Programa de Educação para o Envelhecimento Saudável

10/11/2015 - 9:18 Por:

Categoria(s): Arte, Curiosidades, Cursos, Dicas, Doenças e problemas de saúde, Educação, Ervas Medicinais, Fita Funcional, Gerontologia, Jogos, Palestras, Poesia, Qualidade de Vida, Reflexão, Sem categoria, Sugestão de leituras, Terapias Complementares, Tratamento de Doenças

Programa de Educação: Envelhecimento Saudável para idosos moradores em comunidades.

Objetivos:

Primeiro-Encontro-ProgEduc

– Implementar um programa de educação popular em saúde para um envelhecimento saudável em duas comunidades na cidade de Campinas, com base na educação dialógica e popular;
– Possibilitar o uso dos conhecimentos adquiridos, habilidades e potenciais das comunidades de forma sustentável e resiliente, auxiliando na melhora da qualidade de vida dos idosos, beneficiando diretamente aproximadamente 30 pessoas e indiretamente uma média de 150 pessoas.

Encontros semanais de 2 horas e trinta minutos para discussão de temas de interesse dos participantes e vivências práticas de autocuidado.
Memória, distúrbios do sono, atividade física, alimentação saudável, saúde bucal, emoções e sentimentos na velhice, uso de medicamentos, instruções sobre saúde, imagem positiva do envelhecimento, violência e maus tratos a idosos e atividades terapêuticas (lian gong, consciência corporal, massagem, argila terapêutica).

Local e período de realização: O trabalho foi realizado em duas comunidades, no salão social da Paróquia São João Batista, vinculada à comunidade Orosimbo Maia; e em uma sala de aula da Igreja Cristo Redentor, vinculada à comunidade Parque da Figueira, município de Campinas, SP, no período de agosto a dezembro de 2009.

Localidades abrangidas: Campinas, região Sul, bairros Orosimbo Maia, Jd. Carlos Lourenço, Jd. Itaiu, Jd Nova York, Parque da Figueira e Nova Europa.

Para que o projeto tenha continuidade nestas e em outras localidades, a GeroVida está em busca de financiamento para poder colocá-lo em prática e beneficiar idosos moradores de comunidades.

Interessados em apoiar esta iniciativa entrar em contato por email:gerovida@gerovida.com.br

Indique esse artigo Indique esse artigo

Tags: , , , , , , ,

Veja Também:

Por favor, Deixe um comentário aqui !