Mantenha a vida saudável, com disposição e livre do estresse

4/09/2013 - 9:40 Por:

Categoria(s): Dicas, Qualidade de Vida

Os segredos das pessoas que nunca ficam doentes

 Contribuição enviada por Daliane Batista Cardoso*

vidasaudavelO jornalista e escritor americano Gene Stone teve a oportunidade de pesquisar e escrever sobre inúmeras formas de cultivar a boa saúde. E notou que em algumas populações as pessoas nunca ficavam doentes. Foi atrás dos porquês. Em suas andanças, percebeu que em cinco regiões os povos eram altamente saudáveis: a Barbagia, na Itália; Okinawa, no Japão; a comunidade dos Adventistas do Sétimo Dia, na Califórnia; a Península de Nicoya, na Costa Rica; e a ilha grega de Ikaria. Acabou reunindo 25 dessas histórias de indivíduos supersaudáveis no livro “Os Segredos das Pessoas que Nunca Ficam Doentes”, lançado pela Editora Lua de Papel. Alho, ioga, banhos frios pela manhã e canja de galinha são alguns dos hábitos adotados por pessoas que nunca ficam doentes.

Confira a seguir 10 dicas de como se manter com disposição, saudável e livre do estresse.

1 – Reduza as calorias de sua alimentação para equilibrar o peso e se manter longe de problemas como obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares. Estudo de Susan Roberts, professora da Escola Friedman de Ciência da Nutrição, da Universidade Tufts, nos EUA, sugere um corte de 25% do total diário de calorias. Ela acredita que isso pode ser feito a qualquer momento, desde que a pessoa se sinta confortável. Vale lembrar que o valor calórico deve ser menor, mas a dieta deve ser rica em nutrientes.

2 – Encare banhos frios para reforçar a imunidade, aumentar a circulação sanguínea, fortalecer a pele e revigorar o corpo. Em um estudo realizado em Praga, na República Tcheca, pesquisadores submeteram homens em boa forma física a mergulhos em água fria para observar a resposta imunológica deles. Com isso, os cientistas perceberam que houve aumento da contagem de células brancas, as responsáveis pelas defesas do organismo.

3 – Tenha pensamentos positivos para manter a boa saúde. A crença na conexão mente-corpo é tão antiga quanto a própria medicina ocidental. Já dizia Hipócrates: “A força natural de cura dentro de cada um de nós é a maior para que se consiga estar bem”.

4 – Corra para combater males cardíacos, diabetes, câncer. No segundo século d.C., o médico grego Galeno já dizia: “o corpo precisa de movimento – e não apenas aqueles típicos de uma rotina diária”. Os Centros de Controle de Doenças americanos recomendam que um adulto deve ter 75 minutos de vigorosa atividade aeróbica (como correr) por semana. Se quiser realizar essa tarefa em dois, três, quatro ou sete dias, isso é com você.

5 – Pratique ioga para reforçar o sistema imunológico e aliviar o estresse. O Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos considera a ioga uma forma de “medicina complementar e alternativa” e os médicos às vezes a recomendam como um agregado ao tratamento convencional para uma série de problemas crônicos, incluindo asma, dores nas costas e artrite.

6 – Tome canja de galinha para prevenir resfriados. Alguns pratos, por semana, seria um bom remédio. Prescrita para combater o mal-estar desde o antigo Egito, a canja ganhou até um estudo japonês, publicado no periódico Journal of Agricultural and Food Chemistry. Além de resfriado, a pesquisa apontou que a receita pode combater ainda a pressão arterial elevada.

7 – Tenha amigos para aumentar a imunidade e afastar doenças infecciosas. Pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon, de Pittsburgh, demonstraram que pessoas com forte apoio social têm sistemas imunológicos mais robustos e estão menos inclinadas a ter infecções. E um estudo australiano estimou que idosos com largo círculo de amigos estavam 22% menos propensos a morrer, durante o período de análise, do que aqueles com menos amigos.

8 – Consuma alho para combater resfriados, reduzir a pressão, os níveis de triglicérides e de colesterol. A Faculdade de Medicina Tagore, da Índia, realizou um estudo mostrando que pessoas submetidas a testes e que consumiram alho mostravam uma queda na pressão sanguínea em cerca de 10%. Outros estudos mostram que o tempero pode atuar como poderoso antioxidante e antibiótico.

9 – Faça musculação para reduzir o peso e a gordura corporal, além de manter músculos, ossos e articulações saudáveis. Estudos da Universidade do Estado da Geórgia incluem entre os benefícios a redução do risco de morte prematura, de doença cardíaca, de elevação de colesterol, de depressão e diabetes.

10 – Tire uma soneca após o almoço para combater o estresse. Segundo relatório da Universidade de Chicago, o sono protege ainda de resfriado a acúmulo de cálcio nas artérias do coração, o que poderia resultar em ataque cardíaco ou AVC.

Fonte: Portal IG

* Educadora física, parceira da GeroVida no envio de artigos para o blog.

 

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