Qualidade de Vida РExercício aeróbico

1/02/2018 - 9:51 Por:

Categoria(s): Dicas, Gerontologia, Qualidade de Vida

Estudo tenta mostrar como o exerc√≠cio aer√≥bico ajuda a ‚Äúlimpar a mente‚ÄĚ

Contribuição enviada por Daliane Batista Cardoso*

Uma boa corrida pode fazer voc√™ se sentir como uma pessoa totalmente nova. E, de certa forma, esse sentimento pode ser, literalmente, verdade. Pesquisas em neuroci√™ncia identificaram uma liga√ß√£o forte entre o exerc√≠cio aer√≥bico e a clareza cognitiva. Ou seja, a atividade f√≠sica nos ajuda a ‚Äúlimpar a mente‚ÄĚ. As informa√ß√Ķes s√£o do site ‚ÄúScience Of Us‚ÄĚ.

Recente estudo elaborado pelos pesquisadores da Universidade de Harvard, Emily E. Bernstein e Richard J. McNally, indicou que, após um treinamento, os corredores se sentiam mais vivos, ativos, capazes e tinham melhora da memória. O objetivo era entender o que o exercício físico realmente estava fazendo para ajudar a melhorar os problemas de humor ou ansiedade e também a regular a emoção.

Estudos anteriores apontavam que exerc√≠cios aer√≥bicos desencadeavam o nascimento de novos neur√īnios. Outras mudan√ßas atestavam que 30 a 40 minutos de atividade eram suficientes para aumentar o fluxo sangu√≠neo de uma √°rea do c√©rebro localizada atr√°s da nossa testa e que est√° associada a alguns atributos como a concentra√ß√£o, a gest√£o, o foco e o planejamento futuro.

Seguindo o papel do exerc√≠cio nessa parte do c√©rebro, os cientistas montaram um experimento cl√°ssico entre os estudos da emo√ß√£o com 80 pessoas. Todas foram convidadas a ver a cena final do filme ‚ÄúThe Champ‚ÄĚ (1979), que √© carregado de emo√ß√£o. Mas antes, metade da turma teve de correr por cerca de 30 minutos. Enquanto isso, os outros participantes apenas ficaram √† espera.

Depois que as pessoas entrevistadas assistiram ao filme, os cientistas conclu√≠ram que aqueles que correram mostraram-se emocionalmente mais fortes e n√£o cederam com tanta facilidade √†s imagens marcantes do filme. Isso evidenciou que os problemas que eles tinham ficaram menos presentes na mente depois de terem se exercitado. As emo√ß√Ķes estavam mais equilibradas.

Fonte: Matéria publicada no site do Globo Esporte.

* Educadora física, parceira da GeroVida no envio de artigos para o blog.

Conheça o Facebook da GeroVida em https://www.facebook.com/GeroVida

Curta, compartilhe, comente!

 

Indique esse artigo Indique esse artigo

Tags: , , ,

Veja Também:

Por favor, Deixe um comentário aqui !