Mantenha a vida saudável, com disposição e livre do estresse

4/09/2013 - 9:40 Por:

Categoria(s): Dicas, Qualidade de Vida

Os segredos das pessoas que nunca ficam doentes

 Contribuição enviada por Daliane Batista Cardoso*

vidasaudavelO jornalista e escritor americano Gene Stone teve a oportunidade de pesquisar e escrever sobre in√ļmeras formas de cultivar a boa sa√ļde. E notou que em algumas popula√ß√Ķes as pessoas nunca ficavam doentes. Foi atr√°s dos porqu√™s. Em suas andan√ßas, percebeu que em cinco regi√Ķes os povos eram altamente saud√°veis: a Barbagia, na It√°lia; Okinawa, no Jap√£o; a comunidade dos Adventistas do S√©timo Dia, na Calif√≥rnia; a Pen√≠nsula de Nicoya, na Costa Rica; e a ilha grega de Ikaria. Acabou reunindo 25 dessas hist√≥rias de indiv√≠duos supersaud√°veis no livro “Os Segredos das Pessoas que Nunca Ficam Doentes”, lan√ßado pela Editora Lua de Papel. Alho, ioga, banhos frios pela manh√£ e canja de galinha s√£o alguns dos h√°bitos adotados por pessoas que nunca ficam doentes.

Confira a seguir 10 dicas de como se manter com disposição, saudável e livre do estresse.

1 РReduza as calorias de sua alimentação para equilibrar o peso e se manter longe de problemas como obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares. Estudo de Susan Roberts, professora da Escola Friedman de Ciência da Nutrição, da Universidade Tufts, nos EUA, sugere um corte de 25% do total diário de calorias. Ela acredita que isso pode ser feito a qualquer momento, desde que a pessoa se sinta confortável. Vale lembrar que o valor calórico deve ser menor, mas a dieta deve ser rica em nutrientes.

2 – Encare banhos frios para refor√ßar a imunidade, aumentar a circula√ß√£o sangu√≠nea, fortalecer a pele e revigorar o corpo. Em um estudo realizado em Praga, na Rep√ļblica Tcheca, pesquisadores submeteram homens em boa forma f√≠sica a mergulhos em √°gua fria para observar a resposta imunol√≥gica deles. Com isso, os cientistas perceberam que houve aumento da contagem de c√©lulas brancas, as respons√°veis pelas defesas do organismo.

3 – Tenha pensamentos positivos para manter a boa sa√ļde. A cren√ßa na conex√£o mente-corpo √© t√£o antiga quanto a pr√≥pria medicina ocidental. J√° dizia Hip√≥crates: ‚ÄúA for√ßa natural de cura dentro de cada um de n√≥s √© a maior para que se consiga estar bem‚ÄĚ.

4 – Corra para combater males card√≠acos, diabetes, c√Ęncer. No segundo s√©culo d.C., o m√©dico grego Galeno j√° dizia: ‚Äúo corpo precisa de movimento ‚Äď e n√£o apenas aqueles t√≠picos de uma rotina di√°ria‚ÄĚ. Os Centros de Controle de Doen√ßas americanos recomendam que um adulto deve ter 75 minutos de vigorosa atividade aer√≥bica (como correr) por semana. Se quiser realizar essa tarefa em dois, tr√™s, quatro ou sete dias, isso √© com voc√™.

5 – Pratique ioga para refor√ßar o sistema imunol√≥gico e aliviar o estresse. O Instituto Nacional de Sa√ļde dos Estados Unidos considera a ioga uma forma de ‚Äúmedicina complementar e alternativa‚ÄĚ e os m√©dicos √†s vezes a recomendam como um agregado ao tratamento convencional para uma s√©rie de problemas cr√īnicos, incluindo asma, dores nas costas e artrite.

6 РTome canja de galinha para prevenir resfriados. Alguns pratos, por semana, seria um bom remédio. Prescrita para combater o mal-estar desde o antigo Egito, a canja ganhou até um estudo japonês, publicado no periódico Journal of Agricultural and Food Chemistry. Além de resfriado, a pesquisa apontou que a receita pode combater ainda a pressão arterial elevada.

7 – Tenha amigos para aumentar a imunidade e afastar doen√ßas infecciosas. Pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon, de Pittsburgh, demonstraram que pessoas com forte apoio social t√™m sistemas imunol√≥gicos mais robustos e est√£o menos inclinadas a ter infec√ß√Ķes. E um estudo australiano estimou que idosos com largo c√≠rculo de amigos estavam 22% menos propensos a morrer, durante o per√≠odo de an√°lise, do que aqueles com menos amigos.

8 – Consuma alho para combater resfriados, reduzir a press√£o, os n√≠veis de triglic√©rides e de colesterol. A Faculdade de Medicina Tagore, da √ćndia, realizou um estudo mostrando que pessoas submetidas a testes e que consumiram alho mostravam uma queda na press√£o sangu√≠nea em cerca de 10%. Outros estudos mostram que o tempero pode atuar como poderoso antioxidante e antibi√≥tico.

9 – Fa√ßa muscula√ß√£o para reduzir o peso e a gordura corporal, al√©m de manter m√ļsculos, ossos e articula√ß√Ķes saud√°veis. Estudos da Universidade do Estado da Ge√≥rgia incluem entre os benef√≠cios a redu√ß√£o do risco de morte prematura, de doen√ßa card√≠aca, de eleva√ß√£o de colesterol, de depress√£o e diabetes.

10 – Tire uma soneca ap√≥s o almo√ßo para combater o estresse. Segundo relat√≥rio da Universidade de Chicago, o sono protege ainda de resfriado a ac√ļmulo de c√°lcio nas art√©rias do cora√ß√£o, o que poderia resultar em ataque card√≠aco ou AVC.

Fonte: Portal IG

* Educadora física, parceira da GeroVida no envio de artigos para o blog.

 

Conheça o Facebook da GeroVida em https://www.facebook.com/GeroVida

Curta, compartilhe, comente!

Indique esse artigo Indique esse artigo

Tags: , , , ,

Veja Também:

Por favor, Deixe um comentário aqui !