Está triste? Vai correr…

21/12/2016 - 9:00 Por:

Categoria(s): Dicas, Qualidade de Vida

Contribuição enviada por Daliane Batista Cardoso*

corridaemocEstudo avaliou 80 pessoas para testar como a prática de exercícios aeróbicos moderados afeta o modo como lidamos com emoções negativas. O resultado: vai correr para ser mais feliz!

Essa é para quem achava que a corrida não poderia ter mais nenhum benefício. Vai correr? Então saiba que a corrida faz bem para o corpo e para a mente, melhorando o humor e amenizando a tristeza e a depressão. É o que aponta um relatório recente publicado no Journal Cognition and Emotion: quem corre espanta os males da depressão e fica mais feliz.

Quem corre seus males espanta

As pessoas da pesquisa assistiram a uma cena triste do filme “O Campeão” (The Champ, 1979) e depois foram separadas em dois grupos: um deles fez meia hora corrida e a outra metade, de alongamento. Aqueles que correram reportaram sentimentos menos tristes após 30 minutos de exercícios em relação ao outro grupo. Conclusão? Quem vai correr é mais feliz e alivia a tristeza de forma muito mais rápida do que quem não praticou o exercício.

Suor que faz sorrir

Esse não é o único estudo que aponta os benefícios do exercício para o bem-estar psicológico. Segundo pesquisa de 2015 publicado no Journal Psychosomatic Medicine, quem correr (ou praticar outro esporte) sente mais as emoções positivas do que quem é sedentário.

O estado psicológico de 1000 participantes foi avaliado, analisando quantas vezes e qual a intensidade em que sentiram cerca de 10 emoções positivas específicas (dentre elas, “interessado”, “orgulhoso”, “entusiasmado”, “inspirado”). Todos eles tinham histórico de problemas de coração e foram examinados no início do estudo e depois de cinco anos, para efeitos de comparação.

Adivinha o que descobriram? Quem pratica esportes (vai correr, nadar ou pedalar), sente mais emoções positivas do que quem não é fisicamente ativo. Eles também dormiram melhor e eram menos propensos a fumar.

Corrida é bom para o corpo, para a mente e para mais bem-estar. Você duvida? Vai correr e conta pra gente o que sentiu depois!

Fonte: Matéria publicada no site O2 Por Minuto.

* Educadora física, parceira da GeroVida no envio de artigos para o blog.
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