Alimentação por sonda (Dieta enteral)

9/01/2010 - 12:27 Por:

Categoria(s): Gerontologia

A dieta enteral √© fornecida na forma l√≠quida por meio de uma sonda, que colocada no nariz ou na boca vai at√© o est√īmago ou intestino. Assim, √© poss√≠vel fornecer os nutrientes que a pessoa necessita independente da sua coopera√ß√£o, fome ou vontade de comer. A alimenta√ß√£o por sonda √© usada nas seguintes situa√ß√Ķes:
‚ÄĘ Para ajudar na cicatriza√ß√£o de feridas.
‚ÄĘ Para controlar a diarreia, pris√£o de ventre e v√īmitos.
‚ÄĘ Para preparar o organismo para algumas cirurgias e tratamentos de quimioterapia, radioterapia e di√°lise.
‚ÄĘ Quando a pessoa n√£o pode se alimentar pela boca.
‚ÄĘ Quando a quantidade de alimentos que a pessoa come n√£o est√° sendo suficiente.
‚ÄĘ Quando h√° necessidade de aumentar a quantidade de calorias sem aumentar a quantidade de comida.
Em algumas situa√ß√Ķes a pessoa recebe alimenta√ß√£o mista, isso √©, se alimenta pela boca e recebe um complemento alimentar pela sonda. A nutri√ß√£o enteral pode ser preparada em casa ou industrializada. As dietas caseiras s√£o preparadas com alimentos naturais cozidos e passados no liquidificador e coados, devem ter consist√™ncia l√≠quida e sua validade √© de 12 horas ap√≥s o preparo. A dieta industrializada j√° vem pronta para o consumo, tem custo mais alto e pode ser utilizada por 24 horas depois de aberta. A alimenta√ß√£o enteral deve ser prescrita pelo m√©dico ou nutricionista e a sonda deve ser colocada pela equipe de enfermagem. A fixa√ß√£o externa da sonda pode ser trocada pelo cuidador, desde que tenha cuidado para n√£o deslocar a sonda. Para fixar a sonda √© melhor utilizar esparadrapo antial√©rgico, mudando constantemente o local de fixa√ß√£o, assim se evita ferir a pele ou as alergias. O cuidador deve seguir os seguintes cuidados quando a pessoa estiver recebendo a dieta enteral:
‚ÄĘ Antes de dar a dieta coloque a pessoa sentada na cadeira ou na cama, com as costas bem apoiadas, e a deixe nessa posi√ß√£o por 30 minutos ap√≥s o t√©rmino da alimenta√ß√£o. Esse cuidado √© necess√°rio para evitar que em caso de v√īmitos ou regurgita√ß√£o, restos alimentares entrem nos pulm√Ķes.
‚ÄĘ Pendure o frasco de alimenta√ß√£o enteral num gancho, prego ou suporte de vaso em posi√ß√£o bem mais alta que a pessoa, para facilitar a descida da dieta.
‚ÄĘ Injete a dieta na sonda lentamente gota a gota. Esse cuidado √© importante para evitar diarreia, forma√ß√£o de gases, estufamento do abdome, v√īmitos e tamb√©m para que o organismo aproveite melhor o alimento e absorva seus nutrientes.
‚ÄĘ A quantidade de alimenta√ß√£o administrada de cada vez deve ser de no m√°ximo 350ml, v√°rias vezes ao dia; ou de acordo com a orienta√ß√£o da equipe de sa√ļde.
‚ÄĘ Ao terminar a alimenta√ß√£o enteral injete na sonda 20ml de √°gua fria, filtrada ou fervida, para evitar que os res√≠duos de alimentos entupam a sonda.
‚ÄĘ Para as pessoas que n√£o podem tomar √°gua pela boca ofere√ßa √°gua filtrada ou fervida entre as refei√ß√Ķes, em temperatura ambiente, por meio de seringa ou colocada no frasco descart√°vel. A quantidade de √°gua deve ser definida pela equipe de sa√ļde.
‚ÄĘ A sonda deve permanecer fechada sempre que n√£o estiver em uso.
‚ÄĘ A dieta enteral de preparo caseiro deve ser guardada na geladeira e retirada 30 minutos antes do uso, somente a por√ß√£o a ser dada.
‚ÄĘ A dieta deve ser dada em temperatura ambiente, n√£o h√° necessidade de aquecer a dieta em banho-maria ou em microondas.
Fique Atento: Se a sonda se deslocar ou tiver sido retirada acidentalmente, n√£o tente recoloc√°-la, chame a equipe de sa√ļde.
Para o preparo e administração de dieta enteral alguns cuidados de higiene são muito importantes:
‚ÄĘ Lave o local de preparo da alimenta√ß√£o com √°gua e sab√£o.
‚ÄĘ Lave bem as m√£os com √°gua e sab√£o antes de preparar a dieta.
‚ÄĘ Pese e me√ßa todos os ingredientes da dieta, seguindo as instru√ß√Ķes da equipe de sa√ļde.
‚ÄĘ Utilize sempre √°gua filtrada ou fervida.
‚ÄĘ Lave todos os utens√≠lios com √°gua corrente e sab√£o.
‚ÄĘ Lave com √°gua e sab√£o o equipo, a seringa e o frasco e enx√°gue com √°gua fervendo.
Uma maneira simples de verificar se a nutri√ß√£o enteral est√° ajudando na recupera√ß√£o da pessoa √© observar frequentemente se ela est√° mais disposta, se o aperto de m√£o √© mais firme e se consegue caminhar um pouco mais a cada dia. Caso a pessoa esteja inconsciente, o cuidador pode verificar se a pele est√° mais rosada, e menos fl√°cida, se os m√ļsculos est√£o ficando mais fortes. Sempre que for poss√≠vel √© bom pesar a pessoa.
Fique Atento: A diarreia pode ser uma ocorrência comum em pessoas que recebem alimentação enteral. Por isso, é preciso ter muita higiene no preparo e administração da dieta.
Fonte: Guia do Cuidador. Minist√©rio da Sa√ļde. Bras√≠lia, DF, 2008

Indique esse artigo Indique esse artigo

Veja Também:

82 Coment√°rios »

  1. Anna Esther dá seu palpite,

    janeiro 14, 2010 @ 16:19

    Onde posso conseguir a dieta sem custo? minha m√£e entrou na dieta (sonda) estou preocupada pois √Ī temos condi√ß√Ķes r$$$$ verifiquei e achei imposs√≠vel!!!!

  2. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    janeiro 16, 2010 @ 9:47

    Bom dia Anna!

    Infelizmente, n√£o saberia como te responder.
    Te envio o seguinte telefone, que acredito que possa te auxiliar: Disque-sa√ļde ‚Äď 0800 61 1997

    Abraço,
    Wanda.

  3. gilv√Ęnia dá seu palpite,

    fevereiro 8, 2010 @ 13:15

    Ol√°, sou t√©cnica em nutri√ß√£o, e irei dar uma apresenta√ß√£o sobre nutri√ß√£o enteral e parenteral para idosos, no entanto, n√£o estou conseguindo obter informa√ß√Ķes de algumas receitas para aplica√ß√£o nas dietas dos mesmo; gostaria se poss√≠vel, contar com a ajuda de voc√™s, ficarei muito grata.

  4. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    fevereiro 9, 2010 @ 7:05

    Bom dia Gilv√Ęnia!

    N√£o tenho receitas para esta dieta.
    A informação que tenho é que estas receitas são orientadas pela nutricionista do serviço que indica a alimentação por sonda.
    Acredito que voc√™ conseguiria estas informa√ß√Ķes indo at√© um centro de sa√ļde e tentando falar com a nutricionista que atende neste servi√ßo.

    Abraço,
    Wanda.

  5. CORINA IZABEL dá seu palpite,

    fevereiro 27, 2010 @ 17:39

    Meu irm√£o est√° precisando usar a alimenta√ß√£o enteral ( por uma sonda direto no est√īmago), e gostaria de saber marcas e pre√ßos dessa alimenta√ß√£o, e se posso comprar diretamente pelo fornecedor para sair mais em conta. Abra√ßos, Corina.

  6. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    março 2, 2010 @ 12:43

    Boa tarde Corina!

    As informa√ß√Ķes que tenho √© que as orienta√ß√Ķes sobre dieta enteral dever√£o ser passadas pelo servi√ßo que indicou esta dieta para o seu irm√£o. A nutricionista deste servi√ßo saber√° lhe dizer a melhor forma de encaminhar a aquisi√ß√£o deste tipo de dieta.

    Abraço,
    Wanda.

  7. Brenda Bianca dá seu palpite,

    julho 20, 2010 @ 21:35

    Ol√° eu estou fazendo um curso de Tec. de Enfermagem e estou no modulo de nutri√ß√£o e gostaria de saber qual o procedimento para saber se a sonda est√° realmente no est√īmago. Tenho um G.V.G.O para apresentar e tenho que saber isso vc pode me ajudar ??
    Obrigada !!

    Ass: Brenda Bianca Manaus – AM

  8. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    julho 21, 2010 @ 17:44

    Boa tarde Brenda!

    Infelizmente, n√£o saberei responder sua pergunta.
    Sugiro entrar no site http://www.idovida.com.br, e fazer contato com as profissionais de lá, pois uma delas é enfermeira e acredito que poderá te auxiliar.

    Boa sorte,
    Wanda.

  9. sueli aparecida dos santos dá seu palpite,

    agosto 12, 2010 @ 19:17

    Oi gostaria de saber se a sonda enteral estviver fora do lugar se puxar com a seringa a comida volta.Desde ja agradeço

  10. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    agosto 14, 2010 @ 16:03

    Boa tarde Sueli!

    Infelizmente, n√£o saberei te responder.
    Sugiro entrar em contato no site http://www.idovida.com.br ou http://www.anjoenfermagem.com.br
    Os respons√°veis por estas empresas s√£o enfermeiros e conseguir√£o te responder com mais propriedade.

    Abraço,
    Wanda.

  11. Leticia dá seu palpite,

    janeiro 27, 2011 @ 18:20

    A minha mãe vai precisar de alimentação enteral assim que sair do hospital. Já sei que o seu custo é elevado e não podemos pagar. A nutricionista do hospital me disse que posso receber gratuitamente pelo governo. Preciso de formulários para que ela e o médico assinem atestando a necessidade deste tipo de alimentação. Qual site eu devo acessar? Preciso ir a um UBS? Nem a nutricionista sabe onde consegue este formulário. Por favor peço orientação.

  12. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    fevereiro 3, 2011 @ 17:34

    Boa tarde Letícia!

    A orienta√ß√£o que tenho √© procurar uma Unidade B√°sica de Sa√ļde para se informar a respeito.
    Desconhe√ßo o site que possui estes formul√°rios, mas sugiro pesquisar no site da Secretaria de Sa√ļde o Governo Federal.

    Boa sorte,
    Wanda.

  13. Juliana Nogueira dá seu palpite,

    março 27, 2011 @ 11:27

    Ol√° Wanda!
    Senti falta no seu artigo de indica√ß√£o de numera√ß√Ķes de sonda..
    .E uma d√ļvida que a enfermagem discuti muito √© a validade da sonda introduzida porque mesmo com os cuidados necesses√°rios, o material que √© confeccionada a sonda, deve sofrer altera√ß√Ķes e algumas marcas n√£o vem especificando a validade.
    Mesmo que ideal para o meio onde est√° introduzida(PH,TEMEPRATURA)deve haver um prazo de uso seguro para que n√£o se torne “pegajosa”,etc……..
    Obrigada,Juliana

  14. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    abril 5, 2011 @ 11:38

    Bom dia Juliana!

    Agrade√ßo pelas suas considera√ß√Ķes.
    O artigo foi retirado do Guia do Cuidador, publicado pelo Minist√©rio da Sa√ļde.
    Muito importante estas informa√ß√Ķes que voc√™ nos traz.

    Abraço,
    Wanda.

  15. Katia Gomes dá seu palpite,

    abril 21, 2011 @ 14:26

    Minha tia esta usando sonda e infelizmente não estamos acertando fazer a comida dela temos quem olhe mais ela não faz a alimentação sera que vc poderia indicar algumas distribuidoras
    Tenho uma certa urgência
    desde j√° muito obrigada

  16. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    abril 23, 2011 @ 20:17

    Boa noite Katia!

    Dê uma olhada nos seguintes sites:

    http://www.nutriservice.com.br/categoria.php?pai=nutricao-enteral-sonda&id=6
    http://www.casamedica.com.br/mapasite.asp
    http://www.nutrine.com.br/?Menu=Links&Link=735

    Abraço,
    Wanda.

  17. Nutricional dá seu palpite,

    abril 28, 2011 @ 10:52

    Ola Pessoal, aproveitando o post sobre dietas enterais do blog geroVida, conheçam o nosso blog http://nutricionaldietas.blogspot.com/ trabalhamos com dietas enterais e suplementos de varias marcas.
    Espero voces

    Abraços

  18. iracema dá seu palpite,

    junho 18, 2011 @ 19:43

    A minha mãe esta acamada com alzaimer e agora com sonda pelo nariz para alimentação,só que pede alguma coisa para comer ;gostaria de saber se pode dar,mesmo com a sonda.Desde já agradeço.

  19. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    junho 21, 2011 @ 12:36

    Bom dia Iracema!

    Até onde eu sei, não seria adequado dar alimentação oral se ela está com sonda.
    Mas o ideal seria tirar essa d√ļvida com a equipe de sa√ļde do seu bairro, para que estes profissionais possam avaliar a situa√ß√£o da sua m√£e e dar a melhor orienta√ß√£o.

    Abraço,
    Wanda.

  20. L√ļcia dá seu palpite,

    junho 25, 2011 @ 21:47

    Olá Wanda, adorei seu artigo, estou cursando o técnico em nutrição e meu tcc será sobre a nutrição enteral, mas está sendo muito dificil de encontrar artigos com referência bibliográfica e gostaria que se você pudesse me indicar algum livro que fala sobre esse assunto, ficarei eternamente grata a você.
    Bjssss

  21. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    junho 27, 2011 @ 22:06

    Boa noite L√ļcia!

    Obrigada!
    Uma ótima fonte de pesquisa é o site da Scielo, com divulgação de artigos científicos.
    Joguei as palavras-chave: dieta enteral e apareceram vários artigos, veja: http://search.scielo.org/?q=nutrição%20enteral&where=SCL

    Abraço,
    Wanda.

  22. maria cristina morgado loureiro dá seu palpite,

    junho 29, 2011 @ 17:45

    Ol√°… minha sogra est√° para ter alta e est√° em estado terminal de doen√ßa cronica renal. De acordo com os m√©dicos esta situa√ß√£o pode ser prolongada por meses ou anos. Ela dever√° ingerir 1,5 litros de Glucerna para pacientes com diabetes. Ao investigar os pre√ßos percebemos que n√£o conseguiremos custear os valores. Fomoas atr√°s da alimenta√ß√£o gratuitamente mas a partir do momento em que formos aceitos no programa demorar√° 45 dias √ļteis para come√ßarmos a receber. Voc√™s poderiam nos auxiliar onde poder√≠amos conseguir o produto o mais r√°pido poss√≠vel, mesmo que tenhamos que custear, por√©m num valor menor? Estamos desesperados, pois o hospital tem nos pressionado para retir√°-la o qto antes…

  23. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    julho 4, 2011 @ 14:52

    Boa tarde Maria Cristina!

    Assim de imediato, não conseguiríamos te auxiliar.
    Quais foram os valores que você pesquisou?
    Para que a gente possa fazer uma pesquisa com possíveis locais de comercialização e tentarmos valores mais baixos.

    Aguardamos, um abraço.
    Wanda.

  24. LAURICI dá seu palpite,

    julho 7, 2011 @ 21:16

    a dieta enteral pode ser sempre ministrada com a seringa??Qual a diferença quando dada pelo equipo gotejante? agradeço

  25. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    julho 14, 2011 @ 15:39

    Boa tarde Laurici!

    A forma de administração da dieta enteral vai depender de cada caso.
    As diferen√ßas e indica√ß√Ķes poder√£o ser explicadas pela equipe de sa√ļde de seu bairro. Estes profissionais est√£o melhor capacitados a orient√°-lo.

    Abraço,
    Wanda.

  26. Marcia dá seu palpite,

    agosto 4, 2011 @ 20:57

    sou tecn de nutri√ß√£o e estou iniciando minha carreira sem nenhuma experi√™ncia, trabalho com idosos e tenho idosos com sonda preciso de orienta√ß√Ķes para melhor administrar.
    obrigada
    Marcia

  27. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    agosto 7, 2011 @ 12:06

    Boa tarde M√°rcia!

    Sugerimos que procure a equipe de sa√ļde que atenda √† unidade b√°sica de sa√ļde mais pr√≥xima de sua resid√™ncia.
    Para que estes profissionais possam orient√°-la adequadamente.

    Boa sorte.
    Wanda.

  28. elen dourado dá seu palpite,

    setembro 17, 2011 @ 20:52

    ol√°,estou no fim do 5¬ļsemestre de enfermagem,
    estou pesquisando sobre dieta enteral e parenteral,
    gostei muito do resultado,pois n√£o tem embroma√ßa√Ķ
    e sim respostas que profissionais da saude precisa saber para se atualizar
    obrigada por fazerem isso por nos.

  29. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    setembro 19, 2011 @ 19:15

    Boa noite Elen!

    Obrigada!
    Ficamos felizes em saber que gostou das informa√ß√Ķes.

    Abraço,
    Wanda.

  30. patriciadomingosfeitosa dá seu palpite,

    outubro 19, 2011 @ 23:30

    gostaria de saber se √© possivel a injeta√ßa√Ķ de medicamento pela sonda enteral,cuido dum paciente que esta fazendo uso da sonda enteral a 1 semana,ele toma bastante comprimido ao dia e √© portador de alzaimer,na√Ķ esta conseguindo engolir e esta dificil fazer a medica√ßa√Ķ por via oral.

  31. Eliane dá seu palpite,

    janeiro 5, 2012 @ 18:58

    Ol√°.
    Gostaria de saber se poderia me ajudar. N√£o estou encontrando informa√ß√Ķes sobre o assunto.
    Minha v√≥ tem 90 anos e est√° se alimentando exclusivamente por sonda e a dieta √© preparada em casa, de acordo com as instru√ß√Ķes da nutricionista.
    Acontece que são 5 vezes por dia, com duração de uma hora cada, e a dieta não passa sozinha pela sonda. Então, 5 vezes por dia temos que ficar uma hora controlando o fluxo de líquido que passa pela sonda para que não passe nem muito depressa nem muito devagar, e tem sido muito sacrificante.
    Gostaria de saber se h√° um outro equipamento ou outro tipo de ajuda que aliviem essa tarefa.
    Agradeço

  32. D√©bora dá seu palpite,

    janeiro 10, 2012 @ 20:03

    Eliane, boa noite!
    Também tive este problema com a minha avó. As vezes a dieta passava tranquilamente pelo gotejador, mas outras vezes demorava muito, sendo que sempre usamos a mesma receita. O problema ficou insuportável pois a sonda passou a entupir e com isto tínhamos que levar minha avó para o hospital e passar por todo processo para trocar a sonda.
    Olha, trocamos de receita com a nutricionista e não adiantou. A alimentação que vem pronta foi a solução para este problema, mas é muito, muito cara, pelo menos para nossa família. Não sei se na sua cidade tem, mas em algumas cidades existem programas que acompanham idosos em casa e fornecem pelo menos parte desta alimentação. Foi o que conseguimos até agora. Se achar que pode te ajudar ou queser saber mais me manda um recadao que te informo como consegui. Boa sorte!
    Débora

  33. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    janeiro 11, 2012 @ 10:01

    Bom dia Patrícia!

    O ideal neste caso seria procurar a equipe de sa√ļde que prescreveu a utiliza√ß√£o da sonda, para que estes profissionais possam te orientar adequadamente.

    Abraço,
    Wanda.

  34. Daniella dá seu palpite,

    janeiro 11, 2012 @ 10:27

    Bom, meu Av√ī entrou na dieta por sonda √° 20 dias e chegou do hospital ontem, com ele veio um frasco de alimenta√ß√£o por sonda e ja acabou. N√£o sabemos oque fazer para dar pra ele por sonda pe√ßo se caso algu√©m saiba alguma receita de dieta para fazer em casa entre em contato comigo o mais r√°pido poss√≠vel. caso algu√©m saiba algum lugar rede publica sei la que podemos conseguir a dieta preparada e industrializada sem custo por favor me avise desde ja agrade√ßo Daniella e familia

  35. Daniella dá seu palpite,

    janeiro 13, 2012 @ 13:01

    Obrigadaa pela resposta, precisava de uma resposta urgente mais pelo jeito ningu√©m pera colaborar…

  36. D√©bora dá seu palpite,

    janeiro 27, 2012 @ 20:01

    Daniella, boa noite!
    Vi seu recado e se ainda prescisar de ajuda me avise. Minha av√≥ tamb√©m esta usando sonda a 5 meses…Aguardo.

  37. Daniella dá seu palpite,

    fevereiro 8, 2012 @ 14:34

    Débora, Boa Tarde !
    Obrigada por entrar em contato comigo porem meu av√ī faleceu na segunda feira dia 23/02/12
    Agradeço

  38. Paula dá seu palpite,

    abril 17, 2012 @ 10:17

    Bom dia!
    Sou de Sorocaba- SP, onde temos uma loja especializada em nutrição enteral!
    Com atendimento de nutricionista individualizado! A loja n√£o visa apenas a venda! Oriantamos nossos pacientes de varias formas.
    Temos um blog: http://www.casadenutricao.wordpress.com
    uma fanpage no facebook : http://www.facebook.com/casadenutricaoedietetica

  39. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    abril 21, 2012 @ 13:20

    Boa tarde Eliane!

    O ideal √© conversar com a nutricionista e tentar ajustar a alimenta√ß√£o OU procurar a equipe de sa√ļde de seu bairro, na unidade b√°sica de sa√ļde, para explicar o caso de sua av√≥ e ser orientada da forma mais adequada.

    Abraço,
    Wanda.

  40. Paulo Cesar da Silva dá seu palpite,

    abril 21, 2012 @ 22:39

    Depois de quanto tempo usando a dieta enteral a melhora no paciente,minha mae começou adieta hoje.

  41. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    abril 30, 2012 @ 14:10

    Boa tarde Débora!

    Agradecemos por compartilhar sua experiência em nosso blog.

    Abraço,
    Wanda.

  42. nilza dá seu palpite,

    maio 3, 2012 @ 7:55

    Bom dia,sou copeira em um hospital no Rio e preparo esse tipo de alimentação
    em copa comum, pergunto .
    - Esse procedimento é certo.
    - Pode todo o equipo ( frasco,tubo e etc… ) ser reutiliz√°vel.
    - Em caso positivo em que condi√ß√Ķes deve-se fazer a higieniza√ß√£o do mesmo.
    - Esse tipo de alimentação deve ser preparada em local específico.
    Tenho mais d√ļvidas pode me indicar uma literatura que me oriente.
    grata Nilza
    .

  43. Adriana dá seu palpite,

    maio 7, 2012 @ 12:38

    Boa tarde, tenho algumas caixas de dieta enteral que meu pai estava usando, e gostaria de fazer uma doação.

    Me mandem e-mail. d_r_i_martim@hotmail.com.

  44. junia aryadne cavalcante nunes dá seu palpite,

    maio 8, 2012 @ 18:52

    gostaria de passar por esse dieta,pois quero perder peso como ou onde fica o centro clinico para tal processo?

  45. marcela dá seu palpite,

    maio 10, 2012 @ 11:18

    oi gostaria de sabes si tem alguma clinica do rio de janeiro que faz a dieta da sonda no nariz a dieta das noivas,ou outra cidade me poderia,passa o telefono ou direçao de email de alguna clinica que faça esse procedimento,obridado

  46. maria dá seu palpite,

    maio 17, 2012 @ 16:51

    Boa tarde, estou acima do meu peso vi a reportagem da dieta por meio de sonda, gostaria de me informar sobre preço, e de algum local em campinas SP, que faz este procedimento, ou ate mesmo na cidade da região.

    Att. Maria

  47. IzabellaFran√ßa* dá seu palpite,

    maio 24, 2012 @ 14:21

    Aonde eu consego fazeeer essa dieta, pode me passar um endereço por aqui pelo RJ, e um telefone de contatoo ? beijoooos

  48. IzabellaFran√ßa* dá seu palpite,

    maio 24, 2012 @ 14:30

    menores de idade , podem fazer essa dieta ?

  49. alice biermann dá seu palpite,

    maio 31, 2012 @ 23:25

    OI BOA TARDE…EU TBM CUIDO DA MINHA M√ÉE DE 80 ANOS E ELA TEM ALZHEIMER….E ESTA USANDO SONDA ALIMENTAR,,,,,,,EU AT√Č AGORA N√ÉO CONSEGUI TER ESTES ALIMENTOS Q USAM PELA SONDA,,,,,ENT√ÉO O QUE EU FA√áO EU FA√áO SOPA E BATO NO LIDIFICADOR E USO A SIRINGA PARA POR A SOPA,,,PQ PINGANDO N√ÉO DA PQ E DIFICIL PASSAR PQ AMINHA SOPA FICA POUCO GROSSA….E TBM BATO FRUTAS COM AGUA OU LEITE E COCLOCO PINGANDO PRA ELA …TBM DOU SUSTAGEM 4 COLHRES E 300 ML DE LEITE PELO MENOS 3 VEZES AO DIA E AINDA DOU SOPA E SUCOS DE FRUTAS NATURAL PRA ELA,,,,…ELA TEM QUE TOMAR PELO MENOS 6 ALIMENTOS POR DIAS E AGUA NOS INTERVALOS E CHAS…..CADA 3 HORAS VC DA UM ALIMENTO,,,CADA VEZ Q VC DA ALIMENTO ,JOGA DUAS SIRINGA DE AGUA PARA LIMPAR ASONDA,,,,SE INTUPIR EU CONSEGUI DESITUPIR COM COCA COLA OU AGUA MINERAL COM GAZ ,,SE N CONSEGUIR VC LEVA ELA NUM LUGAR AONDE TROCA A SONDA ..OU VC CHAMA MEDICO QUE ELE VEM EM CASA E TROCA PRA VC,,,,,,DAI ELA NAUM PRECISA SAIR DE CASA,,,PQ E MUITO DIFICIL SAIR COM PESSOA DOENTE ,,,AMAE TA NA SONDA 4 ANOS JA …….TA MAGRINHA MAS COM ROSTINHO LINDO…….ALGUEM PODE ME FALAR SE EU ESTOU FAZENDO CERTO,,,,,,CUIDO DELA SOZINHA EU DEUS……..PAREI DE TRABALHAR PARA CUIDAR DELA…..OBRIGADA

  50. alice biermann dá seu palpite,

    maio 31, 2012 @ 23:30

    ninguem vai me ajudar

  51. Ivani dá seu palpite,

    junho 18, 2012 @ 15:55

    Oi, vc precisa de uma receita e fazer o pedido da alimentação enteral para o SUS.

  52. Josilene dá seu palpite,

    julho 1, 2012 @ 16:37

    è um pouco complicado entender as diferenças das diversas sondas.
    não ficou muito clar, qdo perguntei quais os tipos de alimentação ENTERAL, vejo falar em parenteral, gastrostomia, nasoenteral, nasogastrica , gavagem e nunca entendo a diferença.

  53. Regiane Dias Barbosa dá seu palpite,

    julho 25, 2012 @ 4:50

    Ola boa noite… Minha m√£e esta com sonda nasoenteral a 1 mes e esta em casa a 1 semana enquanto estava no hospital, consomia a dieta industrializada agora em casa preparamos a caseira pois n√£o temos condi√ß√Ķes de comprar a industrializada, gostaria de saber se posso conseguir, um auxilio doen√ßa para ela ou a dieta pelo governo ou sus…

  54. maria do carmo dá seu palpite,

    julho 26, 2012 @ 3:07

    Boa noite,vc pode procurar a secretaria de sa√ļde do seu munic√≠pio e fazer a solicita√ß√£o da dieta enteral atestado por um nutricionista,depois voc√™ volta a secretaria de sa√ļde,
    se a mesma não quiser fornecer você entra com uma ação no ministério publico

  55. Viviane dá seu palpite,

    julho 31, 2012 @ 23:37

    Olá, gostaria de saber como pode identificar que a sonda está fora do lugar só em OLHAR?

  56. GLECIANE dá seu palpite,

    agosto 8, 2012 @ 14:23

    OL√Ā GOSTARIA DE SABER SE VO√á√äS PODERIA ME AJUDAR NA QUEST√ÉO:EU CUIDO DE UMA IDOSA ACAMADA,√Č ALIMENTADA POR SONDA DIRETAMENTE NO ESTOMAGO.A MANGUERINHA QUE FICA NA PARTE EXTERNA ESTRAGOU E EU FUI PROCURAR PARA COMPRAR N√ÉO TEM PARA VENDA S√ď TROCANDO TUDO,OU SEJA TERIA QUE REMOVER A V√ď AT√Č UM HOSPITAL E TROCAR TODA A SONDA GASTRO.ISSO CUSTARIA EM TORNO DE R$600,00 REAIS.√ČO QUE MAIS OU MENOS SEI.ENT√ÉO FIQUEI SABENDO QUE TEM POR ENTERNET S√ď ESSA PE√áA PARA VENDA,CUSTARIA MAIS BARATO E MELHOR ESTOU PESQUIZANDO MAIS NAO ENCOTREI NADA.SE FOR POSSIV√ČL VO√á√äS SOUBER DE UM SAITE QU VENDE APARELHOS DESSE GENERO MANDA POR FAVOR O ENDERE√áO QUE EU VOU CONTINUAR PESQUIZANDO AT√Č ENCONTRAR ALGUMA RESPOSTA.SERIA BEM MELLHOR PORQUE EU E A FAMILIA DA V√ď N√ÉO PRECISARIA-MOS REMOVE-L√Ā PAR UM HOSPITAL S√ď PARA TROCAR UMA PE√áA T√ÉO SIMPLES.DESDE J√Ā AGRADE√áO.

  57. Adriana dá seu palpite,

    setembro 11, 2012 @ 14:23

    Bom dia…
    vc saberia me informar se o SUS fornece essa dieta??

  58. lucelia dá seu palpite,

    setembro 30, 2012 @ 19:50

    meu irmão se alimenta por sonda está com muia tosse e refluxo o que faço na cidade unde moro ja esou cansada de levar ao medico e eles dizem que é normal, posso dar remedio para tosse por favor me ajudem, obrigada

  59. Adriana dá seu palpite,

    outubro 11, 2012 @ 1:06

    Boa noite,
    Meu pai est√° acamado e se alimenta por sonda h√° quatro anos. Recebemos algumas doa√ß√Ķes e como est√° sobrando e estamos passando por uma s√©rie de dificuldade financeira. Gostaria de saber se algu√©m tem interesse em comprar a dieta.

    Isosource Standard 1 litro РNestlé Nutrition

    Diretamente pela Nestlé o litro está saindo em torno de 37,60 à 38,20 reais. Ofereço o litro por 25,00 reais.
    Se alguém tiver interesse entre em contato (11) 995241389.

  60. Jailson souza dá seu palpite,

    novembro 15, 2012 @ 14:22

    Como posso fazer para ele nao tirar essa sonda pq na noite el tira

  61. beatriz dá seu palpite,

    novembro 18, 2012 @ 2:53

    oi…..
    gente gostaria de saber uma clinica que faz a dieta da sonda ou
    dieta das noivas por favor……
    muito obrigada …..

  62. Sirlene dá seu palpite,

    dezembro 24, 2012 @ 14:45

    √ļnica maneira dele n√£o tirar essa sonda √© infelizmente amarrando a m√£o dele durante a noite, vc amarra de uma forma que ele se movimenta mais n√£o a ponto de levar a m√£o no nariz. Tive que fazer isso com meu irm√£o, pq ele tirava a sonda durante a noite e ele sofria muitas dores pra colocar outra. Vc usa uma faixa e verifica se n√£o esta machucando o bra√ßo dele.

  63. Deise dá seu palpite,

    janeiro 11, 2013 @ 20:18

    Oi pessoal, cuido da minha mae que tem parkson e esta em uso sonda, aconselho sinceramente que procurem uma nutricionista, e sigam a orientaçao , isto é ESSENCIAL. e com certeza evitará varios problemas no futuro.!!

  64. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    janeiro 29, 2013 @ 11:24

    Bom dia Paulo!

    N√£o se tem um prazo com exatid√£o, pois cada caso reage de forma diferente.
    Veja com o médico que indicou a dieta qual a previsão para melhoras no caso de sua mãe.

    Abraço,
    Wanda.

  65. Maria Luiza dá seu palpite,

    fevereiro 4, 2013 @ 16:24

    Ol√°, [

    Gostaria d saber se alguem sabe se em algum lugar que doe alimentação por sonda. porque minha avó esta precisando.. Obrigada a todos

    Grata..

  66. Tania dá seu palpite,

    março 19, 2013 @ 22:50

    Ol√° pessoal,

    Minha av√≥ faleceu e fazia uso de dieta enteral… a dieta que ela usava serve tb para uso oral. Ainda tenho algumas em casa e estou vendendo por um pre√ßo bem menor do que eu comprei. Se algu√©m se interessar favor entrar em contato. OBS: Moro no Rio de Janeiro.

  67. regiane nunes dá seu palpite,

    abril 20, 2013 @ 10:31

    minha avó esta usando a sonda para se alimentar,pois o estomago dela não segura nada de alimentação nem água fica,fes um esxame do esofago deu mega esofago e um caroço no estomago,esta usando a sonda ha dois dias mais continua vomitando é norma vai parar? e quando vomita depois da sonda sangra um pouco

  68. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    maio 11, 2013 @ 9:46

    Bom dia Nilza!

    Muito bonita sua preocupação em melhorar seu trabalho.
    Infelizmente, n√£o saber√≠amos te orientar quanto √†s suas d√ļvidas, bem como sobre literatura sobre este tema.
    Este hospital deve ter uma ou mais nutricionistas que respondem pela alimentação dos pacientes. Com certeza, estas pessoas poderão te auxiliar melhor.

    Abraço e bom trabalho,
    Wanda.

  69. cristiane dá seu palpite,

    maio 25, 2013 @ 14:57

    gostaria de saber porque eu administrei agua por uma seringa e ela n√£o esta sendo introduzida na sonda
    só que quando administrei o alimento pelo equipo a alimentaçao esta correndo normalmente.

  70. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    junho 3, 2013 @ 14:46

    Boa tarde Junia!

    N√£o fazemos este procedimento com objetivos de emagrecimento.
    Nosso trabalho se refere somente a pessoas que passaram por alguma cirurgia ou que por causa de determinadas patologias n√£o t√™m condi√ß√Ķes de se alimentar normalmente, necessitando deste tipo de alimenta√ß√£o por sonda.

    Abraço,
    Wanda.

  71. LAURA A. dá seu palpite,

    outubro 10, 2013 @ 10:02

    Bom dia,
    Preciso fazer a dieta da noiva , qual hospital em Brasilia est√° ofercendo esse recurso?
    Obrigada

  72. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    outubro 31, 2013 @ 13:26

    OL√° Marcela, boa tarde!

    Desconhecemos clínicas que realizam este procedimento.

    Abraço,
    Wanda.

  73. Marli de Salvador dá seu palpite,

    dezembro 29, 2013 @ 13:34

    Minha m√£e se alimenta por sonda gastro h√° 3 meses. Ao sair do hospital foi direto para dieta caseira com acompanhamento nutricional. S√≥ que ap√≥s 30 dias ela come√ßou apresentar os seguintes sintomas: tosse, engasgo, falta de ar, e muito grito. Acredit√°vamos que estivesse sentindo dor, porque esses ep√≠sodios eram frequentes durante o dia. Acontecia sempre que injet√°vamos alimento, medica√ß√£o ou hidrata√ß√£o. Toda essa administra√ß√£o era feita com maior cuidado, o tempo era maior que o estimado pela nutricionista, para evitar esse sofrimento. Mesmo assim o problema continuava. At√© que fizemos uma filmagem da situa√ß√£o e entregamos aos m√©dicos da homecare e eles acharam melhor fazer uma avalia√ß√£o g√°strica no hospital. E assim foi feito. O resultado foi negativo para tudo. Gra√ßas a Deus. O problema que ela apresentava em casa n√£o foi visto em nenhum dia dos quais ela estava internada. A conclus√£o foi que ela precisa da BOMBA DE ALIMENTA√á√ÉO, a qual o conv√™nio dela n√£o quer liberar. Entramos na justi√ßa que por sinal foi injusta com minha m√£e. Deu suspens√£o da liminar que deu ganho de causa a ela. E novamente recorremos. Estamos aguardando o julgamento do juiz. Infelizmente a sa√ļde no nosso pa√≠s nunca foi n√£o √© sem ser√° levada a s√©rio. No momento minha m√£e de 80 anos continua internada no hospital. Estamos fazendo uma cota√ß√£o dessa alimenta√ß√£o enteral e da bomba, para quando ela sair do hospital possamos dar uma melhor qualidade de vida.
    Obrigado pela atenção de todos aqueles que leram este depoimento.
    Fica aqui um pedido: Que puder me ajudar dando-me informa√ß√Ķes onde posso comprar esta BOMBA DE INFUS√ÉO ALIMENTAR e a alimenta√ß√£o enteral, fico agradecida.
    Obs.: N√£o pensem que temos condi√ß√Ķes financeiras.pelo contr√°rio meus pais recebem o sal√°rio m√≠nimo. E somos em n√ļmero de 3 filhos que est√£o no mesmo barco. Mais temos algo a mais que o dinheiro: AMIGOS que est√£o dispostos a nos ajudar fazendo uma doa√ß√£o para conseguirmos estes produtos.
    Mais gostaria que contar com todos vocês que estão passando pelo mesmo problema que eu. E juntos podemos levantar a bandeira da sonda e alimentação enteral pela internet. Para que o SUS SE RESPONSABILIZE POR ESTA LIBERAÇÃO.
    Fico no aguardo,
    MARLI SALVADOR
    CORRENTE PRA FRENTE PELOS NOSSOS PACIENTES

  74. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    janeiro 18, 2014 @ 14:09

    Boa tarde Maria!

    N√£o fazemos este procedimento com objetivos de emagrecimento.
    Nosso trabalho se refere somente a pessoas que passaram por alguma cirurgia ou que por causa de determinadas patologias n√£o t√™m condi√ß√Ķes de se alimentar normalmente, necessitando deste tipo de alimenta√ß√£o por sonda.

    Abraço,
    Wanda.

  75. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    março 1, 2014 @ 18:34

    Boa tarde Izabella!

    Desconhecemos clínicas no Rio que realizam este procedimento.

    Abraço,
    Wanda.

  76. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    abril 7, 2014 @ 15:10

    Boa tarde Alice!

    N√£o saber√≠amos dizer se suas a√ß√Ķes est√£o corretas.
    Sugerimos que procure a equipe de sa√ļde do seu bairro para que estes profissionais possam te passar as orienta√ß√Ķes adequadas.
    Agradecemos por participar de nosso blog.

    Abraço,
    Wanda.

  77. Ana Maria S. Gasparini dá seu palpite,

    abril 10, 2014 @ 15:54

    Boa tarde !
    Preciso adquirir uma sonda naso enteral para alimentação enteral não estéril com fio guia e injetor lateral. Onde posso comprar, alguém poderia me indicar ?
    Agradeço.

  78. Edna dá seu palpite,

    abril 24, 2014 @ 23:27

    Por favor estou querendo fazer esse procedimento para perder 20 kilos √© a quantidade que preciso, s√≥ que moro na Bahia, voc√™ poderia me dizer qual a cidade da Bahia j√° disp√Ķe desse procedimento?

  79. Helene dá seu palpite,

    junho 20, 2014 @ 14:15

    Ol√° sou nutricionista e trabalho numa casa de repouso, tem uma paciente com dieta enteral industrializada com sonda no duodeno e quero saber se posso dar algum outro alimento para ela pois a mesma n√£o aguenta mais somente a dieta. Obrigada

  80. Talita leite dá seu palpite,

    junho 27, 2014 @ 0:13

    Boa noite! preciso de uma informação, você sabe me dizer qual o nome do equipamento que faz o liquido da sonda enteral girar o tempo todo, aquele que é usado no hospital? Se conhece você saberia me dizer se está disponível para comprar em uso domiciliar, onde encontro e qual seria o preço? Desde já grata!

  81. z√© renato dá seu palpite,

    agosto 17, 2014 @ 9:42

    Bom dia!
    Entrei aqui para obter algumas informaçoes, e fiquei surpreso em saber que
    tanta gente pedindo ajuda e outras em condiçao de ajudar
    tendo em casa remedios alimentos para esse tipo de situaçao
    Porque a pessoa que usava morreu,elas ainda querem vender.
    -abra seu coraçao e doe, Deus te recompeçanrá.

  82. Vagner Contatori dá seu palpite,

    agosto 25, 2014 @ 14:35

    Boa tarde!

    Estou procurando nutricionista para me orientar com a dieta de minha mae, ela esta acamade e se alimenta por sonda.

    Grato.

    Vagner

RSS Feed for comments on this post · TrackBack URI

Por favor, Deixe um comentário aqui !