Aumente a disposição para a prática de exercícios físicos com a alimentação

23/11/2010 - 13:56 Por:

Categoria(s): Dicas, Qualidade de Vida

Contribuição enviada por Daliane Batista Cardoso*
A alimenta√ß√£o equilibrada, contendo todos os nutrientes, √© fundamental para manter o corpo saud√°vel. Os alimentos se relacionam diretamente com a qualidade de vida dos indiv√≠duos, de forma a atuar, tamb√©m, na melhora do estresse, humor e na disposi√ß√£o f√≠sica. Diversos estudos demonstram cada vez mais os benef√≠cios que alguns nutrientes, presentes naturalmente nos alimentos, t√™m na melhora do bem-estar. Eles atuam no c√©rebro, estimulando a produ√ß√£o e libera√ß√£o de neurotransmissores ‚Äď subst√Ęncias que transportam os impulsos nervosos, proporcionando a comunica√ß√£o dos neur√īnios com as c√©lulas. Os principais neurotransmissores relacionados com o bem-estar s√£o: serotonina, noradrenalina e dopamina. Essas subst√Ęncias s√£o produzidas a partir de alimentos que apresentam: vitaminas C, B6, B12 e √°cido f√≥lico; minerais como zinco, sel√™nio e magn√©sio; amino√°cidos tirosina, triptofano e √īmega 3. Sabemos que a atividade f√≠sica √© capaz de melhorar a disposi√ß√£o. Por√©m, algumas vezes bate uma pregui√ßa para o exerc√≠cio. √Č hora de rever sua alimenta√ß√£o.
O amino√°cido triptofano participa da produ√ß√£o da serotonina e, por ser um constituinte das prote√≠nas, assim como todos os amino√°cidos, est√° presente, principalmente, em carnes magras, peixes, ovos, leite e derivados. A tirosina, outro amino√°cido, participa da s√≠ntese de noradrenalina e dopamina. √Č poss√≠vel encontrar essas subst√Ęncias tamb√©m na lentilha e no gr√£o de bico. O √īmega 3 √© uma gordura que n√£o pode ser produzida pelo nosso organismo, de forma que s√≥ conseguimos aproveitar seus benef√≠cios ingerindo alimentos como salm√£o, sardinha, atum, linha√ßa. Esse nutriente favorece a comunica√ß√£o entre os impulsos nervosos e a sensa√ß√£o de bem-estar. A vitamina C fornece ao c√©rebro os antioxidantes, os quais atuam contra os radicais livres. J√° que esse √≥rg√£o necessita de muito oxig√™nio para funcionar, a vitamina C diminui a forma√ß√£o dessas subst√Ęncias resultantes do processo de oxida√ß√£o que acontece com a entrada de oxig√™nio no c√©rebro. Essa vitamina √© encontrada em frutas c√≠tricas como laranja, mexerica, lim√£o, kiwi e morango, no tomate e no piment√£o vermelho. Os minerais (zinco, magn√©sio e sel√™nio) e as vitaminas do complexo B (B6, B12 e √°cido f√≥lico) est√£o envolvidos na transmiss√£o de impulsos nervosos, produ√ß√£o de energia e serotonina. S√£o encontrados em alimentos como: g√©rmen de trigo, am√™ndoa, castanha do Par√°, peixes, carne vermelha magra e cereais integrais. A Vitamina B12 s√≥ √© encontrada em produtos de origem animal como f√≠gado, carnes, ovos. Assim, os veganos precisam suplement√°-la.
Para garantir os benef√≠cios que esses nutrientes oferecem na modula√ß√£o do humor e no aumento da disposi√ß√£o, √© necess√°rio tamb√©m manter h√°bitos de vida saud√°veis. Isto porque, quando o corpo n√£o est√° saud√°vel, essas subst√Ęncias n√£o s√£o sintetizadas de forma adequada e de nada adiantar√° consumir os alimentos que favore√ßa a sua produ√ß√£o. Vale lembrar ainda que certos alimentos fazem o servi√ßo contr√°rio: roubam todo o pique. S√£o os que apresentam elevado teor de a√ß√ļcar, calorias, √°lcool, al√©m de corantes e aditivos prejudiciais e que n√£o contribuem com prote√≠nas, vitaminas e minerais. Fuja dos sucos em p√≥, alimentos ricos em glutamato monoss√≥dico (leia r√≥tulos), bebidas alco√≥licas em excessos, produtos com gordura trans (biscoitos recheados, bolos industrializados).
Fonte: O2 por Minuto
* Educadora física, colaboradora semanal com artigos na área, parceira da GeroVida

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2 Coment√°rios »

  1. M√°rvian Zill√° dá seu palpite,

    agosto 18, 2011 @ 17:20

    muito boa essa mat√©ria, ajudou a tirar minhas d√ļvidas, e enriquecer meu trabalho acad√™mico. parab√©ns pessoal!

  2. Wanda Patrocinio dá seu palpite,

    agosto 19, 2011 @ 15:28

    Boa tarde M√°rvian!

    Obrigada!
    Ficamos felizes em saber que nosso post te auxiliou.

    Abraço,
    Wanda.

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