Artes marciais para idosos

6/05/2016 - 11:34 Por:

Categoria(s): Gerontologia, Qualidade de Vida, Sem categoria

artesmarciaisidosoVeja indicaçÔes, benefícios e cuidados
Contribuição enviada por Daliane Batista Cardoso*

Com a idade, costumam chegar tambĂ©m dores e problemas de saĂșde. Muitas pessoas podem achar que esse Ă© um aviso para se movimentar o mĂ­nimo possĂ­vel, para evitar o desconforto e as lesĂ”es, mas o recomendado Ă© justamente o contrĂĄrio: evitar o sedentarismo. As artes marciais para idosos sĂŁo excelentes atividades para combater esse mal. Elas trazem uma sĂ©rie de benefĂ­cios Ă s pessoas da terceira idade, desde fĂ­sicos a mentais.

Cuidados e recomendaçÔes
Estima-se que cerca de 10 milhĂ”es de pessoas em todo o Brasil sofram de osteoporose, uma condição que enfraquece os ossos da pessoa, tornando-os finos e frĂĄgeis. A ocorrĂȘncia da osteoporose Ă© muito maior em idosos. Somando isso ao fato de que, em idade avançada, o equilĂ­brio e a força muscular da pessoa diminuem, a queda passa a ser um grande risco para quem chegou Ă  terceira idade. Uma pisada em falso em um degrau pode fazer o idoso cair e se machucar feio – um acidente que, em um jovem, nĂŁo causa grandes consequĂȘncias. Por isso sĂŁo indicadas artes marciais para idosos, pois trabalham tanto conceitos de equilĂ­brio quanto de condicionamento fĂ­sico, essenciais para reduzir o risco de quedas. Mas seja qual for o exercĂ­cio, deve-se sempre tomar muito cuidado. Os idosos precisam ser orientados por profissionais que compreendam a sua condição, portanto o recomendado Ă© que as aulas sejam especĂ­ficas para pessoas da terceira idade, pois o ritmo Ă© completamente diferente. A prioridade deve ser por modalidades de baixo impacto, diminuindo assim a chance de acontecer alguma lesĂŁo.

Pesquisa
Esses argumentos tĂȘm embasamento cientĂ­fico. De acordo com uma pesquisa publicada no periĂłdico BMC Research Notes, realizada por especialistas do hospital Sint Maartenskliniek, na Holanda, as artes marciais para idosos sĂŁo indicadas para prevenir, de fato, os riscos da osteoporose. De acordo com os estudiosos, esse tipo de exercĂ­cio ajuda a reduzir a força do impacto do quadril em caso de quedas. Isso porque, em muitas das modalidades de artes marciais, o praticante aprende a cair corretamente. Ou seja, na iminĂȘncia de uma queda, a pessoa estĂĄ preparada para rolar e proteger a cabeça e outras partes do corpo, reduzindo o impacto e a chance de possĂ­veis lesĂ”es.

Modalidades 
A principal arte marcial que trabalha essa ideia da queda “correta” Ă© o judĂŽ. Ele busca o desenvolvimento da inteligĂȘncia corporal, sendo Ăștil para o idoso tambĂ©m por proporcionar a ele mais independĂȘncia na realização de tarefas que antes eram muito custosas. Ainda sĂŁo fortalecidos os mĂșsculos e ossos do praticante. AlĂ©m do judĂŽ, a principal das artes marciais para idosos Ă© o tai chi chuan. Essa modalidade foi eleita pela Harvard Medical School como a melhor para a terceira idade. Isso porque Ă© uma mistura de arte marcial com movimentos de meditação. Dessa maneira, o tai chi chuan Ă© um exercĂ­cio de baixo impacto, no qual a pessoa trabalha o conhecimento corporal, flexibilidade e ainda o relaxamento. Os seus movimentos lentos trazem uma sĂ©rie de benefĂ­cios tambĂ©m para a mente, alĂ©m de reduzir dores da artrite, promover a saĂșde do coração e reduzir a hipertensĂŁo.

Fonte: Site Vivo Mais SaudĂĄvel (28/07/2014)
* Educadora fĂ­sica, parceira da GeroVida no envio de artigos para o blog.

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