Consumo de manteiga não faz mal para a saúde

22/03/2010 - 17:47 Por:

Categoria(s): Educação

 Por Patrícia Azevedo (Agência Anhanguera de Notícias)
O consumo de manteiga ou margarina sempre foi apontado como um dos vilões da saúde e da boa alimentação, mas uma pesquisa desenvolvida no Instituto do Coração (InCor) da Universidade de São Paulo (USP) revela que o consumo moderado do produto não aumenta o risco de pacientes com síndrome metabólica desenvolver doenças cardiovasculares. A síndrome metabólica é uma doença que aumenta em cinco vezes a chance de sofrer derrames e ataques cardíacos e atinge 30% dos brasileiros. Pacientes com síndrome metabólica podem ter pressão alta, obesidade, níveis baixos de HDL , o bom colesterol, e altos níveis de glicose e gordura no sangue. “Como nutricionista sempre tive essa dúvida sobre se podia ou não consumir manteiga ou margarina e qual deles era o melhor para a saúde”, conta a nutricionista Ana Carolina Gagliardi. Para tirar a dúvida, ela pediu que os voluntários consumissem manteiga, margarina com gordura trans e margarina com fitoesterol, substância que reduz a quantidade de colesterol ruim do sangue, o LDL. Os 66 voluntários deixaram de consumir as manteigas ou margarinas que estavam acostumados e foram divididos em quatro grupos. Um dos grupos passou a consumir 15 gramas (g) de manteiga por dia; o segundo grupo consumiu 18g de margarina com gorduras trans; o terceiro, 36g de margarina sem gorduras trans e o quarto, 30g de margarina com fitoesterol. Cada uma dessas quantidades tem 12g de gordura. “Verificamos que se a pessoa consumir essa quantidade, não terá um aumento do risco de doenças cardiovasculares”, comenta.
Sangue
O estudo é o primeiro no País a avaliar se o consumo da manteiga ou margarina aumentam o risco de doenças cardiovasculares. Durante a pesquisa, nenhum dos voluntários mudou a dieta e depois de 35 dias, a quantidade de proteínas que indica o risco de infarto permaneceu igual no sangue deles. O colesterol ruim também não aumentou no sangue. “Mas quem consumiu margarina com fitoesterol reduziu um pouco os níveis de colesterol ruim do sangue”, conta. O peso também não sofreu alterações. A pesquisadora comenta que tanto a manteiga quanto a margarina têm gorduras que fazem bem à saúde, a gordura monoinsaturada e a polinsaturada. Apesar de não ter testado voluntários saudáveis, a nutricionista diz que é possível deduzir que o consumo moderado destas gorduras não traga danos à sua saúde. “São necessários mais estudos para afirmar isso”, diz.
Fitoesterol
Tido como um poderoso aliado para a redução do colesterol ruim, o fitoesterol é um tipo de gordura com estrutura semelhante ao colesterol. O fitoesterol é encontrado em muitas plantas, mas em baixas concentrações. Quem quiser incorporá-lo à dieta tem que abusar de verduras e legumes e incluir na dieta o consumo de produtos enriquecidos com a substância. “Para ter uma redução de 10% no LDL é preciso consumir o produto enriquecido”, comenta a nutricionista.
26/02/2010  (http://cosmo.uol.com.br/noticia/47740/2010-02-26/consumo-de-manteiga-nao-faz-mal-para-a-saude.html)

Indique esse artigo Indique esse artigo

Veja Também:
O excesso de açúcar
Os dez passos para uma alimentação saudável
Mal de Parkinson
Sal assassino?
Alguns benefícios da soja para o consumo humano
Beber suco 100% natural aumenta consumo diário de nutrientes
Má digestão, dispepsia
Abuso de álcool entre idosos pode estar relacionado a problemas de saúde
Qualquer pessoa pode tomar isotônicos?
Nintendo Wii pode auxiliar no tratamento ao mal de Parkinson

4 Comentários »

  1. Célia Regina dá seu palpite,

    julho 11, 2010 @ 20:46

    Olá!! tenho muita dúvida, sobre bolos feito com óleo, sempre uso quando a receita pede, óleo de canola,será que no lugar eu poderia usar o azeite extra virgem?Sempre penso que deve ser muito ruim para o coração colocar na receita óleo! Por favor tirem esta dúvida. Sem mais grata desde já pela resposta. Célia Regina.

  2. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    julho 12, 2010 @ 15:27

    Boa tarde Regina!

    Pelo que sei o azeite é sempre melhor que o óleo comum, porém não sou nutricionista para te responder com certeza.
    Te passo o site de uma nutricionista, que talvez possa te ajudar: http://www.anaceregatti.com.br/

    Abraço,
    Wanda.

  3. Juliana dá seu palpite,

    maio 26, 2011 @ 9:04

    Que pesquisa legal!
    Se baseam em uma “dieta” de 35 dias?
    Tipo, tu sabe se uma coisa pode te fazer sofrer um infarto em 35 dias?
    Deveria se basear no mínimo em uma pesquisa de 10 ou 20 anos!
    Os resultados seriam bem mais convincentes!

  4. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    maio 27, 2011 @ 10:51

    Bom dia Juliana!

    Agradecemos sua participação em nosso blog.
    De modo geral, para se fazer pesquisas mais longas como você sugere, primeiro são feitas pesquisas menores, como a desenvolvida neste artigo. É uma espécie de teste piloto. Como tiveram resultados positivos, agora eles têm mais argumentos para investir em uma pesquisa mais longa.

    Abraço,
    Wanda.

RSS Feed for comments on this post · TrackBack URI

Por favor, Deixe um comentário aqui !