Artes marciais para idosos

6/05/2016 - 11:34 Por:

Categoria(s): Gerontologia, Qualidade de Vida, Sem categoria

artesmarciaisidosoVeja indica√ß√Ķes, benef√≠cios e cuidados
Contribuição enviada por Daliane Batista Cardoso*

Com a idade, costumam chegar tamb√©m dores e problemas de sa√ļde. Muitas pessoas podem achar que esse √© um aviso para se movimentar o m√≠nimo poss√≠vel, para evitar o desconforto e as les√Ķes, mas o recomendado √© justamente o contr√°rio: evitar o sedentarismo. As artes marciais para idosos s√£o excelentes atividades para combater esse mal. Elas trazem uma s√©rie de benef√≠cios √†s pessoas da terceira idade, desde f√≠sicos a mentais.

Cuidados e recomenda√ß√Ķes
Estima-se que cerca de 10 milh√Ķes de pessoas em todo o Brasil sofram de osteoporose, uma condi√ß√£o que enfraquece os ossos da pessoa, tornando-os finos e fr√°geis. A ocorr√™ncia da osteoporose √© muito maior em idosos. Somando isso ao fato de que, em idade avan√ßada, o equil√≠brio e a for√ßa muscular da pessoa diminuem, a queda passa a ser um grande risco para quem chegou √† terceira idade. Uma pisada em falso em um degrau pode fazer o idoso cair e se machucar feio ‚Äď um acidente que, em um jovem, n√£o causa grandes consequ√™ncias. Por isso s√£o indicadas artes marciais para idosos, pois trabalham tanto conceitos de equil√≠brio quanto de condicionamento f√≠sico, essenciais para reduzir o risco de quedas. Mas seja qual for o exerc√≠cio, deve-se sempre tomar muito cuidado. Os idosos precisam ser orientados por profissionais que compreendam a sua condi√ß√£o, portanto o recomendado √© que as aulas sejam espec√≠ficas para pessoas da terceira idade, pois o ritmo √© completamente diferente. A prioridade deve ser por modalidades de baixo impacto, diminuindo assim a chance de acontecer alguma les√£o.

Pesquisa
Esses argumentos t√™m embasamento cient√≠fico. De acordo com uma pesquisa publicada no peri√≥dico BMC Research Notes, realizada por especialistas do hospital Sint Maartenskliniek, na Holanda, as artes marciais para idosos s√£o indicadas para prevenir, de fato, os riscos da osteoporose. De acordo com os estudiosos, esse tipo de exerc√≠cio ajuda a reduzir a for√ßa do impacto do quadril em caso de quedas. Isso porque, em muitas das modalidades de artes marciais, o praticante aprende a cair corretamente. Ou seja, na imin√™ncia de uma queda, a pessoa est√° preparada para rolar e proteger a cabe√ßa e outras partes do corpo, reduzindo o impacto e a chance de poss√≠veis les√Ķes.

Modalidades 
A principal arte marcial que trabalha essa ideia da queda ‚Äúcorreta‚ÄĚ √© o jud√ī. Ele busca o desenvolvimento da intelig√™ncia corporal, sendo √ļtil para o idoso tamb√©m por proporcionar a ele mais independ√™ncia na realiza√ß√£o de tarefas que antes eram muito custosas. Ainda s√£o fortalecidos os m√ļsculos e ossos do praticante. Al√©m do jud√ī, a principal das artes marciais para idosos √© o tai chi chuan. Essa modalidade foi eleita pela Harvard Medical School como a melhor para a terceira idade. Isso porque √© uma mistura de arte marcial com movimentos de medita√ß√£o. Dessa maneira, o tai chi chuan √© um exerc√≠cio de baixo impacto, no qual a pessoa trabalha o conhecimento corporal, flexibilidade e ainda o relaxamento. Os seus movimentos lentos trazem uma s√©rie de benef√≠cios tamb√©m para a mente, al√©m de reduzir dores da artrite, promover a sa√ļde do cora√ß√£o e reduzir a hipertens√£o.

Fonte: Site Vivo Mais Saud√°vel (28/07/2014)
* Educadora física, parceira da GeroVida no envio de artigos para o blog.

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