Alimentação por sonda (Dieta enteral)

9/01/2010 - 12:27 Por:

Categoria(s): Gerontologia

sonda-nasogastricaA dieta enteral √© fornecida na forma l√≠quida por meio de uma sonda, que colocada no nariz ou na boca vai at√© o est√īmago ou intestino. Assim, √© poss√≠vel fornecer os nutrientes que a pessoa necessita independente da sua coopera√ß√£o, fome ou vontade de comer. A alimenta√ß√£o por sonda √© usada nas seguintes situa√ß√Ķes:
‚ÄĘ Para ajudar na cicatriza√ß√£o de feridas.
‚ÄĘ Para controlar a diarreia, pris√£o de ventre e v√īmitos.
‚ÄĘ Para preparar o organismo para algumas cirurgias e tratamentos de quimioterapia, radioterapia e di√°lise.
‚ÄĘ Quando a pessoa n√£o pode se alimentar pela boca.
‚ÄĘ Quando a quantidade de alimentos que a pessoa come n√£o est√° sendo suficiente.
‚ÄĘ Quando h√° necessidade de aumentar a quantidade de calorias sem aumentar a quantidade de comida.
Em algumas situa√ß√Ķes a pessoa recebe alimenta√ß√£o mista, isso √©, se alimenta pela boca e recebe um complemento alimentar pela sonda. A nutri√ß√£o enteral pode ser preparada em casa ou industrializada. As dietas caseiras s√£o preparadas com alimentos naturais cozidos e passados no liquidificador e coados, devem ter consist√™ncia l√≠quida e sua validade √© de 12 horas ap√≥s o preparo. A dieta industrializada j√° vem pronta para o consumo, tem custo mais alto e pode ser utilizada por 24 horas depois de aberta. A alimenta√ß√£o enteral deve ser prescrita pelo m√©dico ou nutricionista e a sonda deve ser colocada pela equipe de enfermagem. A fixa√ß√£o externa da sonda pode ser trocada pelo cuidador, desde que tenha cuidado para n√£o deslocar a sonda. Para fixar a sonda √© melhor utilizar esparadrapo antial√©rgico, mudando constantemente o local de fixa√ß√£o, assim se evita ferir a pele ou as alergias. O cuidador deve seguir os seguintes cuidados quando a pessoa estiver recebendo a dieta enteral:
‚ÄĘ Antes de dar a dieta coloque a pessoa sentada na cadeira ou na cama, com as costas bem apoiadas, e a deixe nessa posi√ß√£o por 30 minutos ap√≥s o t√©rmino da alimenta√ß√£o. Esse cuidado √© necess√°rio para evitar que em caso de v√īmitos ou regurgita√ß√£o, restos alimentares entrem nos pulm√Ķes.
‚ÄĘ Pendure o frasco de alimenta√ß√£o enteral num gancho, prego ou suporte de vaso em posi√ß√£o bem mais alta que a pessoa, para facilitar a descida da dieta.
‚ÄĘ Injete a dieta na sonda lentamente gota a gota. Esse cuidado √© importante para evitar diarreia, forma√ß√£o de gases, estufamento do abdome, v√īmitos e tamb√©m para que o organismo aproveite melhor o alimento e absorva seus nutrientes.
‚ÄĘ A quantidade de alimenta√ß√£o administrada de cada vez deve ser de no m√°ximo 350ml, v√°rias vezes ao dia; ou de acordo com a orienta√ß√£o da equipe de sa√ļde.
‚ÄĘ Ao terminar a alimenta√ß√£o enteral injete na sonda 20ml de √°gua fria, filtrada ou fervida, para evitar que os res√≠duos de alimentos entupam a sonda.
‚ÄĘ Para as pessoas que n√£o podem tomar √°gua pela boca ofere√ßa √°gua filtrada ou fervida entre as refei√ß√Ķes, em temperatura ambiente, por meio de seringa ou colocada no frasco descart√°vel. A quantidade de √°gua deve ser definida pela equipe de sa√ļde.
‚ÄĘ A sonda deve permanecer fechada sempre que n√£o estiver em uso.
‚ÄĘ A dieta enteral de preparo caseiro deve ser guardada na geladeira e retirada 30 minutos antes do uso, somente a por√ß√£o a ser dada.
‚ÄĘ A dieta deve ser dada em temperatura ambiente, n√£o h√° necessidade de aquecer a dieta em banho-maria ou em microondas.
Fique Atento: Se a sonda se deslocar ou tiver sido retirada acidentalmente, n√£o tente recoloc√°-la, chame a equipe de sa√ļde.
Para o preparo e administração de dieta enteral alguns cuidados de higiene são muito importantes:
‚ÄĘ Lave o local de preparo da alimenta√ß√£o com √°gua e sab√£o.
‚ÄĘ Lave bem as m√£os com √°gua e sab√£o antes de preparar a dieta.
‚ÄĘ Pese e me√ßa todos os ingredientes da dieta, seguindo as instru√ß√Ķes da equipe de sa√ļde.
‚ÄĘ Utilize sempre √°gua filtrada ou fervida.
‚ÄĘ Lave todos os utens√≠lios com √°gua corrente e sab√£o.
‚ÄĘ Lave com √°gua e sab√£o o equipo, a seringa e o frasco e enx√°gue com √°gua fervendo.
Uma maneira simples de verificar se a nutri√ß√£o enteral est√° ajudando na recupera√ß√£o da pessoa √© observar frequentemente se ela est√° mais disposta, se o aperto de m√£o √© mais firme e se consegue caminhar um pouco mais a cada dia. Caso a pessoa esteja inconsciente, o cuidador pode verificar se a pele est√° mais rosada, e menos fl√°cida, se os m√ļsculos est√£o ficando mais fortes. Sempre que for poss√≠vel √© bom pesar a pessoa.
Fique Atento: A diarreia pode ser uma ocorrência comum em pessoas que recebem alimentação enteral. Por isso, é preciso ter muita higiene no preparo e administração da dieta.
Fonte: Guia do Cuidador. Minist√©rio da Sa√ļde. Bras√≠lia, DF, 2008

Indique esse artigo Indique esse artigo

Veja Também:

128 Comments »

  1. Ivani dá seu palpite,

    junho 18, 2012 @ 15:55

    Oi, vc precisa de uma receita e fazer o pedido da alimentação enteral para o SUS.

  2. Josilene dá seu palpite,

    julho 1, 2012 @ 16:37

    è um pouco complicado entender as diferenças das diversas sondas.
    não ficou muito clar, qdo perguntei quais os tipos de alimentação ENTERAL, vejo falar em parenteral, gastrostomia, nasoenteral, nasogastrica , gavagem e nunca entendo a diferença.

  3. Regiane Dias Barbosa dá seu palpite,

    julho 25, 2012 @ 4:50

    Ola boa noite… Minha m√£e esta com sonda nasoenteral a 1 mes e esta em casa a 1 semana enquanto estava no hospital, consomia a dieta industrializada agora em casa preparamos a caseira pois n√£o temos condi√ß√Ķes de comprar a industrializada, gostaria de saber se posso conseguir, um auxilio doen√ßa para ela ou a dieta pelo governo ou sus…

  4. maria do carmo dá seu palpite,

    julho 26, 2012 @ 3:07

    Boa noite,vc pode procurar a secretaria de sa√ļde do seu munic√≠pio e fazer a solicita√ß√£o da dieta enteral atestado por um nutricionista,depois voc√™ volta a secretaria de sa√ļde,
    se a mesma não quiser fornecer você entra com uma ação no ministério publico

  5. Viviane dá seu palpite,

    julho 31, 2012 @ 23:37

    Olá, gostaria de saber como pode identificar que a sonda está fora do lugar só em OLHAR?

  6. GLECIANE dá seu palpite,

    agosto 8, 2012 @ 14:23

    OL√Ā GOSTARIA DE SABER SE VO√á√äS PODERIA ME AJUDAR NA QUEST√ÉO:EU CUIDO DE UMA IDOSA ACAMADA,√Č ALIMENTADA POR SONDA DIRETAMENTE NO ESTOMAGO.A MANGUERINHA QUE FICA NA PARTE EXTERNA ESTRAGOU E EU FUI PROCURAR PARA COMPRAR N√ÉO TEM PARA VENDA S√ď TROCANDO TUDO,OU SEJA TERIA QUE REMOVER A V√ď AT√Č UM HOSPITAL E TROCAR TODA A SONDA GASTRO.ISSO CUSTARIA EM TORNO DE R$600,00 REAIS.√ČO QUE MAIS OU MENOS SEI.ENT√ÉO FIQUEI SABENDO QUE TEM POR ENTERNET S√ď ESSA PE√áA PARA VENDA,CUSTARIA MAIS BARATO E MELHOR ESTOU PESQUIZANDO MAIS NAO ENCOTREI NADA.SE FOR POSSIV√ČL VO√á√äS SOUBER DE UM SAITE QU VENDE APARELHOS DESSE GENERO MANDA POR FAVOR O ENDERE√áO QUE EU VOU CONTINUAR PESQUIZANDO AT√Č ENCONTRAR ALGUMA RESPOSTA.SERIA BEM MELLHOR PORQUE EU E A FAMILIA DA V√ď N√ÉO PRECISARIA-MOS REMOVE-L√Ā PAR UM HOSPITAL S√ď PARA TROCAR UMA PE√áA T√ÉO SIMPLES.DESDE J√Ā AGRADE√áO.

  7. Adriana dá seu palpite,

    setembro 11, 2012 @ 14:23

    Bom dia…
    vc saberia me informar se o SUS fornece essa dieta??

  8. lucelia dá seu palpite,

    setembro 30, 2012 @ 19:50

    meu irmão se alimenta por sonda está com muia tosse e refluxo o que faço na cidade unde moro ja esou cansada de levar ao medico e eles dizem que é normal, posso dar remedio para tosse por favor me ajudem, obrigada

  9. Jailson souza dá seu palpite,

    novembro 15, 2012 @ 14:22

    Como posso fazer para ele nao tirar essa sonda pq na noite el tira

  10. beatriz dá seu palpite,

    novembro 18, 2012 @ 2:53

    oi…..
    gente gostaria de saber uma clinica que faz a dieta da sonda ou
    dieta das noivas por favor……
    muito obrigada …..

  11. Sirlene dá seu palpite,

    dezembro 24, 2012 @ 14:45

    √ļnica maneira dele n√£o tirar essa sonda √© infelizmente amarrando a m√£o dele durante a noite, vc amarra de uma forma que ele se movimenta mais n√£o a ponto de levar a m√£o no nariz. Tive que fazer isso com meu irm√£o, pq ele tirava a sonda durante a noite e ele sofria muitas dores pra colocar outra. Vc usa uma faixa e verifica se n√£o esta machucando o bra√ßo dele.

  12. Deise dá seu palpite,

    janeiro 11, 2013 @ 20:18

    Oi pessoal, cuido da minha mae que tem parkson e esta em uso sonda, aconselho sinceramente que procurem uma nutricionista, e sigam a orientaçao , isto é ESSENCIAL. e com certeza evitará varios problemas no futuro.!!

  13. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    janeiro 29, 2013 @ 11:24

    Bom dia Paulo!

    N√£o se tem um prazo com exatid√£o, pois cada caso reage de forma diferente.
    Veja com o médico que indicou a dieta qual a previsão para melhoras no caso de sua mãe.

    Abraço,
    Wanda.

  14. Maria Luiza dá seu palpite,

    fevereiro 4, 2013 @ 16:24

    Ol√°, [

    Gostaria d saber se alguem sabe se em algum lugar que doe alimentação por sonda. porque minha avó esta precisando.. Obrigada a todos

    Grata..

  15. regiane nunes dá seu palpite,

    abril 20, 2013 @ 10:31

    minha avó esta usando a sonda para se alimentar,pois o estomago dela não segura nada de alimentação nem água fica,fes um esxame do esofago deu mega esofago e um caroço no estomago,esta usando a sonda ha dois dias mais continua vomitando é norma vai parar? e quando vomita depois da sonda sangra um pouco

  16. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    maio 11, 2013 @ 9:46

    Bom dia Nilza!

    Muito bonita sua preocupação em melhorar seu trabalho.
    Infelizmente, n√£o saber√≠amos te orientar quanto √†s suas d√ļvidas, bem como sobre literatura sobre este tema.
    Este hospital deve ter uma ou mais nutricionistas que respondem pela alimentação dos pacientes. Com certeza, estas pessoas poderão te auxiliar melhor.

    Abraço e bom trabalho,
    Wanda.

  17. cristiane dá seu palpite,

    maio 25, 2013 @ 14:57

    gostaria de saber porque eu administrei agua por uma seringa e ela n√£o esta sendo introduzida na sonda
    só que quando administrei o alimento pelo equipo a alimentaçao esta correndo normalmente.

  18. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    junho 3, 2013 @ 14:46

    Boa tarde Junia!

    N√£o fazemos este procedimento com objetivos de emagrecimento.
    Nosso trabalho se refere somente a pessoas que passaram por alguma cirurgia ou que por causa de determinadas patologias n√£o t√™m condi√ß√Ķes de se alimentar normalmente, necessitando deste tipo de alimenta√ß√£o por sonda.

    Abraço,
    Wanda.

  19. LAURA A. dá seu palpite,

    outubro 10, 2013 @ 10:02

    Bom dia,
    Preciso fazer a dieta da noiva , qual hospital em Brasilia est√° ofercendo esse recurso?
    Obrigada

  20. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    outubro 31, 2013 @ 13:26

    OL√° Marcela, boa tarde!

    Desconhecemos clínicas que realizam este procedimento.

    Abraço,
    Wanda.

  21. Marli de Salvador dá seu palpite,

    dezembro 29, 2013 @ 13:34

    Minha m√£e se alimenta por sonda gastro h√° 3 meses. Ao sair do hospital foi direto para dieta caseira com acompanhamento nutricional. S√≥ que ap√≥s 30 dias ela come√ßou apresentar os seguintes sintomas: tosse, engasgo, falta de ar, e muito grito. Acredit√°vamos que estivesse sentindo dor, porque esses ep√≠sodios eram frequentes durante o dia. Acontecia sempre que injet√°vamos alimento, medica√ß√£o ou hidrata√ß√£o. Toda essa administra√ß√£o era feita com maior cuidado, o tempo era maior que o estimado pela nutricionista, para evitar esse sofrimento. Mesmo assim o problema continuava. At√© que fizemos uma filmagem da situa√ß√£o e entregamos aos m√©dicos da homecare e eles acharam melhor fazer uma avalia√ß√£o g√°strica no hospital. E assim foi feito. O resultado foi negativo para tudo. Gra√ßas a Deus. O problema que ela apresentava em casa n√£o foi visto em nenhum dia dos quais ela estava internada. A conclus√£o foi que ela precisa da BOMBA DE ALIMENTA√á√ÉO, a qual o conv√™nio dela n√£o quer liberar. Entramos na justi√ßa que por sinal foi injusta com minha m√£e. Deu suspens√£o da liminar que deu ganho de causa a ela. E novamente recorremos. Estamos aguardando o julgamento do juiz. Infelizmente a sa√ļde no nosso pa√≠s nunca foi n√£o √© sem ser√° levada a s√©rio. No momento minha m√£e de 80 anos continua internada no hospital. Estamos fazendo uma cota√ß√£o dessa alimenta√ß√£o enteral e da bomba, para quando ela sair do hospital possamos dar uma melhor qualidade de vida.
    Obrigado pela atenção de todos aqueles que leram este depoimento.
    Fica aqui um pedido: Que puder me ajudar dando-me informa√ß√Ķes onde posso comprar esta BOMBA DE INFUS√ÉO ALIMENTAR e a alimenta√ß√£o enteral, fico agradecida.
    Obs.: N√£o pensem que temos condi√ß√Ķes financeiras.pelo contr√°rio meus pais recebem o sal√°rio m√≠nimo. E somos em n√ļmero de 3 filhos que est√£o no mesmo barco. Mais temos algo a mais que o dinheiro: AMIGOS que est√£o dispostos a nos ajudar fazendo uma doa√ß√£o para conseguirmos estes produtos.
    Mais gostaria que contar com todos vocês que estão passando pelo mesmo problema que eu. E juntos podemos levantar a bandeira da sonda e alimentação enteral pela internet. Para que o SUS SE RESPONSABILIZE POR ESTA LIBERAÇÃO.
    Fico no aguardo,
    MARLI SALVADOR
    CORRENTE PRA FRENTE PELOS NOSSOS PACIENTES

  22. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    janeiro 18, 2014 @ 14:09

    Boa tarde Maria!

    N√£o fazemos este procedimento com objetivos de emagrecimento.
    Nosso trabalho se refere somente a pessoas que passaram por alguma cirurgia ou que por causa de determinadas patologias n√£o t√™m condi√ß√Ķes de se alimentar normalmente, necessitando deste tipo de alimenta√ß√£o por sonda.

    Abraço,
    Wanda.

  23. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    março 1, 2014 @ 18:34

    Boa tarde Izabella!

    Desconhecemos clínicas no Rio que realizam este procedimento.

    Abraço,
    Wanda.

  24. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    abril 7, 2014 @ 15:10

    Boa tarde Alice!

    N√£o saber√≠amos dizer se suas a√ß√Ķes est√£o corretas.
    Sugerimos que procure a equipe de sa√ļde do seu bairro para que estes profissionais possam te passar as orienta√ß√Ķes adequadas.
    Agradecemos por participar de nosso blog.

    Abraço,
    Wanda.

  25. Ana Maria S. Gasparini dá seu palpite,

    abril 10, 2014 @ 15:54

    Boa tarde !
    Preciso adquirir uma sonda naso enteral para alimentação enteral não estéril com fio guia e injetor lateral. Onde posso comprar, alguém poderia me indicar ?
    Agradeço.

  26. Edna dá seu palpite,

    abril 24, 2014 @ 23:27

    Por favor estou querendo fazer esse procedimento para perder 20 kilos √© a quantidade que preciso, s√≥ que moro na Bahia, voc√™ poderia me dizer qual a cidade da Bahia j√° disp√Ķe desse procedimento?

  27. Helene dá seu palpite,

    junho 20, 2014 @ 14:15

    Ol√° sou nutricionista e trabalho numa casa de repouso, tem uma paciente com dieta enteral industrializada com sonda no duodeno e quero saber se posso dar algum outro alimento para ela pois a mesma n√£o aguenta mais somente a dieta. Obrigada

  28. Talita leite dá seu palpite,

    junho 27, 2014 @ 0:13

    Boa noite! preciso de uma informação, você sabe me dizer qual o nome do equipamento que faz o liquido da sonda enteral girar o tempo todo, aquele que é usado no hospital? Se conhece você saberia me dizer se está disponível para comprar em uso domiciliar, onde encontro e qual seria o preço? Desde já grata!

  29. Vagner Contatori dá seu palpite,

    agosto 25, 2014 @ 14:35

    Boa tarde!

    Estou procurando nutricionista para me orientar com a dieta de minha mae, ela esta acamade e se alimenta por sonda.

    Grato.

    Vagner

  30. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    janeiro 17, 2015 @ 10:30

    Bom dia Ivani!

    Agradecemos pelas orienta√ß√Ķes deixadas em nosso blog.

    Abraço,
    Equipe GeroVida.

  31. kleuberth Wallace dá seu palpite,

    fevereiro 27, 2015 @ 17:13

    Ol√°, eu tenho um irm√£o que usa sonda e eu queria saber se ele pode ingerir caldos,leite, nescau e sucos pela sonda.
    Ningu√©m est√° sabendo me responder…

  32. Bruno Diaz (HELP FIX) dá seu palpite,

    março 25, 2015 @ 17:36

    Conhe√ßo um produto que facilita, e muito, a seguran√ßa do procedimento de alimenta√ß√£o por sonda nasog√°strica, se chama HELP FIX. √Č um adesivo da cor da pele e que segura a sonda impedindo ela de sair do lugar e/ou machucar o paciente, gruda na ponta do nariz e fica muito melhor do que os atuais esparadrapos( esteticamente) ela √© hipoal√©rgica, pr√°tica, segura e muito confort√°vel. posso indicar onde comprar, para quem se interessar.

  33. priscila dá seu palpite,

    julho 14, 2015 @ 21:29

    Boa noite gostaria de saber se alguém pode me dar algumas dicas minha vó esta com Alzheimer, e agora esta de sonda nazal , e nao achei nem uma nutricionista queria saber como faço a dieta dela que tipo de alimento posso usar e quantas horas posso dar a ela o alimento por favor se alguém puder me responder.obrigado

  34. VANESSA dá seu palpite,

    novembro 25, 2015 @ 21:34

    nas UBs, postos de sa√ļde, tem nutricionista que pode estar passando orienta√ß√Ķes √† fam√≠lia sobre a administra√ß√£o da sonda e o que pode ou n√£o ser ofertado para dieta caseira.

  35. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    janeiro 20, 2016 @ 10:38

    Ol√° Josilene!
    Para esclarecer tais d√ļvidas, clique no link
    Estamos à disposição,
    Equipe GeroVida.

  36. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    janeiro 29, 2016 @ 11:24

    Ol√° Regiane!
    O governo do Estado de S√£o Paulo garante o aux√≠lio da nutri√ß√£o enteral mediante comprova√ß√£o da necessidade e entrega dos documentos que s√£o exigidos. Para mais informa√ß√Ķes, acesse http://www.saude.sp.gov.br/ses/perfil/gestor/comissao-de-farmacologia/solicitacao-de-medicamento-ou-nutricao-enteral-por-paciente-de-instituicao-de-saude-publica-ou-privada
    Estamos à disposição,
    Equipe GeroVida.

  37. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    janeiro 29, 2016 @ 11:54

    Ol√° Maria do Carmo!
    Agradecemos imensamente pela sua contribuição.
    Abraços,
    Equipe GeroVida.

  38. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    janeiro 29, 2016 @ 12:29

    Ol√° Viviane!
    Neste caso específico é preciso seguir todo o procedimento.
    Recomendamos sempre que pergunte ao profissional respons√°vel.
    Estamos à disposição,
    Equipe GeroVida.

  39. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    fevereiro 4, 2016 @ 10:38

    Ol√° Gleciane!
    A troca da sonda é complexa, por isso, só poderá ser feita com profissional especializado e qualificado para esse procedimento.
    Estamos à disposição.
    Abraços,
    Equipe GeroVida.

  40. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    fevereiro 16, 2016 @ 10:35

    Ol√° Adriana!
    Para mais informa√ß√Ķes, voc√™ pode acessar o site http://www.saude.sp.gov.br/ses/perfil/gestor/comissao-de-farmacologia/solicitacao-de-medicamento-ou-nutricao-enteral-por-paciente-de-instituicao-de-saude-publica-ou-privada
    Estamos à disposição,
    Equipe GeroVida.

  41. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    fevereiro 22, 2016 @ 12:58

    Ol√° Lucelia!
    Ensejamos que o seu irm√£o tenha melhorado!
    Neste caso, aconselhamos procurar profissionais qualificados para orienta√ß√Ķes pessoais.
    Estamos à disposição,
    Equipe GeroVida.

  42. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    março 7, 2016 @ 11:59

    Ol√° Jailson!
    Aconselhamos que procure um profissional da área de enfermagem para avaliação e orientação presencial sobre os casos.
    Estamos à disposição,
    Equipe GeroVida.

  43. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    março 7, 2016 @ 12:37

    Ol√° Beatriz!
    Esta dieta não é voltada para o emagrecimento.
    Sugerimos que cuide da sua sa√ļde por meio da alimenta√ß√£o saud√°vel e da pr√°tica de atividade f√≠sica.
    Estamos à disposição,
    Equipe GeroVida.

  44. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    março 16, 2016 @ 12:44

    Ol√° Deise!
    Agradecemos imensamente pelo coment√°rio em nosso blog.
    Estamos à disposição,
    Equipe GeroVida.

  45. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    abril 1, 2016 @ 12:18

    Ol√° Regiane!
    Recomendamos que procure imediatamente o servi√ßo de sa√ļde para avalia√ß√£o e orienta√ß√£o presencial do caso.
    Estamos à disposição,
    Equipe GeroVida.

  46. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    abril 8, 2016 @ 12:38

    Ol√° Cristiane!
    N√£o fazemos orienta√ß√Ķes pelo blog.
    O ideal seria procurar um profissional para receber as orienta√ß√Ķes pessoalmente.
    Caso tenha interesse podemos agendar um atendimento pelo skype ou presencial no Espaço GeroVida.
    Estamos à disposição,
    Equipe GeroVida.

  47. Ana dá seu palpite,

    abril 23, 2016 @ 13:21

    Boa tarde pessoal, minha m√£e tem 67 anos e est√° acamada h√° 4 anos, usa h√° 3 anos gastrostomia. J√° passei por todas as fases, dieta j√° fiz a artesanal, compramos, pegamos na sa√ļde. O que posso resumir, a medida que o tempo foi passando, as necessidades v√£o mudando, ent√£o n√£o adianta querer seguir a risca o que foi passado pela nutricionista no in√≠cio do quadro da paciente. Em casa uso somente o equipo normal, n√£o uso bomba. Pela nutricionista que teria que diluir uma lata da dieta em 1 litro e 300 ml de √°gua, fervida ou filtrada, isso fazia pouco mais de 2 litros de dieta. Com isso minha m√£e vomitava muito e ficava mal. Resolvei cortar pela metade, at√© que resolveu, por√©m come√ßou a ressecar, ficou 13 dias sem evacuar, me preocupei muito. Enfim, pesquisei muito uma dieta artesanal, pois a comprada sem chances, s√£o √≥timas, em litro, n√£o p√≥, mais com custo muito alto, e a pessoa acamada n√£o necessita somente disso. A dieta que fa√ßo √© simples, fica bem liquida e funcionou bem pra ela, lembrando est√° a 4 anos na mesma posi√ß√£o. A receita √© 1 dente de alho, meia colher de caf√© de sal, 1 colher de cebola, 1 colher de mandioca salsa, 1 colher de batata, 1 colher de cenoura( pode variar com chuchu, abobrinha, mandioca, vagem, broc√≥lis, beterraba), 1 colher de carne mo√≠da (1 vez por semana dar carne de frango ou f√≠gado), 1 colher de feij√£o( eu vario 1 dia feij√£o, outro arroz, outro macarr√£o), cozinha tudo e deixa com um pouco de √°gua, bate no liquidificador e depois completa com leite at√© dar 1 litro de dieta, fraciona quem 4 potes de 250 ml, d√° 4x ao dia. No caso de minha m√£e, que tudo muda muito r√°pido, estou dando 2x ao dia a dieta, de manh√£ uma banana amassada e completo o dia com leite, √°gua de coco, suco de laranja, ou ch√°. Se quiserem trocar mais informa√ß√Ķes √† disposi√ß√£o anaraffo10@gmail.com, 42 9940-3065 whats. Minha m√£e est√° 100% acamada, e n√£o tem nenhuma escara.

  48. Cleusa Oliveira dá seu palpite,

    abril 24, 2016 @ 19:40

    Boa noite,

    Tenho três caixas de dieta parenteral para doação, sendo que cada uma contém 12 embalagens de 1L. Data de validade: 08/01/2017.

    Cleusa Oliveira

  49. Cleusa Oliveira dá seu palpite,

    abril 24, 2016 @ 19:45

    Boa noite,

    Gostaria de corrigir uma informação que havia dado anteriormente: Tenho três caixas de dieta enteral, e não parenteral como havia sitado anteriormente. Grata pela atenção.

    Cleusa Oliveira

  50. vanessa dá seu palpite,

    abril 27, 2016 @ 23:22

    ola Cleusa Oliveira vc ainda tem a dieta ? meu sogro acamado necessita muito e estamos sem recursos pois estamos gastanto muito pra tentar curar as escaras que estao aparecendo pelo corpo. o SUS nao esta fornecendo a mais de 8 meses

RSS Feed for comments on this post · TrackBack URI

Por favor, Deixe um comentário aqui !