Osteoporose

15/04/2014 - 11:45 Por:

Categoria(s): Doen√ßas e problemas de sa√ļde, Gerontologia

osteoporoseA osteoporose é uma doença caracterizada pela alteração da qualidade do osso e por sua baixa massa, podendo levar ao desenvolvimento de dor, de fraturas, de deformidades e de incapacidade física devido à resistência óssea.

Por ser uma doença assintomática, as pessoas tomam o conhecimento da doença quando ocorre uma fratura. Os locais de maior ocorrência são vértebras (tórax e lombar), punhos e região proximal do fêmur.

De origem multifatorial, a osteoporose √© uma altera√ß√£o cr√īnica e progressiva que afeta o esqueleto. Geralmente, a nutri√ß√£o inadequada, com defici√™ncia em c√°lcio e vitamina D, pode ocasionar a osteoporose.

A prevenção da osteoporose e a prevenção das fraturas quando a doença já está instalada são preditas por três fatores que devem ser realizados em conjunto: adequação nutricional; hábito de vida saudável, com exercício físico e evitar o álcool e o tabaco; e adequação do ambiente para evitar quedas.

Para realizar o diagnóstico utiliza-se a densitometria óssea que é um método não invasivo e de rápida execução, trata-se de um exame de grande exatidão e precisão. Mas não há diagnóstico clínico significativo para a osteoporose em fase inicial, porém exame físico e anamnese completos deverão ser realizados. Além disso, podem ser realizados exames laboratoriais, biomarcadores ósseos e radiografias convencionais para diagnosticar a osteoporose.

O tratamento da osteoporose é feito tanto com medidas preventivas para diminuir o risco de fraturas, como aumentar a massa óssea e controlar a doença. Para isso, há medicamentos específicos e recomenda-se a execução de atividades físicas de modo regular, podem ser realizados outras terapias e tratamentos que complementem e atuem no alívio das dores.

 Referência:

Silvia Regina Mendes Pereira e Laura Maria Carvalho de Mendon√ßa. Osteoporose e Osteomalacia. In: FREITAS, E. V. Tratado de Geriatria e Gerontologia, 3 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, cap.73, pp.839 ‚Äď 856, 2011.

 Por: Roberta dos Santos Tarallo.

Conheça o Facebook da GeroVida em https://www.facebook.com/GeroVida

Curta, compartilhe, comente!

Indique esse artigo Indique esse artigo

Tags: , , , , , , , , ,

Veja Também:

Por favor, Deixe um comentário aqui !