Roupas e calçados adequados para atividades físicas

30/03/2017 - 9:54 Por:

Categoria(s): Dicas, Qualidade de Vida

Contribuição enviada por Daliane Batista Cardoso*


Você se preocupa com roupas e calçados que vai usar na hora de praticar as atividades físicas? Ou simplesmente usa qualquer peça do seu guarda-roupa ou qualquer calçado que tem em casa e está tudo certo?
Parece bobagem, mas não é! Tão importante quanto praticar uma atividade física é estar adequadamente vestido para essa ocasião. Não é somente uma questão de estética e sim de um cuidado especial com o que você vai vestir e usar, permitindo assim mais conforto e segurança na hora de se exercitar.
Hoje em dia com objetivo de fugir de vez do sedentarismo e dos seus males causados √† sa√ļde, um n√ļmero cada vez maior de pessoas vem adotando um estilo de vida mais saud√°vel. Essa decis√£o de mudar e procurar um novo estilo de vida √© uma atitude ben√©fica para a sa√ļde. Sendo assim, que tal escolher corretamente roupas e cal√ßados para ficar bem vestido para esses momentos de alegria, descontra√ß√£o e mais sa√ļde proporcionados pela pr√°tica das atividades f√≠sicas?
Veja a seguir algumas dicas para ajudar na escolha de roupas e calçados para praticar exercícios físicos sem nenhum problema e ainda se divertirem, usufruindo de todos os benefícios do esporte preferido.
‚ÄĘ Cada modalidade esportiva tem suas particularidades e roupas e cal√ßados fazem parte delas. As roupas devem ser escolhidas em fun√ß√£o da temperatura e o tipo de atividade a ser praticada. Num clima mais quente, por exemplo, a op√ß√£o deve ser por roupas mais leves e claras, com o uso de √≥culos de sol e protetores solares.
‚ÄĘ As roupas em tecidos de algod√£o s√£o mais confort√°veis e macias, por√©m, os tecidos sint√©ticos, como os dry fit de poliamida, s√£o mais leves e absorvem melhor a umidade sem encharcar.
‚ÄĘ Sempre use roupas do tamanho certo, camisetas, shorts, bermudas e cal√ßas confeccionadas em tecidos que apenas moldam o corpo sem colar ou apertar, evitando aquelas que restrinjam os movimentos, e tamb√©m aquelas muito largas que ficam desconfort√°veis.
‚ÄĘ Outro item importante s√£o as meias para o esporte, que devem ser mais grossas para proteger melhor os p√©s, confeccionadas em tecido especial ou de algod√£o.
‚ÄĘ Para os ciclistas o uso de luvas, jaquetas imperme√°veis, √≥culos e capacetes s√£o indicados.
‚ÄĘ Na hora de comprar cal√ßados deixe para faz√™-lo ao final do dia quando os p√©s est√£o mais inchados. Os t√™nis para caminhadas s√£o mais r√≠gidos, j√° aqueles para quem gosta de correr s√£o mais flex√≠veis e com amortecedores para absorverem os impactos. Para quem gosta de pedalar a op√ß√£o deve ser por sapatilhas ou por um modelo de t√™nis com solado antiderrapante.
Os benef√≠cios para a sa√ļde, obtidos com a pr√°tica das atividades f√≠sicas s√£o v√°rios e ficam potencialmente melhores se aliados a uma alimenta√ß√£o balanceada, uma boa hidrata√ß√£o e um descanso reparador.
Ent√£o escolha roupas e cal√ßados adequados ao seu esporte preferido e bons exerc√≠cios para voc√™, com muita sa√ļde e qualidade de vida.
Fonte: Site Sa√ļde e Esporte
* Educadora física, parceira da GeroVida no envio de artigos para o blog.
Conheça o Facebook da GeroVida em https://www.facebook.com/GeroVida
Curta, compartilhe, comente!

Indique esse artigo Indique esse artigo

Tags: , , , ,

Veja Também:

Por favor, Deixe um comentário aqui !