Sonda vesical de demora (Sonda para urinar)

31/10/2010 - 10:10 Por:

Categoria(s): Gerontologia

A sonda vesical de demora, ou sonda de Folley, é utilizada quando a pessoa não é capaz de urinar espontaneamente ou de controlar a saída da urina. Essa sonda possui um pequeno balão interno que depois de cheio prende a sonda dentro da bexiga. A parte externa da sonda deve ficar presa na coxa da pessoa de forma a manter a sonda no lugar, permitindo a movimentação. Para fixar a sonda e evitar ferir a pele ou as alergias é melhor utilizar esparadrapo antialérgico, mudando constantemente o local de fixação.
Fora do corpo a sonda liga-se a uma bolsa que armazena a urina e pode ser fixada na lateral da cama, na cadeira de rodas ou na perna da pessoa. Este tipo de sonda s√≥ pode ser colocado e retirado pela equipe de sa√ļde.
A sonda de demora faz com que a pessoa urine continuamente e, como essa sonda fica por um tempo dentro da bexiga, √© preciso cuidados para se prevenir infec√ß√Ķes, sangramentos e feridas:
‚ÄĘ Lave as m√£os antes de mexer na sonda.
‚ÄĘ Limpe a pele ao redor da sonda com √°gua e sab√£o pelo menos duas vezes ao dia para evitar o ac√ļmulo de secre√ß√£o.
‚ÄĘ Lave a bolsa ou frasco coletor de urina uma vez ao dia, com √°gua e sab√£o e enx√°gue com √°gua clorada.
‚ÄĘ Mantenha o frasco ou bolsa coletora abaixo do n√≠vel da cama ou do assento da cadeira, e n√£o deixe que ela fique muito cheia. Esses cuidados s√£o necess√°rios para evitar que a urina retorne do frasco para dentro da bexiga.
‚ÄĘ Tome cuidado para n√£o puxar a sonda, pois isso pode causar ferimentos na uretra.
‚ÄĘ A sonda tem que ficar livre para que a urina saia continuamente da bexiga, por isso, cuide para que a perna da pessoa ou outro objeto n√£o comprima a sonda.
‚ÄĘ Se durante algum tempo n√£o houver urina na bolsa coletora, verifique se a sonda est√° dobrada, obstru√≠da ou pressionada pela perna da pessoa. Caso a pessoa n√£o urine num espa√ßo de 4 horas, mesmo ingerindo l√≠quido, procure falar urgentemente com a equipe de sa√ļde.
Uma pessoa produz e elimina, em média, 1.200 a 1.500 ml de urina em 24 horas.
Essa quantidade √© modificada pela ingest√£o de l√≠quido, suor, temperatura externa, v√īmitos ou diarreia.
Fique Atento: Lembre-se que a sonda de demora s√≥ pode ser colocada e retirada pela equipe de sa√ļde.
Fonte: Guia do Cuidador. Minist√©rio da Sa√ļde. Bras√≠lia, DF, 2008

Indique esse artigo Indique esse artigo

Veja Também:

128 Comments »

  1. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    fevereiro 5, 2014 @ 9:40

    Bom dia Valter!

    Esperamos que tenha dado tudo certo na retirada de sua sonda na consulta do dia 06 de junho. E que esteja tudo bem com você.

    Abraço,
    Wanda.

  2. simone lima dá seu palpite,

    março 6, 2014 @ 12:26

    Meu pai, tem 71 anos fez prostectomia radical em 10/02/2014

    ele teve problemas com a sonda, pois a mensma n√£o saiu com facilidade no hospital, e 2 dias apos ser retirada ele n√£o conseguiu urinar, teve que voltar ao hospital e passar a sonda novamente, isso j√° aconteceu duas vezes o que pode ser?

  3. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    março 26, 2014 @ 14:51

    Boa tarde Fernando!

    Como j√° tempo que voc√™ deixou este coment√°rio em nosso blog, acreditamos que j√° tenham encontrado a solu√ß√£o para o problema da sonda de seu av√ī.
    Do contr√°rio, seria importante procurar a equipe de sa√ļde de seu bairro.

    Abraço,
    Wanda.

  4. Sr¬™ Dagma Pereira Ramalho dá seu palpite,

    março 30, 2014 @ 19:31

    Fiz um óstio na bexiga por ter bexiga neurogênica, para a saída da urina. Eu não conseguia esvaziar a bexiga e quando passei a usar esse tipo de sonda nunca mais havia urinado pela uretra salvo quando por algum grumo entupisse a mesma. Porém à 5 meses venho urinando na fralda ( não consigo controlar a saída da urina ) e quase não entra urina na bolsa coletora. Fiz essa cirurgia justamente para acabar com o uso da fralda por motivos conhecidos. Assadura, inconveniência e desconforto. Isso está acabando com minha alta estima e só vivo em depressão. Peço que alguém possa me ajudar esclarecendo o motivo de a urina estar saindo mais pela uretra do que pela sonda para a bolsa. Por favor, se alguém puder me ajudar, aqui está meu email. Desde já agradeço encarecidamente. Srª Dagma Pereira Ramalho

  5. ana licia dá seu palpite,

    abril 21, 2014 @ 23:10

    ola boa noite gostaria de saber se e normal qdo um paciente que fez a cirurgia na prostata e esta usando a sonda pode vazar a urina e com isso ao redor do penis esta dando uma bolsa de agua e o penis esta inchado?

  6. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    maio 3, 2014 @ 11:50

    Bom dia Karina!

    Como já faz tempo que você deixou este comentário em nosso blog, acreditamos que já tenha resolvido o problema.

    Abraço,
    Wanda.

  7. douglas ferreira dá seu palpite,

    maio 22, 2014 @ 13:42

    Boa tarde.
    Estou com um c√°lculo na bexiga que “entupiu” a sa√≠da da urina. Primeira passaram uma sonda de al√≠vio, retirando quase 3 litros de urina. Mas continuei sem conseguir urinar. Ent√£o me colocaram uma sonda de demora. Ap√≥s seis dias tiraram. S√≥ que agora sinto muita vontade de urinar e quando tento, sai pouca urina. Ser√° que isso √© normal? Seria a bexiga se readaptando a reter l√≠quido por um tempo? Obrigado.. estou meio aflito.

  8. Eliane Chaicoski dá seu palpite,

    setembro 2, 2014 @ 8:49

    Bom dia,as explica√ß√Ķes do blog foram muito esclarecedoras para mim .Consegui tirar todas as minhas duvidas.Obrigada.

  9. Cristina dá seu palpite,

    outubro 30, 2014 @ 14:40

    Boa tarde!Me ajudem por favor!!!!!!!!
    Meu pai,ficou 2 meses atras internado e usou sonda vesical de demora por 9 dias.Qd saiu do hospital,dizia q o jato estava mt fino e queimava.Foi ao hospital e passaram antibiotico,mesmo não dando infeccção urinária no exame de urina.Passou mais 15 dias e passou a só pingar e queimar mt.Voltei com ele no hospital e o clinico de plantao pediu para passar uma sonda vesical de demora.Estava qs obstruido o canal,porém,o cirurgião conseguiu passar a sonda.levei ele no urologista e ele disse q não poderia fazer nada e que seu trabalho ali era só consultá-lo.Fez uma ultrassonografia da próstata e não deu nada.E qs duas semanas passadas meu pai,continua com a sonda e ng faz nada.o faço?Não sei o que ele tem e mt menos onde levar.Obrigada!

  10. ISABELCRISTINA DE LIMA SILVA dá seu palpite,

    novembro 24, 2014 @ 21:53

    meu marido fez a cirurgia de abertura de canal para fazer xixi melhor ;ia fazer raspagem de prostata;mas decidiram fazer logo a de abertura de canal;esta com a sonda de demora hj fez 8 dias ;eh normal sangrar ? me ajuda a esclarecer!!

  11. marcia dá seu palpite,

    dezembro 3, 2014 @ 12:01

    ola!! meu pai fez cirurgia da pr√≥stata, veio p casa com a sonda e usou durante 15 quinze dias , em retorno a consulta m√©dica foi retirada , em casa sente inc√īmodos ao urinar saindo aos poucos a urina, √© normal?

    obrigada

    m√°rcia

  12. Edilson M Gonzaga dá seu palpite,

    dezembro 23, 2014 @ 17:15

    gostei da explicação pelo menos mi orientou

  13. Sueli Fischer dá seu palpite,

    dezembro 26, 2014 @ 9:57

    ola. meu marido fez cirurgia de bexiga e prostata ta cicatrizando bem mas continua saindo liquido do corte gostaria de saber se e normal obrigada

  14. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    janeiro 16, 2015 @ 10:33

    Bom dia Suzi!

    Como j√° faz tempo que voc√™ deixou este coment√°rio em nosso blog, esperamos que j√° esteja tudo bem com seu av√ī.
    Caso ainda esteja com sangue na urina, seria importante consultar um médico para avaliar o caso dele.

    Abraço,
    Equipe GeroVida.

  15. Donetzka dá seu palpite,

    janeiro 18, 2015 @ 0:07

    Meu marido retirou a próstata grande em abril de 2014.Não era maligno.Colocou sonda ,retirou e não conseguiu urinar.Fizeram outra cirurgia na uretra em junho.Também não urinou depois de tirar a sonda.Ficou sempre 1 mês com as sondas.Em 9 de novembro,fez outra cirurgia para alargamento.Voltou 1 mês e meio depois (já 15 de dezembro),tirou a sonda e não conseguiu urinar sem ela. No próximo dia 19/1 vai retirar a nova sonda que recolocaram no dia 15 de dezembro. Será que ele vai conseguir urinar agora? Não é muito tempo mais de 1 mês com sonda?

    Se não urinar agora dia 19,qual o procedimento que resolverá isso?Como é feito,preço,etc?

    Essa √ļltima resposta √© muito importante.

    Grata e espero que responda bem r√°pido.

    Donetzka

  16. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    janeiro 19, 2015 @ 13:06

    Boa tarde Graça!

    Esperamos que esteja tudo bem com a recuperação de seu marido.

    Abraço,
    Equipe GeroVida.

  17. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    janeiro 29, 2015 @ 13:35

    Boa tarde Luciana!

    Sugerimos que procure a equipe de sa√ļde de seu bairro para os esclarecimentos para este caso.

    Abraço,
    Equipe GeroVida

  18. raquel gaspar dá seu palpite,

    março 10, 2015 @ 11:41

    Boa Tarde.
    Gostaria de esclarecer uma duvida.
    Minha mãe operou faz 10 dias hoje(10/03/2015), ela usou sonda no hospital e ate agora ela sente dor na bexiga na hora de urinar é normal sentir essa dor? fazem 10 dias *
    Obrigada.

  19. lectha dá seu palpite,

    maio 10, 2015 @ 22:53

    boa noite Gostaria de esclarecer uma duvida.
    meu esposo fez uma cirurgia da próstata no dia 05/04 colocou uma somda e veio para casa a retirada da sinda foi com 21 dias só tem um porem ele ficou no pinga pinga direto isso e normal??

  20. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    maio 28, 2015 @ 17:06

    Boa tarde Rosemere!

    Não saberíamos te orientar.
    Seria importante procurar a equipe de sa√ļde de seu bairro para esclarecimentos e orienta√ß√Ķes.

    Abraço,
    Equipe GeroVida

  21. Giseli dá seu palpite,

    junho 17, 2015 @ 12:43

    Oii,estou usando a sonda a 8 dias,e desde ontem sinto minha bexiga cheia, isso √© normal? Vou retirar a sonda daqui a dois dias e fiquei preocupada…obrigada

  22. goncalo dá seu palpite,

    junho 27, 2015 @ 10:49

    As perguntas, respostas e conselhos do Blog, me ajudaram muito no home care.
    Obrigadissimo.
    Mas uma duvida ainda persiste: Emergencialmente colocaram-me um sonda vesical ontem 26/06, que de permanecer por uns 15 dias.
    Hoje, 24 horas após a introdução do cateter o canal peniano ainda está dolorido, isso é normal? Se sim, por quanto tempo+/-?

  23. Ellen alves dá seu palpite,

    agosto 9, 2015 @ 1:35

    Fiz uma períneo e tive que ficar com a sonda 5 dias apos a retirada fiz pouco xixi mas a enfermeira disse que era normal mais até agora continuo fazendo pouquinho mesmo bebendo muita água já tem dois dias sem a sonda estou com medo e normal

  24. Mauri Motta dá seu palpite,

    setembro 5, 2015 @ 18:32

    Boa noite, levei o meu pai a um urologista e a um nefrologista e ambos recomendaram o uso de uma sonda e pediu pra trocar de 30 em 30 dias e que n√£o podia mais deixar de usar, li em algumas postagens que a sonda n√£o pode ultrapassar 15 dias, esta correto deixar 30 dias ?????

  25. Julio dá seu palpite,

    outubro 23, 2015 @ 19:07

    Olá meu pai tirou a sonda porém fica escapando urina , isso é normal?

  26. elcio vasconcelos dá seu palpite,

    janeiro 25, 2016 @ 19:28

    Gostaria se saber qual é o custo de cirurgia da prostata?
    Pois meu esta usando sonda!!!
    Tem muuuita dificuldade para urinar!!!
    Dificil !!!!!

    Abraço

  27. Erivelton Viana dá seu palpite,

    fevereiro 12, 2016 @ 7:25

    Oi Wanda, tudo bem?
    Em primeiro lugar gostaria de agradecer todos os seus esclarecimentos sobre a sonda de demora, eu estou usando uma a 25 dias e estou muito mas tranquilo com as orienta√ß√Ķes que acabe de ler, minha opera√ß√£o j√° esta marcada para o dia 1¬ļ de mar√ßo e at√© l√° vou seguir suas orienta√ß√Ķes a risco. Mas uma vez obrigado!

  28. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    fevereiro 26, 2016 @ 11:17

    Ol√° Cleidimara!
    De acordo com as diretrizes deste protocolo http://www.ineti.med.br/pdf%5Cdiretrizes%5Cdiretrizes04.pdf a sonda de demora deve ser substituída após 30 dias, caso não apresente rupturas.
    Recomendamos que procure um profissional qualificado, como enfermeiros, para orienta√ß√Ķes presenciais.
    Estamos à disposição,
    Equipe GeroVida.

  29. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    março 3, 2016 @ 8:59

    Ol√° Angela!
    Agradecemos pelo seu coment√°rio.
    Estamos à disposição,
    Equipe GeroVida.

  30. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    março 7, 2016 @ 12:39

    Ol√° Isabel!
    Como est√° especificado na mat√©ria, a sonda de demora s√≥ pode ser colocada e retirada pela equipe de sa√ļde.
    Estamos à disposição,
    Equipe GeroVida.

  31. Fabio dá seu palpite,

    março 8, 2016 @ 21:52

    Boa noite…meu pai fez uma prostectomia radical no dia 25/02/16 e no dia 28 veio para casa com a sonda vesical estava tudo bem at√© o dia 07/03/16 mais no dia 08/03 quando foi tomar banho observou que tinha uma secre√ß√£o amarelada que nunca tinha sa√≠do, preciso saber se √© normal ou ser√° uma infec√ß√£o?

  32. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    março 22, 2016 @ 12:47

    Ol√° Alexander!
    Recomendamos que procure um enfermeiro ou um médico para avaliação e orientação presencial do caso.
    Estamos à disposição,
    Equipe GeroVida.

  33. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    março 23, 2016 @ 13:57

    Ol√° Walther!
    Dependerá de cada situação, por isso, recomendamos que procure um profissional para avaliação e orientação presencial do caso.
    Estamos à disposição,
    Equipe GeroVida.

  34. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    março 28, 2016 @ 11:23

    Ol√° Fl√°via!
    Recomendamos que procure imediatamente um profissional ou um servi√ßo de sa√ļde para avalia√ß√£o e orienta√ß√£o presencial do caso.
    Estamos à disposição,
    Equipe GeroVida.

  35. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    março 28, 2016 @ 11:24

    Olá Luís!
    Talvez você precise trocar a sonda.
    Recomendamos que procure imediatamente um profissional ou um servi√ßo de sa√ļde para avalia√ß√£o e orienta√ß√£o presencial do caso.
    Estamos à disposição,
    Equipe GeroVida.

  36. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    março 29, 2016 @ 12:27

    Ol√° Marina!
    Aconselhamos que procure imediatamente um profissional de enfermagem ou um servi√ßo de sa√ļde para avalia√ß√£o e orienta√ß√£o presencial do caso.
    Estamos à disposição,
    Equipe GeroVida.

  37. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    abril 7, 2016 @ 10:35

    Ol√° Fabiano!
    N√£o fazemos orienta√ß√Ķes pelo blog.
    O ideal seria procurar um profissional para receber as orienta√ß√Ķes pessoalmente.
    Caso tenha interesse podemos agendar um atendimento pelo skype ou presencial no Espaço GeroVida.
    Estamos à disposição,
    Equipe GeroVida.

  38. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    abril 14, 2016 @ 10:17

    Ol√° Samuel!
    N√£o fazemos orienta√ß√Ķes pelo blog.
    Recomendamos que procure um profissional para avaliação e orientação presencial do caso.
    Estamos à disposição,
    Equipe GeroVida.

  39. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    abril 20, 2016 @ 13:26

    Olá Lídia!
    N√£o fazemos atendimentos pelo blog.
    O ideal seria procurar um profissional para receber as orienta√ß√Ķes pessoalmente.
    Caso tenha interesse podemos agendar uma sessão pelo skype ou presencial no Espaço GeroVida.
    Estamos à disposição,
    Equipe GeroVida.

  40. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    maio 3, 2016 @ 12:32

    Ol√° Ellis Regina!
    Agradecemos pelo seu coment√°rio.
    Ficamos felizes por contribuir.
    Estamos à disposição.
    Um forte abraço,
    Equipe GeroVida.

  41. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    maio 4, 2016 @ 10:53

    Ol√° Edgleuma!
    N√£o fazemos atendimentos pelo blog.
    Recomendamos que procure um profissional para avaliação e orientação presencial do caso.
    Estamos à disposição,
    Equipe GeroVida.

  42. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    maio 11, 2016 @ 11:32

    Ol√° Isabela!
    N√£o fazemos atendimentos pelo blog.
    Recomendamos que procure um profissional para avaliação e orientação presencial do caso.
    Estamos à disposição,
    Equipe GeroVida.

  43. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    maio 12, 2016 @ 9:42

    Olá Cléia!
    N√£o fazemos atendimentos pelo blog.
    Recomendamos que procure um profissional para avaliação e orientação presencial do caso.
    Estamos à disposição,
    Equipe GeroVida.

  44. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    maio 13, 2016 @ 13:18

    Ol√° Erica!
    N√£o fazemos atendimentos pelo blog.
    Recomendamos que procure um profissional para avaliação e orientação presencial do caso.
    Estamos à disposição,
    Equipe GeroVida.

  45. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    maio 16, 2016 @ 11:24

    Ol√° Simone!
    N√£o fazemos atendimentos pelo blog.
    O ideal seria procurar um profissional para receber as orienta√ß√Ķes pessoalmente.
    Caso tenha interesse podemos agendar uma sessão pelo skype ou presencial no Espaço GeroVida.
    Estamos à disposição,
    Equipe GeroVida

  46. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    maio 17, 2016 @ 9:14

    Ol√° Dagma!
    N√£o fazemos atendimentos pelo blog.
    O ideal seria procurar um profissional para receber as orienta√ß√Ķes pessoalmente.
    Caso tenha interesse podemos agendar uma sessão pelo skype ou presencial no Espaço GeroVida.
    Estamos à disposição,
    Equipe GeroVida.

  47. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    maio 18, 2016 @ 13:25

    Ol√° Ana!
    N√£o fazemos atendimentos pelo blog.
    O ideal seria procurar um profissional para receber as orienta√ß√Ķes pessoalmente.
    Caso tenha interesse podemos agendar uma sessão pelo skype ou presencial no Espaço GeroVida.
    Estamos à disposição,
    Equipe GeroVida.

  48. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    maio 23, 2016 @ 10:35

    Ol√° Douglas!
    N√£o fazemos atendimentos pelo blog.
    Recomendamos que procure um profissional para avaliação e orientação presencial do caso.
    Estamos à disposição,
    Equipe GeroVida.

  49. Sheilla Cavalcanti dá seu palpite,

    maio 29, 2016 @ 12:11

    No meu caso n√£o ajudou, pois meu marido colocou um hoje no pronto socorro e estar com dor e sangrando.

  50. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    junho 3, 2016 @ 13:07

    Ol√° Eliane!
    Agradecemos pelo seu coment√°rio.
    Ficamos felizes em contribuir.
    Estamos à disposição.
    Um forte abraço,
    Equipe GeroVida.

RSS Feed for comments on this post · TrackBack URI

Por favor, Deixe um comentário aqui !