Corredor: cuidado com o coração

14/11/2016 - 9:52 Por:

Categoria(s): Qualidade de Vida

Contribuição enviada por Daliane Batista Cardoso*

atletascorredoresQuem j√° sofre ou apresenta probabilidades de sofrer com problemas cardiovasculares no futuro precisa estar mais atento aos cuidados com o cora√ß√£o na hora de come√ßar a correr. Nestes casos, fazer um check-up pr√©vio √© ainda mais fundamental. ‚ÄúPara realizar um esporte de alto rendimento, o paciente cardiopata tem que fazer uma detalhada avalia√ß√£o cardiol√≥gica baseada nos antecedentes, grau das doen√ßas e estado atual das mesmas‚ÄĚ, explica Nabil Ghorayeb, especialista em cardiologia e medicina do esporte e chefe do Instituto do Esporte Dante Pazzanese de Cardiologia.

Listamos algumas dicas para você evitar problemas no seu início na corrida caso esteja dentro do grupo de risco de doenças cardiovasculares.

Treinamento: ap√≥s receber a permiss√£o do cardiologista, o corredor precisa buscar orienta√ß√£o de um professor de educa√ß√£o f√≠sica para n√£o errar no ritmo que manter√° em seus treinos. ‚Äú√Č apenas com base nos resultados dos exames feitos que n√≥s vamos elaborar a planilha de treinamento do atleta‚ÄĚ, fala o treinador Rodrigo Lobo, da Lobo Assessoria Esportiva. ‚ÄúDe qualquer maneira, de forma geral, posso afirmar que os treinos ser√£o mais leves e o novo atleta ir√° trabalhar, tamb√©m, com caminhadas‚ÄĚ. No in√≠cio, o fator mais importante √© treinar em uma zona confort√°vel. Uma boa maneira de medir isso √© conseguir estabelecer frases completas enquanto se exercita.

Alimenta√ß√£o: alimentos com √Ēmega 3, como atum e salm√£o ou sementes, como nozes e chia, s√£o fundamentais para a prote√ß√£o circulat√≥ria do cora√ß√£o. Al√©m disso, √© importante ficar atento √† ingest√£o de pot√°ssio. ‚ÄúA press√£o sangu√≠nea fica naturalmente mais alta durante o exerc√≠cio e o pot√°ssio ajuda a mant√™-la sob controle, pois melhora a elasticidade dos vasos sangu√≠neos, al√©m de equilibrar a quantidade de s√≥dio‚ÄĚ, diz Andr√© Pellegrini, nutricionista formado pela USP e com especializa√ß√£o em nutri√ß√£o esportiva.

Previna-se: mesmo tendo libera√ß√£o m√©dica para treinar, ainda sim √© preciso ter cuidado com o cora√ß√£o. ‚ÄúAo sentir, durante ou ap√≥s a corrida, uma grande falta de ar, palpita√ß√£o, dor no peito ou nas costas e tonturas, pare de correr na hora e ligue para o seu cardiologista ou v√° direto para um pronto socorro, isso pode ser o come√ßo de um mal s√ļbito‚ÄĚ, alerta Nabil.

Fonte: Matéria publicada no site O2 Por Minuto.
* Educadora física, parceira da GeroVida no envio de artigos para o blog.

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