Educação continuada / educação permanente

25/03/2009 - 19:02 Por:

Categoria(s): Educação, Gerontologia

Num sentido amplo, educa√ß√£o permanente √© sin√īnimo de culturaliza√ß√£o ou de sociabiliza√ß√£o, significados que correspondem √† ideia de que o ser humano √© programado pela cultura e se desenvolve em sociedade. Esse termo tamb√©m √© entendido como educa√ß√£o de adultos, como um conjunto de atividades que tem por objetivo capacitar os indiv√≠duos ap√≥s o per√≠odo escolar, ou ainda, como um princ√≠pio pedag√≥gico por meio do qual indica-se que o processo educativo √© cont√≠nuo e que ocorre ao longo da vida dos indiv√≠duos, em todas suas circunst√Ęncias (Giubilei, 1993).

Delors (1996) entende a educa√ß√£o como uma experi√™ncia global que se desenvolve ao longo de toda a vida, desde a inf√Ęncia at√© a velhice. Por esse √Ęngulo, a educa√ß√£o permanente representa para o ser humano uma constru√ß√£o cont√≠nua dos seus conhecimentos e aptid√Ķes e da sua capacidade de discernir e agir, permitindo-lhe tomar consci√™ncia de si pr√≥prio e do ambiente que o rodeia, bem como desempenhar sua fun√ß√£o social no mundo.

Na √°rea gerontol√≥gica, a educa√ß√£o permanente encontra sua express√£o mais clara no envolvimento dos idosos com iniciativas educacionais voltadas para a amplia√ß√£o de informa√ß√Ķes (por exemplo: leitura e escrita, l√≠nguas estrangeiras, inform√°tica, sa√ļde), a atualiza√ß√£o e o aprimoramento cultural (por exemplo: turismo, artes, filosofia e psicologia), a valoriza√ß√£o social (por exemplo: programas de conviv√™ncia com as gera√ß√Ķes mais jovens em que os idosos s√£o convidados a oferecer seus conhecimentos especializados), o conv√≠vio com os iguais e os investimentos no desenvolvimento da cidadania. A educa√ß√£o continuada √© exemplificada pelo investimento de profissionais de diferentes √°reas do conhecimento no aprimoramento de informa√ß√Ķes e de habilidades para lidar com a velhice e com os idosos em diferentes contextos, tais como o educacional, o social, o legal e o da sa√ļde.

Reprodu√ß√£o parcial do texto escrito por M√īnica de √Āvila Todaro

Retirado de Neri, Anita L. Palavras-chave em gerontologia. Campinas, SP: Editora Alínea, 2005. pág. 63-67

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