Hidratação na prática de atividades físicas

24/02/2017 - 12:10 Por:

Categoria(s): Qualidade de Vida, Sem categoria

Contribuição enviada por Daliane Batista Cardoso*

Nosso corpo perde muita água e sais minerais quando realizamos atividades físicas. A intensidade dos exercícios, assim como, a temperatura ambiente determinam a quantidade de líquidos perdida. Essa perda ocorre principalmente através da transpiração.
A atividade f√≠sica √© fundamental para a manuten√ß√£o da sa√ļde e da qualidade de vida. E para uma boa performance durante os exerc√≠cios f√≠sicos √© necess√°rio fazer uma boa hidrata√ß√£o, al√©m √© claro, alimentar-se corretamente.
Seja no inverno ou ver√£o o nosso corpo precisa da mesma quantidade de √°gua por dia. E claro que nos dias quentes se sente uma necessidade maior de beber mais √°gua.
Todo mundo já sabe que precisa beber no mínimo 02 litros de água por dia, e que todo líquido perdido precisa ser reposto. Qualquer diferença entre essas quantidades pode acarretar desde cansaço, problemas intestinais até as dolorosas cãibras causadas pela desidratação.
A ingest√£o de l√≠quidos √© uma pr√°tica nutricional extremamente necess√°ria para quem pratica exerc√≠cios f√≠sicos e principalmente sob temperaturas mais quentes ou √ļmidas.
√Č comum perder de 5% a 8% do peso corporal em uma atividade f√≠sica mais pesada e ainda sob forte calor. Se essa perda n√£o for reposta pode acarretar danos √† sa√ļde resultando em dores de cabe√ßa, tonturas, desmaios, vis√£o escurecida entre outros.
Como exemplo, para se ter uma ideia, considerando uma pessoa de 70 kg uma perda de 5% equivale a 3,5 kg resultando numa queda de rendimento em torno de 25%.
Por isso, a hidratação é tão importante, seja para um esportista de final semana e principalmente para um atleta profissional.
Recomenda-se carregar junto com você durante as atividades físicas uma garrafinha de água. Afinal a sensação de sede é o primeiro sinal de que você está começando a desidratar.
Lembre-se sempre de consultar um profissional de educação física para praticar as atividades e exercícios de forma adequada.

Fonte: Site Sa√ļde e Esporte
* Educadora física, parceira da GeroVida no envio de artigos para o blog.

Conheça o Facebook da GeroVida em https://www.facebook.com/GeroVida
Curta, compartilhe, comente!

Indique esse artigo Indique esse artigo

Tags: , , , ,

Veja Também:

Por favor, Deixe um comentário aqui !