Por que é tão difícil resistir a certos tipos de alimentos?

30/04/2013 - 11:40 Por:

Categoria(s): Dicas, Educação, Qualidade de Vida

Escape do círculo vicioso

saudavel

Contribuição enviada por Daliane Batista Cardoso*

РAprenda a identificar os alimentos que causam compulsão no seu caso. Há os mais comuns (café, chocolate e gordura), mas outros podem ser acrescentados à lista como o sal e o refrigerante. E preste atenção no tanto que está ingerindo, tentando diminuir um pouquinho por dia.

– Observe a situa√ß√£o. Sempre que sentir um desejo demasiado por determinado alimento, preste aten√ß√£o em como voc√™ est√° se sentindo: aborrecido, deprimido, ansioso. Nesses momentos √© comum sentir vontade de alimentos que trazem recorda√ß√Ķes boas, como da inf√Ęncia. Busque uma solu√ß√£o para sua situa√ß√£o mental que n√£o seja o alimento.

– Distraia-se. Quando sentir uma vontade louca por um alimento, tente fazer alguma atividade que mude o seu foco.

– Evite a fome oculta: ‚ÄúGaranta que est√° consumindo a quantidade certa das vitaminas e minerais importantes para a media√ß√£o dos neurotransmissores‚ÄĚ, diz a nutricionista Andr√©ia Naves, e enumera: complexo B (cereais integrais), vitamina C (laranja), triptofano e tirosina (banana), magn√©sio (folhas verdes-escuro) e sel√™nio (castanha do Brasil).

Chocolate: o carboidrato presente no chocolate aumenta a disponibilidade no c√©rebro do triptofano, que se transforma em serotonina, o neurotransmissor respons√°vel pelo bem-estar. ‚ÄúAl√©m disso, o chocolate cont√©m anandamida, outro componente que induz a sensa√ß√£o de calma e bem-estar‚ÄĚ, explica a endocrinologista Anete Abdo. ‚ÄúOs compostos ativos da maconha tamb√©m produzem excita√ß√£o imitando a anandamida. Mas a quantidade presente na droga √© muito maior do que aquela do chocolate‚ÄĚ, completa Anete. E n√£o se pode esquecer que o chocolate cont√©m cafe√≠na ‚ÄĒ cerca de 16 mg a 36 mg por barra de 50 g (contra 40 mg a 130 mg por x√≠cara de caf√©).

Caf√©: os mecanismos da depend√™ncia s√£o variados e nem todos bem explicados. Um deles √© que a cafe√≠na bloqueia a a√ß√£o da adenosina, subst√Ęncia calmante produzida pelo c√©rebro; e aumenta os n√≠veis de dopamina e noradrenalina, respons√°veis pelo bem-estar. Quando se suprime o cafezinho, a pessoa sente-se com pouca energia. Da√≠ a necessidade de tomar mais. Al√©m disso, a bebida √© vasoconstritora, o que ajuda a aliviar a dor de cabe√ßa provocada pela dilata√ß√£o dos vasos cranianos. Assim, a pessoa toma caf√© para livrar-se da cefaleia, e, assim que o efeito passa, a dor volta, obrigando a pessoa a beber mais. A cafe√≠na tamb√©m est√° presente em ch√°s e refrigerantes, embora em quantidade inferior, mas contribui para seu potencial ‚Äúviciante‚ÄĚ. Importante: para n√£o atrapalhar o sono, √© bom evitar a cafe√≠na depois das 16 h.

Carboidratos refinados: p√£es, massas e biscoitos feitos com farinha refinada ‚ÄĒ aquela branca ‚ÄĒ s√£o capazes de mudar a qu√≠mica cerebral, aumentando os n√≠veis de serotonina, o neurotransmissor que d√° a sensa√ß√£o de bem-estar.

A√ß√ļcar: ‚ÄúQuanto mais a√ß√ļcar ingerimos, mais insulina precisamos fabricar para metaboliz√°-lo. Quando os n√≠veis de insulina est√£o muito altos, o c√©rebro n√£o fica sabendo quanta gordura h√° estocada e manda sinais para o corpo ingerir mais alimentos. Em outras palavras, quanto mais doce comemos, mais temos vontade de comer‚ÄĚ, explica a endocrinologista Anete Hannud Abdo, do Programa de Atendimento ao Obeso (PRATO), do Hospital das Cl√≠nicas da Universidade de S√£o Paulo. O a√ß√ļcar age tamb√©m no c√©rebro, aumentando a libera√ß√£o de dopamina, respons√°vel pela sensa√ß√£o de prazer.

Gordura: o consumo por um tempo prolongado modifica o sistema de recompensa do cérebro e estimula a compulsão. No experimento realizado pelo Scripps Research Institute, quanto mais os ratos consumiam alimentos gordurosos, mais eles preferiam alimentos de pior qualidade nutricional.

Fonte: Uol.com.br

* Educadora física, parceira da GeroVida no envio de artigos para o blog.

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