amiga Wanda… li todos seus comentarios acima..e garanto q absorvi bastante o q de melhor no campo do tratamento de argila…Obrigada.. vc.√© Dez ! Felipe…

  133. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    setembro 3, 2011 @ 12:29

    Bom dia Felipe!

    Muito obrigada!
    Ficamos felizes em saber que aproveitou nosso blog.

    Abraço,
    Wanda.

  134. cirstiane costa dá seu palpite,

    setembro 18, 2011 @ 16:37

    oi gostaria de saber se a argila tira mancha de sol?
    e ser posso ingerir argila? tenho problemas de prisao
    ventre!
    Obrigado!

  135. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    setembro 19, 2011 @ 19:18

    Boa tarde Cristiane!

    Não tenho muita experiência de uso da argila para manchas, mas acredito que possa auxiliar a diminuir sim.
    A argila √© muito boa para problemas de pris√£o de ventre. Nestes casos, o uso interno √© apenas contra-indicado para casos cr√īnicos de pris√£o de ventre.

    Abraço,
    Wanda.

  136. Joselia dá seu palpite,

    novembro 7, 2011 @ 0:41

    Olá. Gostaria de saber qual tipo de argila e de que maneira aplicar para quem tem problema de próstata.
    Desde já agradeço.

    Abraço,

    Joselia

  137. N√≠sia Gama dá seu palpite,

    novembro 9, 2011 @ 13:41

    Ol√°. A aplica√ß√£o de argila e carv√£o √© indicada para c√Ęncer no pulm√£o? Vc conhece algum terapeuta no Rio que aplique e poderia dar o telefone?

  138. Roberta dá seu palpite,

    novembro 14, 2011 @ 6:38

    bom dia, gostaria de saber se posso usar argila nos seios, Engordei muito e eles incharam, obrigada

  139. Derivaldo dá seu palpite,

    janeiro 1, 2012 @ 11:15

    Geneticamente,tenho problemas com a renite,j√° procurei profissional da √°rea fiz uso medicamentos fortes, nada resolveu. Como a argila branca pode mim ajudar e como fazer uso dela? grato.

  140. lucilene dá seu palpite,

    janeiro 4, 2012 @ 15:01

    Boa tarde, li seus comentarios a respeito dos tratamentos com argila, gostaria de saber, se é benefico misturar chas para tratamentos com a argila, como pro exemplo, minha mãe está sofrendo a meses com esporão, ja fez fisioterapia, infiltração e nada mudou. o que eu quero saber se posso estar assiciando algum tipo de cha junto com a argila e por quanto tempo deve ser aplicado e de que forma, o mesmo para hemorroidas?
    obrigada.

  141. lucilene dá seu palpite,

    janeiro 4, 2012 @ 15:04

    só mais uma pergunta, moro em londrina Рpr, por acaso vc conhece alguem por aqui ou na região que de cursos sobre tratamentos com argila ou até mesmo um livro, venho procurando e até agora tudo o que encontrei é muito vago.
    obrigado

  142. FRANCISCO RIBEIRO dá seu palpite,

    janeiro 5, 2012 @ 12:48

    Boa tarde !!!
    Sinceramente amei encontrar esse site.Estou iniciando minha carreira como terapêuta naturalista, quero sua ajuda, envi para o meu e-mail exemplos de tratamentos com argila. Acredito piamente nos efeitos da geoterapia.Também quero adquirir materiais sobre o assunto.
    Prabéns! Feliz 2012, com muito sucessos e ricas bênçãos,
    abraços.

  143. Paulo Pereira dá seu palpite,

    janeiro 11, 2012 @ 21:14

    Foi o acaso que me levou a descobrir essa perola do ensinamento natural. Desejo contribuir de alguma forma pois sou adepto e usuario da argila. S√≥ complementando as informa√ß√Ķes ja fiz o tratamento com as freiras da igreja catolica que s√£o biologas em Juazeiro/BA e Feira de Santana/BA e sei que trabalham tambem em Florianopoles/SC.

  144. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    fevereiro 2, 2012 @ 15:52

    Boa tarde Joselia!

    A argila utilizada é a argila medicinal de cor verde (ou cinza).
    O ideal seria procurar um terapeuta para receber as orienta√ß√Ķes sobre o tratamento para problemas de pr√≥stata e depois voc√™ daria seguimento realizando as aplica√ß√Ķes em sua resid√™ncia.

    Abraço,
    Wanda.

  145. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    fevereiro 2, 2012 @ 18:38

    Boa noite Nísia!

    Aí no Rio tem uma terapeuta maravilhosa, com quem aprendemos muito sobre argila.
    Ela se chama Beatriz Vergara.
    Site: http://www.argilaterraviva.com.br/
    Telefone: (21) 2504-4399

    Abraço,
    Wanda.

  146. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    fevereiro 8, 2012 @ 11:15

    Boa tarde Roberta!

    Sim, você pode usar argila nos seios.
    O ideal √© procurar um terapeuta que possa orient√°-la quanto √† forma de utiliza√ß√£o da argila para este caso e depois voc√™ daria seguimento nas aplica√ß√Ķes em sua resid√™ncia.

    Abraço,
    Wanda.

  147. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    abril 12, 2012 @ 15:35

    Boa tarde Derivaldo!

    Tanto a argila branca como a argila verde s√£o eficazes para o tratamento de rinite.
    O ideal √© que voc√™ procure um terapeuta para que receba as orienta√ß√Ķes de como realizar as m√°scaras de argila e depois voc√™ daria seguimento nas aplica√ß√Ķes em sua resid√™ncia.
    Outra possibilidade seria fazer nosso curso de argila √† dist√Ęncia, pois enquanto estiver no curso poderemos te orientar e tirar suas d√ļvidas. Se tiver interesse, o link do curso √© http://www.gerovida.com.br/gerontologia/curso-argila-terapeutica-1.html

    Abraço,
    Wanda.

  148. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    abril 18, 2012 @ 10:31

    Bom dia Lucilene!

    Sim, existem vários tratamentos em que utilizamos chás para potencializar os benefícios da argila.
    O ideal seria procurar um terapeuta para receber as orienta√ß√Ķes adequadas dos ch√°s a serem utilizados em ambos os casos, bem como para aprender a forma de aplica√ß√£o. Depois voc√™s dariam seguimento nas aplica√ß√Ķes em sua resid√™ncia.
    Temos um curso de argila terap√™utica na modalidade √† dist√Ęncia. O site √©: http://www.gerovida.com.br/gerontologia/curso-argila-terapeutica-1.html

    Abraço,
    Wanda.

  149. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    abril 19, 2012 @ 17:15

    Boa tarde Francisco!

    Muito obirgada!
    J√° estamos com cursos de argila na modalidade √† dist√Ęncia em que as pessoas ter√£o acesso √† diversos tratamentos com a argila.
    Acesse nosso site: http://www.gerovida.com.br/gerontologia/curso-argila-terapeutica-1.html

    Também desejamos um ano abençoado para você.

    Abraço,
    Wanda.

  150. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    maio 2, 2012 @ 10:39

    Bom dia Paulo!

    Agradecemos por compartilhar sua experiência em nosso blog.

    Abraço,
    Wanda.

  151. marcos dá seu palpite,

    maio 3, 2012 @ 22:33

    minha esposa de 53 anos teve cancder de mama 1 anos atras , retirou a mama edurante esses 10 anos ficou bem . agora , 4 meses atras o cancer voltou nos ossos ela ja fez 8 quimis sem resultado peço ajuda . ocarvão vegetal ajuda ou não e como usa lo e se alguem sabe de outro tipo de tratamento agrdeço muito a atenção meu e mail é domarcos@uol.com.br

  152. clovis pereira da silva dá seu palpite,

    maio 23, 2012 @ 13:13

    verdade a argila cura mesmo, eu já vi é tenho prova.

  153. clovis pereira da silva dá seu palpite,

    maio 23, 2012 @ 13:14

    é verdade a argila tem mesmo, resultado para cura de infermidades.

  154. joao sobral dá seu palpite,

    maio 23, 2012 @ 16:10

    ola sou portugues, atravez de pesquisa entrei neste site,tenho um problema num joelho,depois de ter feito uma torçao num treino de tawekondo ele inchou e fez liquido,numa loja aqui em portugal aconselharam o uso de argila verde misturado com sal marinho e vinagre,sera este composto de substancias o correto para o meu caso,obrigado

  155. MICHELLE ANTUNES dá seu palpite,

    maio 28, 2012 @ 18:45

    Ola, boa noite, preciso de ajuda, meu filho tem 6 anos e sofre muito por causa da adenoide que tem, tenho muito medo de opera-lo e ele entao tem pavor só de ouvir falar, goaria de saber se posso cura-lo com argila ?
    Agradeço pela atenção.
    Michelle.

  156. Solange dá seu palpite,

    maio 30, 2012 @ 11:26

    Ol√°, bom dia.

    Primeiro quero parabeniza- La pela iniciativa de nos ajudar com informa√ß√Ķes preciosas e esperan√ßosas.
    Fiz no final de 2009 uma retirada de mioma, mas gra√ßas a Deus meu √ļtero foi preservado. Nunca tive filho e pretendo ter. Vc poderia me orientar algum tratamento com argila? E qual a melhor marca de argila para terapias curativas?

    Um grande abraço.

  157. Adriana dá seu palpite,

    junho 4, 2012 @ 16:23

    Cara Wanda, que Maravilhoso seu site.

    Muito grata por tantas informaçoes valiosas,
    Ja li e reli muito varias coisas desse site, vi varias vezes os video do Sr. Jaime Brunning. E começei a fazer meu tratamento com argila externo ( miomas e cordas vocais). E tambem vou começar a tomar essa semana ( pre-anemia).
    Depois te envio o depoimento, ja to vendo resultados!!!
    Eternamente grata por compartilhar sua valiosa Sabedoria!
    Fraterno abraços.Namaste! Adriana

  158. Karem dá seu palpite,

    julho 13, 2012 @ 12:02

    Tenho d√ļvidas sobre a utiliza√ß√£o da argila para o problema de artrose, como deve ser feita? E quanto √† melhora da circula√ß√£o sangu√≠nea, √© verdade que a argila tamb√©m ajuda? Qual tipo e argila deve ser usado para os casos?

    Bjos

  159. jacira dá seu palpite,

    julho 23, 2012 @ 23:28

    oi wanda tenho fistula e estou sofrendo muito…como √© feito o tratamento com argila? neste caso.. e qual a cor da argila. e quantos dias tem que usar ..obrigado jacira de itajai sc

  160. sara cordas dá seu palpite,

    julho 25, 2012 @ 11:37

    Bom dia,
    eu estou com uma inflamação num ovário, gostaria de saber qual o tratamento com a argila mais adequado, eu tenho um livro da argila mas este não tem especificamente sobre este tema.
    Obrigado pela atenção
    Sara Cordas

  161. Wilson F. Silva dá seu palpite,

    agosto 19, 2012 @ 22:21

    ol√° boa noite!
    no ultimo dia 3 de julho cai de moto e a moto caiu em cima da minha perna, tive uma leve fratura, e torceu meu tornozelo, da fratura já estou recuperado, mais a torção ainda me preocupa, fui ao médico e ele me disse que só o tempo, muito repouso, mais sinto muita dormença nos dedos dos pés e ainda não consigo pisar no chão, apesar de ja ter feito 50 dias!
    uma amiga me falou da argila verde… gostaria que voc√™ me indicasse um tratamento para o tornozelo!

    quais os ingredientes, a forma de preparo e aplicação?

    de já agradeço!

  162. thays dá seu palpite,

    agosto 22, 2012 @ 16:25

    e muito legal me ajudou bastante no trabalho de artes adorei!!!!!!!!!!!!!

  163. Manuela Teixeira dá seu palpite,

    agosto 26, 2012 @ 19:27

    Boa tarde. H√° cerca de 2 meses eliminei um c√°lculo, a partir dessa altura fiquei com uma sensa√ß√£o de desconforto quando urino, e mais vontade de urinar. J√° fiz ecografias e an√°lises e n√£o existe infec√ß√£o e os rins e bexiga tamb√©m n√£o apresentam problemas. A m√©dica p√Ķe a hip√≥tese de o c√°lculo ter ferido a uretra, ou at√© mesmo ter deixado cicatrizes. Enquanto espero pela consulta com o urologista o que posso fazer para aliviar este desconforto. Desde j√° agrade√ßo, at√© breve, Manuela

  164. Almerinda dá seu palpite,

    setembro 11, 2012 @ 23:22

    Faz 15 dias que torci o pé. Estou com os medico e fisioterapia, mas não fico boa.
    A argila me ajudaria? Como usá-la? A parte mais afetada foi o tornozelo, só vive inchado.

  165. S√©rgio dá seu palpite,

    outubro 3, 2012 @ 10:55

    Bom dia,
    Eu sofro de desgaste dos ligamentos e cartilagem dos joelhos o que me provoca bastantes dores.
    Indicaram-me aplicar argila verde mas não sei se é a mais indicada e como se prepara.
    Ser√° que me podia indicar qual a melhor argila a aplicar e como o posso fazer?
    Caso tenha outro tratamento alternativo agradeço que me indique.

    Obrigado e parabéns pelo blog.

  166. Beatriz Costa Rosa dá seu palpite,

    outubro 15, 2012 @ 23:36

    Por favor me passa o endere√ßo eletr√īnico da pessoa que entende de argila para tratamento est√©tico Tenho celulite e gordura localizada. Muito obrigada. Beatriz

  167. Beatriz Costa Rosa dá seu palpite,

    outubro 15, 2012 @ 23:37

    Gostei muito de suas dicas. Por favor me envie o e-mail da pessoa que é especializada em tratamento estético.

  168. Marlucia dá seu palpite,

    outubro 22, 2012 @ 20:45

    Boa tarde,
    Tenho um irm√£o com sindrome de down que fez uma cirurgia de artrodese de coluna C1 e C2, foi colocado uma placa com parafusos, ele ainda leva muito choques, que diz o medico que √© uma press√£o na medula, est√° fazendo fisioterapia e o medico diz que vai voltar a andar , ¬ī¬īe um processo lento, porem notamos que ele n√£o tem firmeza no tranco para ficar sentado, fica somente encostado, esta voltando o movimento das pernas e bra√ßos bem lentamente, o tratamento com argila ajudaria a fortalecer os musculos da coluna e ele se recuperar mais rapido? j√° estamos ficando desesperados.
    Abraço

  169. S√īnia dá seu palpite,

    outubro 23, 2012 @ 2:47

    Boa noite Wanda!
    Excelente o seu site! Parabéns pela iniciativa de ajudar pessoas em busca de curas ou alívios para diversas enfermidades.
    Gostaria de saber como apllicar a argila em pessoas que tem bursite de quadril, e também saber se no caso de pólipo nasal a argila também pode ser usada, como?
    Agrade√ßo informa√ß√Ķes e mais uma vez Parab√©ns pela iniciativa!!
    Se puder enviar resposta para meu e-mail, agradeço imensamente.
    almeidasc13@yahoo.com.br
    Abraço fraterno.

  170. Rosemary anchieta da silva dá seu palpite,

    outubro 31, 2012 @ 11:35

    Olá Wanda. Por favor como posso me tratar em casa com argila ,pois tenho nódulos nas mamas. Desde já muito obrigada..

  171. Teresa Raquel dá seu palpite,

    novembro 4, 2012 @ 22:16

    Ol√° querida vanda, eu tenho miomas ,estou me tratando com Zoladex e com leite de Janaguba, j√° dimuniu bastante, gostaria de saber sobre em que argila pode me ajudar e como faze-la, obrigado

  172. Teresa Raquel dá seu palpite,

    novembro 11, 2012 @ 3:23

    Querida Wanda que tipo de terapeuta eu devo procurar

  173. Janaina dá seu palpite,

    janeiro 2, 2013 @ 11:05

    Bom dia !gostaria de saber como posso mudar a posição do meu bebe com a ajuda da argila,to com 32 semanas e ele se encontra na posição pelvica com dorso a esquerda ou seja sentado .Desde já agradeço a atençao!

  174. paula silva dá seu palpite,

    janeiro 16, 2013 @ 17:34

    boa tarde, gostaria de saber se existe a cura com argila da micose em unha?

  175. paula silva dá seu palpite,

    janeiro 16, 2013 @ 17:35

    estou com tendinite e bursite no ombro e nos quadris, argila pode ajudar?

  176. Fernanda dá seu palpite,

    janeiro 24, 2013 @ 10:28

    Gostaria de saber se posso usar argila junto com erva de santa maria
    Desde ja agradeço.

  177. cleomar rossetto dá seu palpite,

    março 24, 2013 @ 22:38

    tenho tendinite nos dois joelhos e faz um anos ou mais que stou tentando me curar ..doi muitooo ja fiz infiltra√ßoes nos joelhos com enti flamatorio mas nao adianta! como faso o pr tentar curar com argila?? me responda por favor deixo aqui meu email pr quem me possa ajudarme….clrossetto@hotmail.com…….ou cleomar@imprepel.com.br… desde ja agrade√ßo..cleomar

  178. Glacy Moller dá seu palpite,

    abril 10, 2013 @ 11:09

    Wanda,
    Meu marido sofreu uma fratura exposta na tíbia e fíbula, sendo necessaria uma cirurgia que foi realizada a 3 meses e meio. A fratura não está calcificando adequadamento, ou seja, está havendo um retardo de calcificação. Além disto, na mesma perna afetada ele teve uma trombose próximo à virilha.
    Primeiro gostaria de saber se para a consolida√ß√£o √≥ssea a argila pode ajudar? Segundo se os tratamento para a consolida√ß√£o √≥ssea e para a trombose podem ser realizados simultaneamente? E por √ļltimo qual seria o procedimento a ser adotado? Argila pura ou com algum outro componente? Aplica√ß√£o quantas vezes ao dia e por quantos minutos? Espessura da argila a ser aplicada.
    Fico agradecida pela sua ajuda.
    Abraços
    Glacy

  179. Luzia dá seu palpite,

    abril 13, 2013 @ 11:59

    Ol√°
    Tenho bócio nodular e não tenho intensão de fazer cirurgia, estou usando a argila verde. Gostaria de saber se posso preparar a argila com alguma planta que possa ajudar a destruir os nódulos, e qual planta seria a mais indicada. Acredito na força da natureza e sei que os nódulos irão desaparecer estou precisando apenas de orientação especializada. Voce poderá me ajudar? Desde já agradeço.

  180. Bernadete dá seu palpite,

    abril 29, 2013 @ 12:59

    Ola eu tenho trombose no membro inferior esquerdo ja faz 1 ano e meio e ainda tenho trombos.gostaria de saber se da pra usar argila e qual o tipo que eu uso,e se ela previse tbem as varizes se saem e doem muito,tenho um pouco de urgencia se vc puder me responder ficarei eternamente grata..Um grande abra√ßo e obrigada por tirar tantas e tantas duvidas de tanta gente…fique com Deus

  181. edivaldo dá seu palpite,

    maio 8, 2013 @ 20:14

    boa noite! minha mãe tem ulcera que vai do joelho ate o tornozelo, qual tipo de argila deve ser usada, ele tem filariose a 40 anos e erisipele, fez uma cirurgia para diminuir o inchaço, o medico nao fez um incherto, nem plastica, nao cicatriza. me ajude . edivaldo agradeço desde ja

  182. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    maio 14, 2013 @ 17:58

    Boa tarde Marcos!

    O carvão vegetal associado à argila terapêutica é bastante efetivo.
    Como o caso de sua esposa é uma recidiva da doença, sugerimos que procure o terapeuta Jaime Bruning, pois acreditamos que ele possa te auxiliar.
    O site dele é http://www.jaimebruning.com.br

    Abraço,
    Wanda.

  183. jessica dá seu palpite,

    maio 28, 2013 @ 13:46

    A argila cura esporao? Pois meu pai esta e sente muitas doresno calcanhar.agradecida

  184. Catarina dá seu palpite,

    junho 24, 2013 @ 10:51

    Ola amigos, gostaria de saber onde encontrar esse seu livro ” Argila, um santo remedio e outros tratamentos compat√≠veis ” pois gostaria de saber o valor. Muito obrigada, esperarei contato. Um forte abra√ßo.

  185. hortencia sousa dá seu palpite,

    junho 28, 2013 @ 5:48

    1ª vez que estou a ver estas mensagens (salvar a vidas de mtas pessoas q sofrem de varias maneiras) e espero q voces continuem com esta dedicação, força ,e coragem.
    E que vos dê mais sabedoria mais inteligencias para ajudar os proximos.
    Um abraço Grande

  186. nathalia dá seu palpite,

    outubro 25, 2013 @ 14:07

    ol√° adorei seu blog!
    minha mãe esta com tendinite nos ombros e esta tomando um antiinflamatorio receitado pelo médico, porem as dores continua.
    gostaria de saber a melhor forma de ultilização da argila nesse caso!
    qual a cor da argila e o que adicionar junto a ela!
    desde ja agradeço sua atenção

  187. Andrea dá seu palpite,

    outubro 30, 2013 @ 8:15

    Bom dia, estou com espor√£o fa√ßo fisipterapia e √Ī ta resolvendo e tenho edema linfatico a anos, queria saber como devo usar argila para o edema me ajude por favor vivo com o p√© inchado e de vez enquando tenho erizipela me ajude por favor. origada

  188. Daiih Santiago dá seu palpite,

    novembro 22, 2013 @ 20:53

    Ol√°, boa noite !
    Meu padrasto esta com um coagulo no pulm√£o. Li acima, que a argila pode auxiliar no tratamento. Gostaria de saber qual argila pode ajudar-lo, pois ele sente muita dor ao respirar.

    Aguardo reposta.

    Obrigado desde ja !

  189. diana dos santos dá seu palpite,

    janeiro 15, 2014 @ 10:45

    bom dia,meu filho de 10 anos está com 2 proeminencias ósseas na perna direita proximo ao joelho.está em acompanhamento com o ortopedista ,que passa raiox a cada 6 meses(ele já fez 4),sendo que quando levei o ultimo exame o medico disse para esperar mais 4 meses. disse que pode se tratar de um tumor benigno comum em crianças .ele passará uma tomografia.gostaria de utilizar argila durante esse intervalo de espera.gostaria de instruçoes de como usar.desde já muito obrigada.

  190. Abadia da Costa Dias Melo dá seu palpite,

    fevereiro 11, 2014 @ 12:16

    Olá, tenho hipertireóidismo e li sobre como devo utilizar a argila nesse caso mas não está escrito durante quanto tempo devo usá-la, se meses. Você pode me dar essa informação por favor? Obrigada!

  191. Azal√©ia dá seu palpite,

    fevereiro 13, 2014 @ 11:03

    Bom dia,

    gostaria de saber se a argila branca tem algum resultado para a hernia inguinal.
    Obrigada
    Azaléia

  192. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    fevereiro 20, 2014 @ 17:45

    Boa tarde Clovis!

    Agradecemos por compartilhar sua experiência em nosso blog.

    Abraço,
    Wanda.

  193. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    fevereiro 21, 2014 @ 14:13

    Boa tarde Jo√£o!

    Sugerimos que entre em contato com o terapeuta Jaime Bruning, pois acreditamos que ele poder√° melhor te orientar.
    O site é http://www.jaimebruning.com.br
    Se tiver interesse, temos um curso de argila √† dist√Ęncia. Enquanto estiver no curso, podemos te orientar e tirar suas d√ļvidas.
    O link do curso é: http://www.gerovida.com.br/gerontologia/produto/cursos/curso-argila-terapeutica.htm#

    Abraço,
    Wanda.

  194. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    março 21, 2014 @ 11:51

    Bom dia Michelle!

    Sim, é possível fazer um tratamento com argila no caso de seu filho.
    O ideal seria procurar um terapeuta para orientar como utilizar a argila para adenoide e depois voc√™s dariam sequ√™ncia com as aplica√ß√Ķes em sua resid√™ncia.
    Se tiver interesse, temos um curso de argila √† dist√Ęncia. Enquanto voc√™ estiver no curso, podemos te orientar e tirar suas d√ļvidas.
    O link do curso é: http://www.gerovida.com.br/gerontologia/curso-argila-terapeutica-1.html

    Abraço,
    Wanda.

  195. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    março 28, 2014 @ 12:29

    Bom dia Solange!

    Obrigada!
    N√£o podemos fazer orienta√ß√£o √† dist√Ęncia, a n√£o ser que esteja matriculada em nosso curso de argila √† dist√Ęncia, pois l√° temos um outro canal de comunica√ß√£o.
    Se tiver interesse, o link do curso é: http://www.gerovida.com.br/gerontologia/curso-argila-terapeutica-1.html
    Quanto às marcas, em nosso site indicamos três fornecedores, veja no link: http://www.gerovida.com.br/gerontologia/onde-comprar-argila.html

    Abraço,
    Wanda.

  196. Ang√©lica dá seu palpite,

    maio 18, 2014 @ 16:07

    Olá , tenho endometriose profunda, nível 4. Fui operada há 10 dias, para retirar aderências e um endometrioma no ovário esquerdo. Tinha muitas aderências e não foi possível tirar tudo. O médico me passou a injeção zoladex, que induz a menopausa, por 6 meses. Ainda não tenho filho e descobri essa doença justamente tentando engravidar. Uso argila na barriga todas as noites, durmo com ela. E tomo uxi amarelo com unha de gato. Mas vc tem alguma maneira especial para passar a argila? Fria, quente, misturado com algo? Por favor me responda. Beijocas

  197. Helena dá seu palpite,

    junho 19, 2014 @ 11:55

    Ola
    Tenho alguma tend√™ncia para formar quistos… Tenho na gl√Ęndula pineal (fa√ßo vigil√Ęncia desde 2007 atrav√©s de RM), na tiroide (t√™m aumentado e aparecido mais), no ov√°rio, no √ļtero e no p√©.
    Aconselharam-me a beber agua com argila diariamente, uma vez que sou propensa a formar quistos.
    Gostaria da sua opini√£o.
    Obrigada.

  198. MARGARET LOBO IANELO dá seu palpite,

    julho 8, 2014 @ 23:37

    BOA NOITE MEU NOME √Č MARGARET TENHO 29 ANOS MORO EM DIADEMA ,TENHO UMA FILHA DE 3 ANOS E 6 MESES ELA TEM DENOIDE E CARNE ESPANJOSA FIZ TRATAMENTO COM MEDICAMENTOS ,MAS N√ÉO TIVE RESULTADOS ESTOU DESESPERADA PORQUE O M√ČDICO INSISTE EM CIRURGIA MAS TENHO MUITOMEDO GOSTARIA DE SABER SE A ARGILA AUXILIA NESSE TRATAMENTO,ME INFORME TODOS OS DETALHES ,CORES DE ARGILA ETC MUITO OBRIGADA AGUARDO RESPOSTA O QUANTO ANTES.

  199. MARGARET LOBO IANELO dá seu palpite,

    julho 8, 2014 @ 23:41

    BOA NOITE TENHO IRMAS E SOBRINHOS QUE TEM EPILEPSIA A ARGILA AUXILIA EM ALGUM TRATAMENTO DESSE TIPO SE AUXILIAR POR FAVOR ME EXPLIQUE PASSO A PASSO POIS PRECISO DE AJUDA , SENÃO ME PASSE OUTRAS FORMAS DE TRATAR ESSA DOENÇA MUITO OBRIGADA AGUARDO RESPOSTAS.

  200. tania dá seu palpite,

    julho 9, 2014 @ 17:13

    Boa tarde..gostaria de saber como se usa a argila para a paratirenoide.

  201. Luciene dá seu palpite,

    julho 11, 2014 @ 21:37

    Ola,eu tenho epicondelite lateral,t√ī fazendo fisioterapiaaos ainda sem resultado. Ser√° que a argila √© bom pra esse caso? Se for como usar?

  202. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    setembro 15, 2014 @ 11:19

    Ol√° Adriana!

    Muito obrigada!
    Depois compartilhe no blog seus resultados.

    Abraço,
    Wanda.

  203. viviane dá seu palpite,

    dezembro 7, 2014 @ 17:42

    Ola gostaria de algo pata neurofibromatose pois tenho algumas bolinhas pelo corpo.
    Bjs Viviane Curitiba.Parana

RSS Feed for comments on this post · TrackBack URI

Por favor, Deixe um comentário aqui !